sexta-feira, 31 de maio de 2013

JUSTAMENTE MISERICORDIOSO


“Em Cristo podemos ver a justiça e a misericórdia de Deus em um santo e aparente paradoxo”. Maurão

As testemunhas de Jeová dizem que nós os cristãos erramos quando dizemos que Jesus foi morto em uma cruz. Dizem que Jesus foi morto em uma estaca. Já lançaram isso em meu rosto um cem número de vezes. Uso o mesmo argumento que me ocorreu na primeira vez em que me disseram isso. Eu digo a eles: - Não importa a forma como Cristo morreu, ou seja, se foi em uma cruz como nós dizemos ou se foi em uma estaca como dizem vocês. A questão não é como Jesus morreu, mas porque Jesus morreu. E a partir daí eu lhes falo de duas coisas que se encontram na cruz: Justiça e Misericórdia. E me parece de forma muita clara que eles não entendem nada a respeito de Justiça e de Misericórdia. Então explico a eles.

Para a questão do pecado humano, era necessário que Deus manifestasse sua justiça. Ora Ele mesmo disse aos nossos pais, Adão e Eva, que se comessem do fruto proibido, eles morreriam. Deus não é homem para mentir e nem filho de homem para se arrepender. Tendo desobedecido, nossos pais, e todos os seus descendentes, receberam a pena da morte física, espiritual (foram alijados da comunhão com Deus) e eterna (uma existência sem a manifestação de Deus em um lugar chamado inferno). O Deus soberano havia criado um Jardim para nossos primeiros pais, um lugar de paz, harmonia e onde Ele tinha comunhão com eles. Tudo isso foi lançado por terra por conta do egoísmo. Nossos pais foram expulsos do paraíso. Que tragédia! Mas em maio ao caos Deus apontou o caminho da misericórdia. Ao dirigir-se à serpente ele disse: “Porei inimizade entre você e a mulher, entre a sua descendência e a descendência dela; este lhe ferirá a cabeça e tu lhe ferirás o calcanhar”. (Genesias 3.15) Aqui temos o anúncio da misericórdia de Deus, ou seja, a semente da mulher iria pisar na cabeça da serpente. Algo seria feito contra satanás e contra a morte que ele patrocinou ao tentar nossos primeiros pais.

O sepulcro vazio foi o golpe definitivo contra a morte. No momento em que a semente da mulher, Cristo Jesus, ressuscita dentre os mortos, a morte foi vencida (I Cor. 15.54-58). Justiça feita. Paulo escreveu “...o salário do pecado é a morte...” (Rom. 6.23). Jesus pagou esse preço.

Naquela cruenta cruz encontramos a justiça e a misericórdia de Deus. Sim, porque naquela cruz Deus aplicou em Seu Filho a justiça que deveria cair sobre nós. Aquela cruz não era dele e nem para ele. Era minha e tua. Mas Deus o Pai, por amor a nós, colocou-O ali, em nosso lugar. Ali a Justiça e a Misericórdia se encontraram de forma notável.

O evangelho é incomparável porque faz jungir Justiça e Misericórdia em um momento histórico sem igual. Toda a criação contemplou o enigma da cruz porque lá, Deus, justo juiz, manifestou sua justiça, mas demonstrou o amor que vai além de nossa compreensão agindo misericordiosamente em prol dos seus eleitos, aqueles a quem Ele escolheu antes da fundação do mundo.

Olhando para o enigma da cruz posso compreender o que disse Tiago ao escrever..."Falem e ajam como quem vai ser julgado pela lei da liberdade; porque será exercido juízo sem misericórdia sobre quem não foi misericordioso. A misericórdia triunfa sobre o juízo!”. (NVI Tiago 2.12-23)

Sejamos justamente misericordiosos! É assim que nosso Deus é!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJA BEM-VINDO E BOA LEITURA!

Fico feliz em que você visite o Blog Conteúdo. Faço parte dessa comunidade de gente que gosta de escrever e expor o que escreve sem nenhum receio de ser lido e contestado. Fique a vontade nessa minha sala de leitura. Espero, sinceramente, que meus escritos ajudem você de alguma maneira, mas principalmente do ponto de vista espiritual. Se você quiser me ajudar ore por mim e peça a Deus que me mantenha firme na fé cristã. Se você não é um cristão como eu, eu gostaria de conhecer você e falar para você sobre minha fé. É só ir na seção dos comentários e fazer contato.

Um abraço.


FAMÍLIA.....

FAMÍLIA.....
O MAIOR PATRIMÔNIO DE UM HOMEM É SUA FAMÍLIA

FILHOS

FILHOS
QUERIDOS