segunda-feira, 15 de junho de 2015

A MÁGOA - MÁ ÁGUA NÃO SE BEBE.


Para começo de conversa a palavra mágoa já começa com a primeira sílaba que é "má". Alguma coisa assim me parece não ser boa. E na verdade isso não é por acaso porque a palavra "mágoa" é a junção de dois outros termos, ou seja "má" + "água" = mágoa. Uma água amarga, envenenada, contaminada, é imprópria para beber. E se você a beber, vai inchar até morrer.

Assim é a mágoa. Você precisa se ver livre dela, senão você será vítima dela. Mágoa é ressentimento, ou seja, um constante e ininterrupto sentir a ofensa, o ataque, a humilhação a que te submeteram. A mágoa, o ressentimento, vão se acumulando, e eles tendem a crescer até sufocar você. É preciso se ver livre disso, porque a mágoa gera apatia, falta de graça e brilho, esterilidade, espírito ácido e crítico, e desejo de vingança. Na verdade o sujeito magoado é vítima duas vezes. Ele é vítima de quem o ofendeu e também da mágoa que dele se apossou.

Precisamos nos ver livres da mágoa e o único caminho para isso é o perdão. Não tem jeito, não tem outro caminho, não tem outra atitude que não essa; perdão. Não adianta fazer de conta que nada aconteceu. Se você sublimar a ofensa, deixando-a num cantinho da mente e do coração, mais cedo ou mais tarde ela vai se levantar dali e se manifestar. Não adianta você se vingar, dar o troco. Alguém disse que se você quiser ter paz por segundos, vinga-te, mas se você quiser ter paz perene, perdoe. É verdade! A melhor "vingança" contra quem te ofende, é o teu perdão e ele se torna ainda mais contundente quando quem te ofende não reconhece o erro.

A mágoa é um veneno que tomamos esperando que aquele que nos magoou morra. O melhor que podemos fazer é perdoar. Não estou falando em salvo conduta e impunidade. Como já escrevi, não se trata de não fazer conta, de que não houve nenhuma ofensa. Mas somente o amor, que gera o seu filho primogênito, que é o perdão, pode aplanar a estrada na qual podemos trilhar sem sermos seduzido pelo sentimento de vingança em vez de sermos exemplos de justiça.

Aquela moça não conseguia progredir em nenhum sentido em sua vida. Talentosa era ela. Moça asseada, de bons hábitos, bem preparada, bonita! Mas não havia brilho ao seu redor. Ela não conseguia progredir em sentido nenhum na sua vida. Por diversas vezes ela se perguntou o por quê de não ter amigos, de sentir-se tão mal mesmo quando conseguia superar obstáculos e vencer algumas limitações. Até que ela descobriu que devia perdoar o pai que abusou dela. Mas seu pai já havia morrido. Ela foi a túmulo de seu pai e orou: "Senhor Deus. Nesse lugar está sepultado meu pai. O Senhor sabe o que ele fez comigo e as mágoas que trago em meu coração até hoje. Mas Senhor, eu quero continuar vivendo sem essa mágoa. Eu quero viver! Parece-me, Senhor, que eu estou aqui, sepultada com ele. Eu decidi me levantar desse túmulo e viver. Por isso, Senhor Deus, eu decidi perdoar meu pai. Faço isso inspirada no Teu perdão, pois quando eu estava morta espiritualmente, tu me perdoaste sem que eu merecesse e me deste vida. Eu quero viver abundantemente. Por isso eu perdoo. E faço isso em nome do Teu filho, Jesus Cristo. Amém". Então ela seguiu seu caminho, agora tendo o coração repleto de esperança e alegria, sonhos e projetos, porque afinal de contas agora ela se sentia, verdadeiramente, viva e livre.

Precisamos aprender a perdoar a nós mesmos. Precisamos compreender o perdão de Deus e perdoar a nós mesmos. E assim como Deus, em Cristo, nos perdoou, devemos perdoar aos que nos ofendem e prosseguir em nossa jornada por aqui, atentos para que não venhamos ofender, defraudar, magoar, as pessoas ao nosso redor. 


Que Deus nós dê dose enorme do seu amor, para que, amando como Ele amou, perdoemos como Ele perdoou e assim experimentemos de sua vida.

Um comentário:

  1. Linda mensagem... E super interessante e edificante. Deus continue abençoando você, em especial na bela arte da escrita. Abraço.

    ResponderExcluir

SEJA BEM-VINDO E BOA LEITURA!

Fico feliz em que você visite o Blog Conteúdo. Faço parte dessa comunidade de gente que gosta de escrever e expor o que escreve sem nenhum receio de ser lido e contestado. Fique a vontade nessa minha sala de leitura. Espero, sinceramente, que meus escritos ajudem você de alguma maneira, mas principalmente do ponto de vista espiritual. Se você quiser me ajudar ore por mim e peça a Deus que me mantenha firme na fé cristã. Se você não é um cristão como eu, eu gostaria de conhecer você e falar para você sobre minha fé. É só ir na seção dos comentários e fazer contato.

Um abraço.


FAMÍLIA.....

FAMÍLIA.....
O MAIOR PATRIMÔNIO DE UM HOMEM É SUA FAMÍLIA

FILHOS

FILHOS
QUERIDOS