sexta-feira, 13 de novembro de 2015

COISAS DESPREZÍVEIS


Hipocrisia. Dizem que no teatro grego ' "hipócrata" era uma máscara que o ator usava para expressar seus sentimentos. Quando ele representava alguém que estava feliz, colocava uma máscara que, vista mesmo pelos de longe era de uma pessoa com semblante feliz, mesmo que por detrás dela, o ator estivesse profundamente triste.

Hipocrisia é dissimulação, fingimento. E há muitas pessoas que são fingidas e dissimuladas. Elas dizem uma coisa, mas vão totalmente contra o que dizem. 

Bajulação. É a arte de elogiar com a intenção de conquistar a atenção e os favores do elogiado. Pode ser que o bajulador seja um hipócrita. O bajulador, normalmente é o primeiro a trair. É só ele encontrar alguém que sobrepuja o outro e ele está disposto a, sem pudor, mudar de "time". Tenho horror a bajulação. Prefiro pessoas que gostem de mim, apesar dos meus defeitos.

Falsidade. Bem..o falso é aquele que te dá tapinhas nas costas, mas na verdade queria mesmo era te esmurrar. Normalmente o falso é hipócrita. 

Inveja. O invejoso é aquele que fica mais triste com a vitória do outro do que com a sua própria derrota. O invejoso não apenas deseja o que o outro tem; ele lamenta o fato do outro ter e ele não. O invejoso ficaria satisfeito se o outro não tivesse. Lembro-me de uma cena que ilustra bem isso. Eu estava na porta da Igreja observando os fiéis chegando para o Culto. De uma lado estava uma mãe com um filho pequeno, uns cinco anos de idade, que chorava porque queria o pirulito do seu primo que estava de mãos dadas com a tia do outro lado. De tanto chorar, a mãe tirou o pirulito do filho e deu ao priminho. Este recebeu o pirulito, nem o lambeu, olhou com desdém e jogou no chão.

Mentira. A mentira destrói. Mentir é como construir um castelo na areia. Esse castelo não irá suportar os rigores do tempo. A mentira tem perca curta. A Bíblia diz que o Diabo é o pai da mentira. Mentir pode se tornar um lamentável hábito que por seu hábito passa despercebido por aquele que o pratica. A mentira tem várias motivações que vão desde a intenção de justificar um ato injustificável e que simplesmente deveria ser confessado e assumido, até tentar passar uma imagem de maior importância por um sujeito insignificante. 

Covardia. É a atitude de todo aquele que se deixa vencer pelo medo. A pessoa corajosa não é aquela que não tem medo, mas sim aquela que não permite que o medo a vença, a domine. O covarde com raras exceções é uma pessoa que não revela firmeza de propósito, é alguém que não possui ideais, sonhos. O covarde é sempre um rebelde sem causa e rapidamente bate em retirada diante do primeiro obstáculo.

Orgulho. É a sensação equivocada de que somos mais do que realmente somos, de que temos mais do que realmente temos. O orgulho precede a queda. Dizem que ele é tão letal que foi responsável pela expulsão do mais importante anjo do céu e do mais importante homem na terra. Eu sei que conviver ao lado de uma pessoa orgulhosa é um horror. O mitologista contou a história de Narciso que de tão bonito ficou paralisado em ver sua beleza refletida nas águas da fonte. O orgulhoso é aquele que se orgulha de sua humildade. Pode?

Tenho tentado (sem fingimento ou falsidade, hipocrisia ou maldade) não praticar nenhuma dessas coisas. Tenho que confessar que é difícil, mas quando consigo alguma vitória, devo confessar que faz um bem para o coração que você nem pode (ou pode) imaginar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJA BEM-VINDO E BOA LEITURA!

Fico feliz em que você visite o Blog Conteúdo. Faço parte dessa comunidade de gente que gosta de escrever e expor o que escreve sem nenhum receio de ser lido e contestado. Fique a vontade nessa minha sala de leitura. Espero, sinceramente, que meus escritos ajudem você de alguma maneira, mas principalmente do ponto de vista espiritual. Se você quiser me ajudar ore por mim e peça a Deus que me mantenha firme na fé cristã. Se você não é um cristão como eu, eu gostaria de conhecer você e falar para você sobre minha fé. É só ir na seção dos comentários e fazer contato.

Um abraço.


FAMÍLIA.....

FAMÍLIA.....
O MAIOR PATRIMÔNIO DE UM HOMEM É SUA FAMÍLIA

FILHOS

FILHOS
QUERIDOS