segunda-feira, 7 de março de 2016

AVIVAMENTO ESPIRITUAL & ÂNIMO SOCIAL

Não devemos e nem podemos confundir "ânimo social" com "avivamento espiritual". Precisamos ser cuidadosos no trato dessa questão. 

"Ânimo social" é uma experiência de comunhão onde as pessoas se sentem bem quando estão juntas, envolvidas nos mesmos processos sociais. É um tipo de corporativismo. 

Mas isso não é "avivamento espiritual". "Avivamento espiritual" produz, antes de mais nada, quebrantamento, humildade, santidade, puro louvor e adoração. Estejamos atentos porque todo "avivamento espiritual" produz comunhão social, (ânimo social) mas nem toda comunhão social produz "avivamento espiritual". Este, O AVIVAMENTO ESPIRITUAL é de responsabilidade única de Deus. Deus é o responsável pelo "avivamento".

Veja você o caso da Igreja Primitiva descrita de forma tão notável por Lucas em Atos dos Apóstolos 2.42-47. Talvez não tenha havido em nenhum outro momento da história do Cristianismo Igreja que se assemelhasse àquela.

Era uma Igreja que perseverava nos ensinamentos dos apóstolos. Portanto, havia doutrinamento e esse ensino era praticado pelos aprendizes dos discípulos de Jesus, seus santos apóstolos.

Era uma Igreja na qual todos perseveravam na comunhão. Ou seja, eles estavam juntos assim como as brasas no braseiro. Uma aquece a outra e todas mantém o calor. 

Aquela comunidade era perseverante também no partir do pão, o que dá a entender que eles praticavam refeições compartilhando o mesmo prato, e, com grande probabilidade o faziam sempre como uma Ceia rememorativa da morte e ressurreição de Jesus. Aliás, a ressurreição de Jesus é um dos grandes temas em todos os depoimentos de Pedro e de Paulo no livro de Atos.

Aqueles irmãos eram perseverantes na oração. Portanto, todo ajuntamento solene deles, era social mas tinha como base e motivação maior a Glória do Deus que fez seu Filho ressuscitar no terceiro dia. Era uma comunidade onde não havia estrelismos e nem particularismos. 

A comunhão social era estimulada pelo agir do Espírito Santo de Deus de tal maneira que esse agir era evidenciado em homens e mulheres que tinham o temor de Deus. Os prodígios e sinais não eram feitos por todos, mas Lucas dá a entender que os Apóstolos praticam "prodígios e sinais" que eram como que chanceladores da mensagem que era simplesmente o testemunho a respeito de Jesus Cristo como Salvador e Senhor.

Portanto, esse agir do Espírito Santo é que determinava o prazer e a alegria de estarem juntos e de compartilharem tudo de tal maneira que eles tinham tudo em comum. Era essa plenitude do Espírito Santo que os fazia solidários e jamais solitários, para fazer aqui um jogo de palavras. 

Eles se reuniam no Templo porque era um lugar mais amplo e que provavelmente acolhesse bem a todos. Talvez também o fizessem no afã de impactar os judeus ainda não convencidos de que Jesus era de fato o Messias. E parece que o resultado foi positivo porque havia muitas conversões e a Igreja era um grupo simpático.

Portanto, avivamento espiritual resulta em transformação de vidas, de agendas, de relacionamentos. O avivamento espiritual muda nossa cosmovisão, nos faz mais sensíveis com respeito ao Reino de Deus e sua justiça. Nos faz mais sensíveis com respeito ao estado espiritual dos demais irmãos que professam a mesma fé.

Não é possível falar em avivamento espiritual sem experimentar santidade. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJA BEM-VINDO E BOA LEITURA!

Fico feliz em que você visite o Blog Conteúdo. Faço parte dessa comunidade de gente que gosta de escrever e expor o que escreve sem nenhum receio de ser lido e contestado. Fique a vontade nessa minha sala de leitura. Espero, sinceramente, que meus escritos ajudem você de alguma maneira, mas principalmente do ponto de vista espiritual. Se você quiser me ajudar ore por mim e peça a Deus que me mantenha firme na fé cristã. Se você não é um cristão como eu, eu gostaria de conhecer você e falar para você sobre minha fé. É só ir na seção dos comentários e fazer contato.

Um abraço.


FAMÍLIA.....

FAMÍLIA.....
O MAIOR PATRIMÔNIO DE UM HOMEM É SUA FAMÍLIA

FILHOS

FILHOS
QUERIDOS