segunda-feira, 18 de agosto de 2014

CONSTRUINDO PARA A ETERNIDADE (Mateus 7.24-29)


Uma das minhas maiores preocupações, quando iniciamos a construção do Salão Anexo ao Templo da Igreja Presbiteriana de Mogi das Cruzes eram os 80 buracos de aproximadamente cinquenta centímetros de diâmetro e 12 metros de profundidade. Sim, 12 metros. Era nessa profundidade que encontramos a rocha sobre a qual o edifício seria construído. Isolamos o local para que nenhuma criança se aproximasse.

O alicerce de uma edificação é a parte mais importante na construção. Se o alicerce não for bom corre-se o risco de ver o edifício ruir diante da menor intempérie. Um vento forte, um pequeno tremor de terra, uma forte tempestade podem por a perder toda a casa ou edifício.

Jesus fala a esse respeito no término do seu pronunciamento que conhecemos como o SERMÃO DO MONTE.

Era como se Jesus dissesse: Vocês ouviram meus ensinamentos e agora são responsáveis por minhas palavras. Se vocês praticarem o que ensinei certamente estarão aptos a enfrentar as naturais dificuldades que o testemunho cristão gera, mas se não praticarem o que lhes ensinei vocês irão sucumbir diante do primeiro impasse e oposição.

Essas palavras de Jesus encontram similaridade na voz de Tiago, seu meio irmão, quando exortou os leitores de sua carta a que não fossem meros ouvintes da Palavra, mas sim praticantes da mesma.

Jesus, em suma, disse:       


O que ouviu e praticou sobre a rocha edificou.
O que ouviu e não praticou, edificou sobre a areia.
Sobre eles veio o mau tempo, a tempestade.
O que construiu na rocha ficou firme, permaneceu.
O que construiu na areia, foi grande sua ruína, pereceu.

Seria o caso de levarmos em conta esses ensinamentos de Jesus no SERMÃO DO MONTE. Eles não são apenas belos aos ouvidos, são úteis para a vida. Eles não são apenas cheios de boa filosofia, eles estão carregados da mais pura teologia.


Assim irmãos:

Sejamos humildes e sensíveis a ponto de prantear por causa dos nossos pecados, mansos (equilibrados), sedentos e famintos da retidão divina, misericordiosos e limpos de coração, não altercadores beligerantes, mas pacificadores como filhos legítimos de Deus; sejamos luz do mundo, sal da terra; aqueles que amam a vida e são fiéis ao seu cônjuge, que não juram irresponsavelmente, que amam a justiça e não se vangloriam em dar o troco, que amam o próximo sejam eles os próprios inimigos e os que nos perseguem, discretos no trabalho do mestre e na liturgia, buscando sempre o reino de Deus e o Deus do Reino em primeiro lugar, sinceros ao julgar o outro ao levar em consideração nossas próprias fraquezas e limitações, buscando sempre a Deus o Pai, em oração, no nome de Jesus, o Filho, tendo a coragem de entrar pela porta estreita e trilhar o apertado caminho que temos diante de nós sempre atentos aos que se apresentam como bocas de Deus, mas são falsos profetas apesar do sucesso em seus empreendimentos, porque afinal das contas uma árvore boa não é a que tem os maiores galhos, mas aquela que dá bom fruto.

Vejam: ser tudo, e muito mais que Jesus ensinou no SERMÃO DO MONTE não é fácil, como não é fácil cavoucar na rocha. Mais fácil é cavoucar na areia, mas se construímos sobre a rocha construímos para a eternidade e não para sermos destruídos pela tempestades.

Sejamos, pois, praticantes do ensinamento do Mestre Jesus e sobreviveremos, mesmo que as lutas sejam renhidas, mesmo que sejamos feridos na vida, pois se o fizermos seremos realmente salvos de tão grande ruína.

Amém.

Um comentário:

  1. Exatamente...o que penso, melhor explicação e muito profunda.

    ResponderExcluir

SEJA BEM-VINDO E BOA LEITURA!

Fico feliz em que você visite o Blog Conteúdo. Faço parte dessa comunidade de gente que gosta de escrever e expor o que escreve sem nenhum receio de ser lido e contestado. Fique a vontade nessa minha sala de leitura. Espero, sinceramente, que meus escritos ajudem você de alguma maneira, mas principalmente do ponto de vista espiritual. Se você quiser me ajudar ore por mim e peça a Deus que me mantenha firme na fé cristã. Se você não é um cristão como eu, eu gostaria de conhecer você e falar para você sobre minha fé. É só ir na seção dos comentários e fazer contato.

Um abraço.


FAMÍLIA.....

FAMÍLIA.....
O MAIOR PATRIMÔNIO DE UM HOMEM É SUA FAMÍLIA

FILHOS

FILHOS
QUERIDOS