quinta-feira, 17 de novembro de 2011

O PODER DA IGREJA Atos 1.8

O livro de Atos dos Apóstolos, que já foi chamado de Atos do Espírito Santo na vida dos Apóstolos, conta a história do Cristianismo em seus primórdios, em seu assentamento no mundo do primeiro século da era cristã, em sua inserção no mais durarouro de todos os impérios, o Império Romano.
 
Em Atos dos Apóstolos, Lucas seu autor, registra os primeiros passos da Igreja Cristã após o advento do Messias, sua vida, obra, morte e ressurreição. Lucas escreveu o Evangelho onde registrou a biografia de Jesus. Em Atos ele conta a história da Igreja de Jesus, a Igreja Cristã em seu início.
 
O versículo 8 do capítulo primeiro é o versículo chave do livro de Atos dos Apóstolos. Em torno dele podemos fazer orbitar todo o livro de Atos. Tudo o que acontece com a Igreja, na perspectiva Lucana de Atos, encontra explicação neste versículo. Esse versículo nos ensina implicitamente que o que difere a Igreja de todas as demais organizações, o que a distingue de todas as demais sociedades, é o extraordinário fato de que nela habita o Espírito Santo do Eterno Deus. "A Igreja não depende e nem prescinde de mentes brilhantes, mas sim de corações onde o Espírito Santo habita, cujo poder é manifesto trazendo luz à vida e ao santuário".
 
Entendemos que uma boa forma de governo, a mais bíblica possível, uma boa administração e organização, uma carta confessional bíblica e coerente e ainda bons recursos financeiros são importantes, mas o poder da Igreja não reside nessas coisas, e sim na habitação do Espírito Santo de Deus em cada vida.
 
Na mais eclesiológica de todas as suas cartas, a epístola aos Efésios, Paulo registrou: “...não se embriaguem com o vinho, que leva à libertinagem, mas deixem-se encher pelo Espírito”. (Efésios 5.18) Uma pessoa cheia do vinho, ébria, perde a noção, o equilíbrio. Por outro lado, em contraposição, uma pessoa cheia do Espírito Santo é sóbria, equilibrada, tem noção de tudo e de todos ao seu redor. E quanto mais pleno do Espírito Santo, mais sóbria, mais equilibrada e mais cônscia é uma pessoa.
 
A palavra poder aqui em Atos 1.8 é o termo grego “dínamos”, de onde vem nossa palavra dinamite. Jesus está dizendo aos seus discípulos aqui: “...mas recebereis dínamos, (poder) quando o Espírito Santo descer sobre vós....”. Deduzimos, logicamente, que se o Espírito Santo não descesse sobre aqueles discípulos, eles não teriam poder. O poder só seria concedido a eles quando eles recebessem o Espírito Santo. Portanto, o Espírito Santo é que concede luz, vida e poder à Igreja. O poder da Igreja não reside em sua refinada administração e nem em sua atualizada forma de governo. Outras organizações também são bem administradas e geridas. A Igreja Primitiva não tinha forma e nem governo definido o que foi acontecendo algum tempo depois.
 
O poder da Igreja não reside em sua carta de intenções, em sua carta confessional, em seu escopo doutrinário. Outras organizações também possuem suas diretrizes básicas, sua constituição, seus estatutos e regimentos internos, regras e normas de comportamento.A Igreja Primitiva vivia dos ensinamentos dos apóstolos. Não havia, por assim dizer, uma Teologia Sistematizada e nem um compêndio confessional.
 
O poder da Igreja não reside na somatória de mentes brilhantes do ponto de vista intelectual, nem em sua boa situação financeira. Há organizações que primam por ter em seus limites as mentes mais treinadas e brilhantes. Há outras que reúnem pessoas de alto quilate econômico.
 
Cada discípulo verdadeiro de Jesus, possui esse poder e esse poder o possui. E isso é assim para que sejamos testemunhas fiéis de Jesus e não de nós mesmos ou de qualquer instituição. Pense a respeito disso. Como disse alguém: “Viva o evangelho e, se for necessário, fale a respeito do evangelho”. Sim, se preciso for, fale, testemunhe porque você pode e tem poder para fazer isso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJA BEM-VINDO E BOA LEITURA!

Fico feliz em que você visite o Blog Conteúdo. Faço parte dessa comunidade de gente que gosta de escrever e expor o que escreve sem nenhum receio de ser lido e contestado. Fique a vontade nessa minha sala de leitura. Espero, sinceramente, que meus escritos ajudem você de alguma maneira, mas principalmente do ponto de vista espiritual. Se você quiser me ajudar ore por mim e peça a Deus que me mantenha firme na fé cristã. Se você não é um cristão como eu, eu gostaria de conhecer você e falar para você sobre minha fé. É só ir na seção dos comentários e fazer contato.

Um abraço.


FAMÍLIA.....

FAMÍLIA.....
O MAIOR PATRIMÔNIO DE UM HOMEM É SUA FAMÍLIA

FILHOS

FILHOS
QUERIDOS