quinta-feira, 10 de abril de 2014

O CORAÇÃO TEM SEU PONTO DE VISTA

“Silvio Santos”, que não é Silvio e muito menos Santos, corintiano confesso, gravou uma marchinha de carnaval que lhe rendeu mais popularidade e dinheiro. A letra tinha um refrão que dizia: “Doutor, eu não me engano, meu coração é corintiano”. Isso porque o corintiano leva a fama de sofrer por seu time de coração.
             
O coração é assim; ele é determinante para nossa interpretação do mundo ao nosso redor. Se amamos uma pessoa, os defeitos dessa pessoa são sempre atenuados e, em alguns casos, tidos como virtudes, mas se não a amamos até as virtudes se tornam defeitos. Se amamos de verdade, alguém, sempre iremos duvidar quando alguém nos disser algo de indigno a respeito dela, porém, se não a amarmos teremos uma enorme facilidade até em dizer: - Eu imaginava que fosse assim.

               Nesses dias que passaram perdi um pastor amigo, Paulo França, vitimado por um infarte fulminante. No outro dia morreu José Wilker, ator cearence do circo global vitimado, igualmente, por uma parada cardíaca. Nos assustamos com esse tipo de morte. Por que será que o coração deles parou de funcionar assim? O primeiro só tinha 53 anos e o segundo apenas 66. O coração está programado para bater mais e nos fazer viver mais. A ciência diagnóstica tem prolongado a vida das pessoas, à medida que profilaticamente trata de enfermidades que podem progredir para a letalidade que seria inevitável se não fosse tratada a priori. Temos que cuidar do coração, diminuir o colesterol, o triglicérides e outros males. Queremos viver mais do que 70 anos, apesar da Bíblia dizer que depois disso o que vem é canseira e enfado (Salmo 90.10). Alguém já disse, em tom de bom humor: - “Se a morte descansa, prefiro viver cansado”. Estou dentre os que pensam assim.

               Entretanto, há um cuidado que devemos ter com nosso coração que não tem relação direta com enfarte. A preocupação é com o coração espiritualmente falando. Se, espiritualmente falando, o coração for ruim, então tudo o mais estará se deteriorando. Se o coração é ruim, não adianta disfarçar, mais cedo ou mais tarde ele vai sair por tua boca, naquilo que tu falas, pelos olhos, na forma altiva e indolente com que você olha. C. H. Parkhurst disse: “O coração tem olhos que o cérebro desconhece”. Precisamos permitir que nosso coração seja conquistado por Jesus porque “é no coração que se faz o caráter”. (Eça de Queirós). Agostinho orou: “Senhor, deixa que o resplendor de tua luz ilumine os recônditos do meu coração”.        
       
        Conta-se que durante a última grande guerra mundial, havia em nosso país racionamento de pão. Um Pastor, andando pelas ruas em São Paulo, com a sua filhinha, viu em frente de uma padaria este aviso: "HOJE NÃO A PÃO". O estava sem H. Querendo ensinar à filhinha uma lição de gramática, perguntou-lhe: - Que está errado neste aviso? A menina respondeu: - O não, papai. Se não houvesse o não, haveria pão. O Pastor impressionara-se com o problema gramatical e a criança com o problema econômico e social. Moral da história: O coração de cada um de nós é responsável pela forma como vemos tudo ao nosso redor. Dependendo do coração, em muitos casos, damos valor ao que pode ser desprezado, ou desprezamos aquilo para o que realmente deveríamos dar valor. Como está o teu coração? Não estou falando do coração de carne. Estou falando do outro coração e você sabe qual é.

“Um bom coração vale mais que todas as cabeças do mundo”. Bulwer Lytton

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJA BEM-VINDO E BOA LEITURA!

Fico feliz em que você visite o Blog Conteúdo. Faço parte dessa comunidade de gente que gosta de escrever e expor o que escreve sem nenhum receio de ser lido e contestado. Fique a vontade nessa minha sala de leitura. Espero, sinceramente, que meus escritos ajudem você de alguma maneira, mas principalmente do ponto de vista espiritual. Se você quiser me ajudar ore por mim e peça a Deus que me mantenha firme na fé cristã. Se você não é um cristão como eu, eu gostaria de conhecer você e falar para você sobre minha fé. É só ir na seção dos comentários e fazer contato.

Um abraço.


FAMÍLIA.....

FAMÍLIA.....
O MAIOR PATRIMÔNIO DE UM HOMEM É SUA FAMÍLIA

FILHOS

FILHOS
QUERIDOS