domingo, 19 de janeiro de 2014

HUMILDADE


               
  Jesus disse: “Bem-aventurados os humildes porque deles é o reino dos céus”. 
(Mateus 5.3)

            Temos que convir que ser humilde é uma tarefa enormemente difícil. Ser humilde é algo que contraria nossa natureza. Paulo, falando sobre os aspectos práticos da vida cristã, escreveu: “Porque, pela graça que me foi dada, digo a cada um dentre vós que não pense de si mesmo além do que convém; antes, pense com moderação, segundo a medida da fé que Deus repartiu a cada um”. (Romanos 12.3)

               Eu confesso que luto para ser humilde e quando eu consigo algum progresso já me torno orgulhoso por isso. É comum ouvirmos alguns dizerem: - Eu sou uma pessoa humilde. Bem, particularmente penso que uma pessoa humilde não precisa dizer que é humilde. Suas atitudes, a forma como vive, como trata as demais pessoas ao seu redor, demonstram se ela é mesmo humilde.

               É comum confundirmos humildade com simplicidade, carência financeira, intelectual. É comum ouvirmos dizer: - Fulano (ou fulana) é tão humilde. Você viu em que casa ele (ela) mora? - Beltrano é humilde; não sabe nem ler. Ainda que possamos utilizar o termo humildade para se referir a pessoas assim, não é esse tipo de humildade a que Jesus se refere. Conheço gente muito pobre, orgulhosa e por outro lado conheço gente rica, humilde.

               A questão toda é que a humildade é aquela virtude que possui uma pessoa que de verdade reconhece que tudo o que é e que tudo o que tem é pura e simplesmente fruto da graça e misericórdia tão notáveis nos atos da Providência Divina. Aliás, uma pessoa verdadeiramente humilde, nunca se deixa seduzir pela inveja. Uma pessoa realmente humilde é aquela que se notabiliza por possuir um coração encharcado de terna gratidão, primeiramente a Deus e depois aos seus semelhantes. Uma pessoa humilde é aquela que anda com os olhos fitos naquele que é o maior exemplo de humildade – Jesus. (Mateus 11.28-30 – Fil. 2.5-11) Olhar para Jesus como mestre é o primeiro passo a caminho da humildade. Olhar nosso próximo nos faz arrogantes. Quando olhamos para Jesus, nos humilhamos em ver que aquele que tudo possuía, abriu mão de tudo, ainda que temporariamente, para agradar o coração do seu pai. O orgulhoso olha para fora, com altivez, mas a pessoa humilde tem os olhos voltados para dentro de si. A pessoa orgulhosa se deixa seduzir pelos elogios, mas o humilde tem os pés no chão e não se ilude.  A pessoa orgulhosa gosta de ser servida, de ser vista e reverenciada, mas o humilde serve e se notabiliza por respeitar e considerar até os que lhe são inferiores econômica/social ou intelectualmente. A pessoa humilde nunca faz um bem esperando receber algo em troca. Ela simplesmente faz o bem porque isso lhe é prazeroso e natural.

               Temos que confessar: somos seres em constante reconstrução. Quiçá, Deus em sua abundante graça, nos abençoe assentando esse fundamento do caráter cristão; a humildade. Então não teremos do que nos orgulhar.  Então saberemos melhor quando ouvir ou falar, dar ou receber, sair ou entrar, perder ou vencer, viver e morrer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJA BEM-VINDO E BOA LEITURA!

Fico feliz em que você visite o Blog Conteúdo. Faço parte dessa comunidade de gente que gosta de escrever e expor o que escreve sem nenhum receio de ser lido e contestado. Fique a vontade nessa minha sala de leitura. Espero, sinceramente, que meus escritos ajudem você de alguma maneira, mas principalmente do ponto de vista espiritual. Se você quiser me ajudar ore por mim e peça a Deus que me mantenha firme na fé cristã. Se você não é um cristão como eu, eu gostaria de conhecer você e falar para você sobre minha fé. É só ir na seção dos comentários e fazer contato.

Um abraço.


FAMÍLIA.....

FAMÍLIA.....
O MAIOR PATRIMÔNIO DE UM HOMEM É SUA FAMÍLIA

FILHOS

FILHOS
QUERIDOS