sábado, 27 de fevereiro de 2016

O SECULARISMO

O uso do sufixo “ismo” sugere um sistema. Secular”ismo”, portanto, é algo que tem a ver com o século com o aqui e agora, com o já e imediato, com a presente ordem. Quando Paulo escreveu a sua carta aos romanos ele disse: “E não vos conformeis (amoldeis) com este século...” (Romanos 12.2).

O cristão mesmo tendo sido regenerado, tendo sido feito nova criatura, ainda vive nesse mundo, sob essa ordem que temos, e tem suas responsabilidades que são muitas: estudos, profissão, família, religião, dever e lazer. Tudo isso faz parte de nossa agenda, de nossa vida. Os cristãos de hoje não podem cometer o mesmo equívoco que cometeram aqueles cristãos do quarto século que, no afã de fugir da contaminação, a que a Igreja de seus dias se permitia submeter, fundaram os mosteiros e decidiram viver no isolacionismo do mundo. Jesus orou ao Pai pedindo pelos seus: “Não peço que os tires do mundo, e sim que os livres do mal”. (João 17.15) O cristão deve viver no mundo para poder exercer, dentre outras prerrogativas, a função do sal que impede a putrefação moral da sociedade, e da luz que ilumina com o conhecimento aqueles que vivem nas trevas da ignorância, principalmente espiritual.

Assim sendo, temos diante de nós um dilema: vivemos no mundo, mas não somos deste mundo. O sentido disso é que temos nossas obrigações com o mundo (como vimos acima) no que consiste nossas responsabilidades como cidadãos, mas ao mesmo tempo temos que nos lembrar que não pertencemos a este mundo e que não podemos nos deixar influenciar por ele. Como cidadãos do mundo e ao mesmo tempo da pátria celestial que aguardamos, devemos cumprir nossas obrigações tendo como alicerce os princípios éticos e morais tão excelentes que encontramos na Palavra de Deus e que foram encarnados por Cristo Jesus o Filho amado de Deus.

Aprendemos com clareza na Bíblia que é mister fazer todas as coisas de todo coração, como para o Senhor e não para os homens (Colossenses 3.23,24) porque e Dele que vem a justa recompensa. Seja qual for nossa profissão, todos nós temos um só Senhor a quem devemos agradar, e esse Senhor é o próprio Deus. O cristão deve fazer de sua profissão um meio pelo qual Deus seja glorificado, seu nome honrado e uma forma de testemunho ao mundo a respeito das boas novas de salvação.

Pensando a esse respeito eu pergunto: Quando levantamos cedinho para o trabalho, seja ele qual for (desde que honesto), estamos pensamos na glória de Deus e na honra do seu nome, ou pensamos naquilo que os outros irão pensar de nós, na forma como as pessoas nos veem e nos honram? Veja você; esse é um filtro que irá definir não só o que fazemos, mas como e porque fazemos. Somente quando respondemos bíblica e corretamente a essa pergunta é que podemos nos habilitar a viver nesse século com a mente e as esperanças voltadas para a eternidade. Somente quando respondemos a essa pergunta de forma positiva é que nos habilitamos a vivermos de fato para Deus de tal maneira que o século presente é apenas um tempo no qual Deus e sua Glória são claramente identificados naquilo que pensamos, falamos e fazemos.

A glória desse mundo é passageira. Nenhuma glória desse mundo pode ser comparada com a glória do porvir. Por isso Paulo exorta aos Colossenses que vivemos nesse mundo, mas se já fomos ressuscitados, isto é, se nascemos de novo, devemos pensar e buscar as coisas do alto onde Deus está.

As glórias de nossa conquista nesse mundo aqui são relativamente importantes, mas se as obtivermos à custa do Reino de Deus e sua Justiça, se elas isolarem Deus e nos alienarem Dele, então descobriremos com um gosto amargo na boca que realmente não valeu a pena tanto esforço, porque na verdade isso é como correr atrás do vento.

Não se deixe vencer pelo secularismo. Há tempo para tudo debaixo do sol. Há tempo para conquistas nesse mundo e para acumularmos tesouros no céu.


Descubra o sabor delicioso que é viver para Deus e então tu terás descoberto todo o sentido para a vida e existência. Quem vive para o hoje, descobrirá de forma terrível, que só teve o hoje para viver. Semeie no reino de Deus e colha frutos para a eternidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJA BEM-VINDO E BOA LEITURA!

Fico feliz em que você visite o Blog Conteúdo. Faço parte dessa comunidade de gente que gosta de escrever e expor o que escreve sem nenhum receio de ser lido e contestado. Fique a vontade nessa minha sala de leitura. Espero, sinceramente, que meus escritos ajudem você de alguma maneira, mas principalmente do ponto de vista espiritual. Se você quiser me ajudar ore por mim e peça a Deus que me mantenha firme na fé cristã. Se você não é um cristão como eu, eu gostaria de conhecer você e falar para você sobre minha fé. É só ir na seção dos comentários e fazer contato.

Um abraço.


FAMÍLIA.....

FAMÍLIA.....
O MAIOR PATRIMÔNIO DE UM HOMEM É SUA FAMÍLIA

FILHOS

FILHOS
QUERIDOS