sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

JUVENTUDE TRANSVIADA?



Confesso que perdi definitivamente o sono. Não me sai da mente alguns rostos de jovens que partiram para a eternidade de uma forma tão triste e apavorante. São rostos de gente linda, com um sorriso estampado na face, com o brilho da adolescência, com o fulgor de um tempo que parou....com corações cheios de sonhos e esperanças. É como um filme que é interrompido quando o enredo começa a fazer sentido, como um livro que perdemos exatamente no momento em que estávamos gostando da leitura.

Eu tento, simpática e empaticamente, me colocar no lugar dos pais, avós, irmãos, namorados e namoradas, amigos mais chegados daqueles que tentaram sair mais rápido do que entraram naquela boate Kiss.

Ao ver a fotografia de gente que mal chegou aos vinte anos de idade eu penso o quão frustrante é partir quando a vida vai apenas começar. Apavoro-me em pensar que aquelas pessoas provavelmente estivessem mais seguras em suas camas, dormindo e recuperando a energia para viver mais um domingo ao lado da família, mas perderam sua preciosa vida de forma tão estúpida.

Vi nas fotografias o rosto de gente jovem cuja história foi interrompida de forma tão banal e sem sentido. Vi nas fotografias rostos de gente jovem e cheia de vida. Vida que se foi, mas cujo sorriso não me sai da cabeça.

Ontem (dia 31.01.2013) fui surpreendido com a notícia que transcrevo abaixo. 

"A Polícia Civil investiga a morte de um jovem que caiu do 13º andar do prédio onde morava na Rua da Consolação, no Centro de São Paulo, na noite desta quarta-feira (30). O estudante cursava o 3º ano de psicologia na Universidade Presbiteriana Mackenzie.
De acordo com amigos da vítima, pouco tempo antes do incidente, o jovem estava em uma festa realizada em rua da região com calouros da universidade.
A síndica do edifício disse aos policias que cruzou com o estudante nos corredores do prédio, e que ele corria sem roupas no local. Os amigos que moravam com o universitário e a síndica foram levados à delegacia para prestar depoimentos.
O caso foi registrado no 78º Distrito Policial, nos Jardins, como suicídio e será investigado pelo 4º DP, da Consolação". Extraído da Internet em Globo.com. 

Penso, ao ver a juventude de nossos dias, e diante desses episódios tão terríveis,  no que disse o escritor sagrado em Eclesiastes 11.9 – 12.1, 6....”Alegra-te, jovem, na tua juventude, e recreie-se o teu coração nos dias da tua mocidade; anda pelos caminhos que satisfazem ao teu coração e agradam aos teus olhos; sabe porém que de todas estas coisas Deus te pedirá contas. Afasta, pois, do teu coração o desgosto e remove da tua carne a dor, porque a juventude e a primavera da vida são vaidade. Lembra-te do teu criador nos dias da tua mocidade, antes que venham os maus dias, e cheguem os anos dos quais dirás: - Não tenho neles prazer.....antes que se rompa o fio de prata, e se despedace o copo de ouro, e se quebre o cântaro junto à fonte, e se desfaça a roda junto ao poço, e o pó volte à terra, como o era, e o espírito volte a Deus, que o deu. Vaidade de vaidades, diz o pregador, tudo é vaidade”.

Ao ver as fotos daqueles jovens mortos na boate Kiss (definida como "inferninho" pelo pai de uma das vítimas e vereador da cidade) eu pensei no tempo em que meus filhos pequenos vinham deitar, de madrugada, entre eu e minha esposa. Prazer para eles, e para nós. Hoje às vezes, já grandões, eles gostam de deitar ao nosso lado, mesmo que não caibamos na mesma cama. O tempo passou, mas o prazer de nossa companhia e a aparente segurança continuam presentes em seus corações.

Coloco-me a pensar que aqueles jovens de Santa Maria teriam vencido o tempo e acordado na manhã daquele domingo em maior segurança, se estivessem, como crianças, em casa, no quarto ao lado do quarto de seus pais, ainda que fosse, em uma aparente e maior segurança.

Penso em como fui uma pessoa privilegiada em aprender com meus pais que a noite foi feita para dormir e recuperar as energias. Penso em como fui uma pessoa privilegiada em aprender com meus pais que o domingo é o Dia do Senhor e que nele todas as minhas energias devem ser convergidas para santificar esse dia e consagrá-lo totalmente a Ele, o doador, mantenedor e sustentador de nossas vidas. Penso em como é reconfortante estar em casa, ao lado daqueles a quem amamos porque se dali partirmos para a eternidade teremos, pelo menos, embarcado no mesmo porto onde aportamos exatamente quando nascemos. Mas isso é o que eu penso e é por isso que eu perdi o sono...mas não perdi a esperança, tão pouco a fé......

A família brasileira precisa fazer uma profunda e séria reflexão. Não é de bom tom que deixemos nossos adolescentes entregues à sua própria sorte. Sinceramente, eles não têm, a despeito de receberem uma quantidade muito maior de informação e em uma velocidade muito mais rápida do que a minha geração recebia, condições emocionais e psicológicas de tomarem algumas decisões. Nossos jovens precisam de encaminhamento, informação, e de lares onde os princípios bíblicos sejam observados com critério. 

A quantidade de jovens adolescentes que engravida fora do compromisso vitalício do matrimônio é estonteante. Vejam a resposta que a Dra. Adriana Lippi Waissman, médica obstetra do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo, especialista em gravidez na adolescência deu ao médico cancerolosgista Dr. Drauzio Varela em uma entrevista sobre a gravidez no contingente de adolescentes: 

"Drauzio: Você concorda com a visão de que está havendo uma epidemia de gravidezes na adolescência? 
Adriana Lippi Waissman – Sim, concordo. Sabemos que no Brasil o número de partos em adolescentes abaixo dos 20 anos gira em torno de 700.000 por ano o que representa uma parcela significativa da população nessa faixa de idade".  (http://drauziovarella.com.br/biografia/)

Veja o que encontrei na Internet sobre o uso do álcool pelos nossos adolescentes: 

Os adolescentes estão cansados de ouvir ou ler esta tarja preta e séria que aparece minúscula nas propagandas de bebidas alcoólicas. Infelizmente, poucos levam a recomendação a sério. Resultado: 78% dos jovens brasileiros bebem regularmente e 19% deles já são dependentes do álcool. 

O último Levantamento Nacional sobre o Uso de Drogas, realizado pelo Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas (Cebrid) e pela Secretaria Nacional Antidrogas (Senad), revela que o consumo de álcool por adolescentes de 12 a 17 anos já atinge 54% dos entrevistados e desses, 7% já apresentam dependência. O estudo foi realizado em 2004 e mostrou que entre jovens de 18 a 24 anos, 78% já fizeram uso da substância e 19% deles são dependentes. Para se ter uma idéia de como o consumo de bebidas alcoólicas na adolescência aumentou, no levantamento anterior, realizado em 2001, apenas 5% dos adolescentes pesquisados preenchi am os critérios para dependência do álcool. Segundo recente estudo divulgado pela Organização das Nações Unidas (ONU), em comparação com os países da América Latina, o Brasil aparece em terceiro lugar no consumo de álcool entre os adolescentes. A pesquisa foi feita com estudantes do ensino médio e incluiu 347.771 meninos e meninas, de 14 a 17 anos, do Brasil, da Argentina, da Bolívia, do Chile, do Equador, do Peru, do Uruguai, da Colômbia e do Paraguai. Entre os brasileiros, 48% admitiu consumir álcool. 
http://revistavivasaude.uol.com.br/saude-nutricao/40/artigo42605-1.asp

Perdi o sono, confesso! E você? 

Vale a pena, principalmente nos lares cristãos, reler e refletir sobre o que Deus diz ao inspirado apóstolo Pedro quando esse escreveu: "Rogo igualmente aos jovens: sede submissos aos que são mais velhos; outrossim, no trato de uns para com os outros, cingi-vos de toda humildade, porque Deus resiste aos soberbos, contudo, aos humildes Ele concede a sua graça. Humilhai-vos, portanto, sob a poderosa mão de Deus, para que Ele, em tempo oportuno, vos exalte, lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós. Sede sóbrios e vigilantes. O diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar; resisti-lhe firmes na fé, certos de que sofrimentos iguais aos vossos estão se cumprindo na vossa irmandade espalhada pelo mundo. Ora, o Deus de toda graça, que em Cristo vos chamou à sua eterna glória, depois de terdes sofrido por um pouco, ele mesmo vos há de aperfeiçoar, firmar, fortificar e fundamentar. A Ele seja o domínio, pelos séculos dos séculos. Amém!"  (I Pedro 5.5-11)

Nossa juventude transviada precisa urgentemente voltar ao caminho da sobriedade e esse caminho é Jesus. Jesus, no dizer do compositor sacro, é a alegria dos homens. O cântico Satisfação é Ter a Cristo é um extraordinária resposta ao Satisfaction dos Rolling Stones onde na última parte da música lemos, traduzido para o nosso idioma: 

Eu não consigo ter safisfação
Nenhuma satisfação, nenhuma satisfação, nenhuma safistação
Eu não consigo


Oremos: Ó Deus, aviva tua obra no decorrer dos anos. Desperta os cristãos que dormem enquanto a embarcação da vida corre o risco de naufragar. Dá que coloquemos nossos joelhos no chão e recebamos, com corações humilhados, o vento do teu Espírito e que nossas velas estejam içadas e assim possamos navegar e singrar os mares sob teus cuidados e segurança. Salve, em Cristo, nossa juventude dando-lhes a salvação em Teu Filho Jesus. Em nome dele: Amem!





2 comentários:

  1. Ah Pastor,
    Como vc. deu voz aos meus pensamentos ao escrever sobre nossos jovens e como me assusta a responsabilidade que os pais cristãos se recusam a assumir seja levando seus filhos desde cedo à igreja, seja dando-lhes o exemplo pois sabemos que somos modelos para nossos filhos. Disse a uma aluna minha de Escola Dominical que ela tinha responsabilidade sobre a formação dos filhos pequenos e ela me pareceu até ofendida ao dizer que ela tenta lhes dar o que ela nunca teve. Ah essa armadilha de Satanás que nos enche de culpa quando não satisfazemos as vontades de nossas crianças. Essa falta de limites tão necessários são o que de pior podemos dar a nossos filhos em nome do amor.

    ResponderExcluir
  2. Olá pastor,
    Visitei sua igreja na cantata natalina. Sou cristã, e jovem também... É realmente difícil se manter em pé enquanto seus "amigos" fazem coisas realmente atrativas mas que sabemos que nao convém. Até mesmo amigos cristaos vao na onda dos outros e acabam por quebrar a cara, e eu nao sei como posso aconselhá-los além de orar.

    ResponderExcluir

SEJA BEM-VINDO E BOA LEITURA!

Fico feliz em que você visite o Blog Conteúdo. Faço parte dessa comunidade de gente que gosta de escrever e expor o que escreve sem nenhum receio de ser lido e contestado. Fique a vontade nessa minha sala de leitura. Espero, sinceramente, que meus escritos ajudem você de alguma maneira, mas principalmente do ponto de vista espiritual. Se você quiser me ajudar ore por mim e peça a Deus que me mantenha firme na fé cristã. Se você não é um cristão como eu, eu gostaria de conhecer você e falar para você sobre minha fé. É só ir na seção dos comentários e fazer contato.

Um abraço.


FAMÍLIA.....

FAMÍLIA.....
O MAIOR PATRIMÔNIO DE UM HOMEM É SUA FAMÍLIA

FILHOS

FILHOS
QUERIDOS