quinta-feira, 24 de março de 2016

AOS BRASILEIROS QUE ME LEEM.

NÃO SOU PETISTA.

Não odeio petistas porque o ódio não pode existir onde Deus habita. Só não sou adepto da ideologia marxista de esquerda. 

Nenhum sistema humano e político pode invadir o foro íntimo de minha alma, coração e mente e impor sua cosmovisão. Eu sou, sociologicamente falando, um ser livre.

Nunca votei e jamais votarei no PT por conta de sua ideologia que eu entendo ser incompatível com a fé cristã reformada pela qual busco viver. Conheço a história da gênese do PT. Tenho 61 anos de idade. Estive por diversas vezes no Sindicato dos Metalúrgicos de SBC e vi, por inúmeras vezes, o senhor Luiz Inácio "Lula" da Silva. Vi os "exilados" de esquerda voltar do exterior a partir da anistia de 1985 e se unir a esse sindicato e juntos, aliados a um grupo de intelectuais de esquerda, deram a luz ao Partido dos Trabalhadores. A democracia propicia o nascimento e crescimento de várias ideologias de diversas tendências sociais e econômicas. A diversidade, associada à tolerância, é benfazeja.

Não quero discorrer sobre o tema - CORRUPÇÃO NO PT. O sistema político brasileiro propicia a prática da corrupção. A genética social brasileira é um terreno fértil para isso. Não conheço partido político no cenário brasileiro que não tenha se corrompido. Não podemos ser infantis e injustos; essa conversa de contribuição dos empresários e empreiteiros para as campanhas políticas é tão antiga quanto antiga é a política tupiniquim. E todas as siglas (desconheço quem não age assim), recebem dinheiro de empresários nas campanhas eleitorais.Por outro lado não sou injusto e tão desinformado em compreender que há, no governo do PT alguns avanços no âmbito social. Vejam, por exemplo o "Bolsa Família (que na verdade nasceu no governo do PSDB) e Minha Casa, Minha Vida", e ainda outros projetos sociais. Eles não são, na essência, ruins. São terapêuticos, mas o Brasil precisa de um programa que trabalhe profilaticamente. Esse programas causam dependência e não liberdade. O problema, não está no programa, mas sim no uso que se faz deles. Se eles existem para manter determinado grupo no poder, então há nisso um lamentável equívoco. Na Bíblia lemos as palavras de Jesus em Mateus 6.3: "Tu, porém, quando deres uma esmola ou ajuda, não deixes tua mão esquerda saber o que faz a direita". O amor deve ser a motivação maior para toda uma prática de assistencialismo e toda ação social que vise o bem do próximo. Não deve existir outra motivação senão desejar o bem do meu semelhante. Isso é cristianismo!!! Dar algo, esperando retribuição, na essência é uma troca e não uma doação.

O que eu quero deixar claro é que entendo que o PT cometeu alguns equívocos lamentáveis nesses anos no poder. O primeiro deles foi se apaixonar pelo poder. Se não havia ninguém no partido para ser eleito para a presidência, que se afastassem do processo eleitoral, e não cometer o desplante de colocar alguém mais inábil do que o que saiu. Quem foi que não percebeu o encaminhamento de Dilma para a cátedra da presidência? Quem foi que não testemunhou todo investimento e esforço para colocá-la nessa condição de tão relevante importância para o país como é a presidência?

O outro erro foi o orgulho, a arrogância de imaginar que ninguém mais tem condições de ler a sociedade brasileira e propor soluções para os seus problemas sociais e econômicos. Aliás, a vaidade é uma patologia que normalmente acomete governantes. Só houve um Messias e Ele não veio salvar seu povo do opróbrio social, mas sim da pobreza espiritual, primordialmente. O PT errou quando deixou de corrigir seus erros, por ausência total de humildade. Todos governos erram, tomam decisões equivocadas, mas o mais drástico é não reconhecer os erros porque se isso não ocorrer não haverá mudança de curso, não haverá transformação social. É necessário se fazer o "mea culpa", ser humilde, pedir perdão, retomar os rumos, convocar a nação para o diálogo. Sempre haverá oposição, mas o partido que está no governo não pode se fragilizar com tantas denúncias de improbidade administrativa. É preciso parar com a política "Robin Hood", ou seja, tirar dos mais ricos e dar aos mais pobres. Nada mais infantil do que isso!

O PT se equivocou! Presidir um país não é o mesmo que brincar de Banco Imobiliário. Para se presidir um país é preciso cosmovisão eclética e não uma visão reduzida à questão "empresário X trabalhador". Um país não é um sindicato. Um país é uma confluência complexa de tendências sociais e de anseios. Para se presidir uma nação é preciso conhecimento da história das nações e de sociologia. Para se presidir uma nação é preciso conhecer o básico em termos do Direito como disciplina, da sociologia como ciência. Para se presidir uma nação é preciso tino administrativo, espírito refinado e testado, de liderança. Com a mais absoluta certeza nenhum empresário que se preocupe com os rumos de sua empresa, contrataria Lula ou Dilma como consultores. Lamento dizer isso assim, mas essa é uma dura e triste constatação. Entretanto, muitos empresários ajudaram a financiar as campanhas de ambos para a presidência. E não é preciso muito esforço para saber o porque agiram e agem dessa maneira.

O PT se equivocou quando fez as cores do seu partido mais importantes do que o verde, amarelo, branco e azul anil. Essas são as cores do Brasil. Não o vermelho!!!! 

O Brasil não é o PT e o PT não é o Brasil. Poderia, usando os trejeitos das falas do Lula, dizer que "nunca houve na história desse país um partido que mais partiu o Brasil em dois: nós e o restante da nação". 

Não é preciso ser inteligente para entender porque sempre há partidos apoiando o governo. É o jeito de se fazer política. Um ministério aqui, outro ali. Sempre foi assim. Veja que o PMDB, por exemplo, apoiou o governo do PSDB também.

O PT não está acima do Brasil. Eu fico ouvindo os gritos de alguns petistas rotulando alguns dos seus oponentes de fascistas, mas é o fascismo que se caracteriza, dentre outras coisas, pelo exclusivismo. É o fascismo que não admite o contraditório. Veja você: o PT enquanto era partido da oposição fez tentativas de impeachment contra Itamar e FHC. Não eram golpe! Não vou ajuizar a questão. Nosso sistema permite essa abertura e parece que o PT se fez valer dela.  Mas hoje, a tentativa de impeachment intentada por um ex-petista, de não pouca importância no campo jurídico, e aparentemente bem fundamentada judicialmente, é golpe

Ora Itamar e FHC levaram seus governos até o fim. Devo deduzir que era golpe porque o Congresso Nacional não acolheu a demanda. Então, pela lógica, devo entender que o PT, que pleitou o impeachment de Itamar e FHC estavam querendo dar um golpe? Vejam só! Lá não era golpe, mas o intento não progrediu. O que aconteceu de errado lá? Eu, sinceramente, apesar de ver equívocos nas duas administrações, sei que foi tentativa de golpe. Muitos que se vestem de vermelho e vão às ruas hoje chamando os oponentes de fascistas, eram crianças naqueles dias. É hoje o PT chama o impeachment intentado de golpe!!!! É preciso ser muito sereno para se dormir com tanto barulho. 

Agora, se de fato não houve as propaladas pedaladas fiscais (parece-me que essa é a base do pedido de impeachment) que Dilma e seus economistas provem no "tribunal do impeachment" que é o Congresso Nacional. Ele irá sobreviver se for bem sucedida em sua defesa. 

É triste ver toda a nação envolvida nesse processo onde o que não faltam são acusações, ofensas, que promovem a insegurança e as incertezas sobre o futuro do país. Caramba! Parece que ninguém se preocupa com isso, com o futuro, com o que virá ser amanhã! Há quinze anos quando o PT se tornou poder havia um futuro e me parece que esse futuro é o caos moral, ético em que vivemos nas instituições no âmbito principalmente da política. 

A presidente Dilma deve ser serena, manter a calma e o prumo. Atitudes denotativas de quem não deve; porque quem não deve não teme. Se o que fundamenta o processo de impeachment não for provado como suficiente, então ela continuará na condição de Presidente. Para que tanta agitação? Por que Ciro Gomes fala que vai ás ruas e usará de violência se necessário for? Por que Lula incita o seu exército - MST - a ir às ruas. Vocês devem ter juristas competentes. Vençam no tribunal e calem o clamor das ruas.

Estou com um gosto amargo na boca. Meu sentimento quando olho para o quadro político brasileiro atual e de total decepção e orfandade. 

Decepção ao ver políticos que estão há anos politicando (Renan Calheiros, por exemplo), mas sem produzir algo que seja concreto nas mudanças dos rumos sociais do país. 

O que não nos falta são os aventureiros de gravatas, aqueles que se esqueceram do trabalho e se vestem garbosamente, vivem das mordomias e ficam à espreita para ver onde podem morder. 

Orfandade porque não vejo mentes sãs e honradas. O que vejo são truculentos, desbocados, debochados e aproveitadores de ambas as partes. Vejo na posição uma turma de gente mal preparada para o diálogo, sem humildade, que notoriamente mentem nos microfones quando discursam . Ou Dilma não mentiu ao sugerir que seu telefone estava grampeado quando na verdade era o telefone do seu interlocutor que estava. E o papel de vítima não lhe caiu bem porque, simplesmente, ela não é vítima. O povo brasileiro sim é vítima. 

Orfandade porque vejo na oposição alguns urubus esperando a carniça. São aqueles que espreitam e esperam cair o atual governo para se tornar poder e com isso morder a maior fatia que puderem. A maioria deles não me enganam. É só darmos uma breve analisada em suas biografias ou ver a lista que a Odebrechet disponibilizou sobre políticos que aceitaram, ou propinas, ou ajuda financeira para chegar ao poder. Veja a trajetória da maioria. Analise seu engajamento político e busque, principalmente por algo chamado coerência. Então você se sentira tão órfão quanto eu.

Estou à semelhança de Diógenes de Sinope que andava pelas ruas de Atenas, em plena luz do dia, com uma lanterna em suas mãos à busca de um homem honesto. Busco, eu, aqueles que não se corrompem e não se deixam corromper, mas creio que luz da lanterna está se apagando.

Como cristão coloco meus joelhos no chão e peço a Deus que me ajude a ser incorruptível, honesto e honrado. Talvez não seja lembrado, mas melhor morrer no ostracismo do que ser uma lamentável lembrança na mente dos meus compatriotas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJA BEM-VINDO E BOA LEITURA!

Fico feliz em que você visite o Blog Conteúdo. Faço parte dessa comunidade de gente que gosta de escrever e expor o que escreve sem nenhum receio de ser lido e contestado. Fique a vontade nessa minha sala de leitura. Espero, sinceramente, que meus escritos ajudem você de alguma maneira, mas principalmente do ponto de vista espiritual. Se você quiser me ajudar ore por mim e peça a Deus que me mantenha firme na fé cristã. Se você não é um cristão como eu, eu gostaria de conhecer você e falar para você sobre minha fé. É só ir na seção dos comentários e fazer contato.

Um abraço.


FAMÍLIA.....

FAMÍLIA.....
O MAIOR PATRIMÔNIO DE UM HOMEM É SUA FAMÍLIA

FILHOS

FILHOS
QUERIDOS