sexta-feira, 30 de setembro de 2016

A BORBOLETA - BUTTERFLY - БАБОЧКА - MARIPOSA

A BORBOLETA
(II Cor. 5.17)



“Deus deve fazer primeiramente algo por nós e em nós,
antes que venha a fazer alguma coisa por nosso intermédio”. Eleanor L. Doan




Eu conheço muitos tipos de colecionadores. Há aqueles que colecionam selos, outros colecionam canetas, latas de refrigerantes, e colecionadores de borboletas. Há algumas borboletas que são raríssimas, você sabia? E elas custam uma verdadeira fortuna. Algumas borboletas são lindíssimas, com suas asas multicoloridas voando sempre em turma, colorindo o verde da mata.

Mas você sabe o que a borboleta é antes de se tornar uma borboleta? Muito bem! A borboleta é uma lagarta, coisa que ninguém coleciona. Eu não conheço nenhum colecionador de lagartas, você conhece? Quando eu era criança, gostava de pegar algumas borboletas nas mãos e apreciar o desenho e o colorido de suas asas. Mas nunca ousei pegar uma lagarta em minhas mãos. Na verdade a lagarta é mesmo um bicho asqueroso.

Por incrível que possa parecer é com a lagarta, que depois se transforma em borboleta, que podemos ilustrar a regeneração, o novo nascimento, fato que acontece na vida daqueles que foram eleitos por Deus antes da fundação do mundo (Efésios 2.4). Antes do novo nascimento, todos são iguais às lagartas; horripilantes, asquerosos. Depois do novo nascimento, borboletas, vidas encantadoras, multicoloridas, embelezadoras, cheios de graça.

Se você me perguntar qual o versículo mais importante para mim na Bíblia, aquele que me fala mais fundo ao coração eu direi que é II Cor. 5.17: “E assim se alguém está em Cristo, é nova criatura: as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas”. Este versículo tem muito a ver com a lagarta e a borboleta. Antes de estarmos em Cristo somos como as lagartas. Em Cristo, somos feitos novas criaturas, “borboletas” por assim dizer. Fora de Cristo somos lagartas. Em Cristo, borboletas!

É importante que Paulo, no versículo citado, fala de coisas antigas. Mas que coisas antigas são essas? Bem creio que há uma lista delas no texto de Efésios 4.17 – 5.1-14. Claro que esta não é uma lista fechada definitiva, mas devemos considerar que é uma lista das coisas que faziam parte do modo de vida antigo. Veja só que coisas antigas são essas: mentira, ira pecaminosa, furto, palavra torpe, amargura e cólera, gritaria e blasfêmias, impudicícia, impurezas, cobiça, palavras vãs ou chocarrices (gozações depreciadoras), incontinência (sem domínio de si), avareza. Quem pratica estas coisas assemelha-se a uma horripilante e asquerosa lagarta.

Jesus morreu na Cruz do Calvário para nos redimir e fazer com que cada eleito de Deus seja feito uma nova criatura. É na cruz de Cristo que cada um de nós é transformado de lagarta em borboleta, pois como disse Paulo: “Longe esteja de mim gloriar-me, senão na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, pela qual o mundo está crucificado para mim e eu para o mundo”. (Gálatas 6.14) Naquela cruenta cruz, você e eu, deixamos a velha natureza e fomos feitos novas criaturas.

Este mundo só tem beleza por causa dos Cristãos verdadeiros que nele habitam. Eles fazem parte da graça comum que alcança a todos, justos e injustos. Os crentes são aquelas criaturas que trazem encanto com seu jeito peculiar de viver, assim como a borboleta encanta o campo, o jardim, as flores. Resta, a você querido leitor, fazer um auto-exame e responder: você é uma borboleta ou uma lagarta? Encanta todos ao teu redor ou não? Embeleza o ambiente com teu sorriso e carisma ou não? Exerce atração ou repeles as pessoas como fazem as lagartas horripilantes? Sejamos como as lindas borboletas do campo. Elas são cada vez mais raras, é verdade, assim como a cada dia são mais raros os verdadeiros cristãos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJA BEM-VINDO E BOA LEITURA!

Fico feliz em que você visite o Blog Conteúdo. Faço parte dessa comunidade de gente que gosta de escrever e expor o que escreve sem nenhum receio de ser lido e contestado. Fique a vontade nessa minha sala de leitura. Espero, sinceramente, que meus escritos ajudem você de alguma maneira, mas principalmente do ponto de vista espiritual. Se você quiser me ajudar ore por mim e peça a Deus que me mantenha firme na fé cristã. Se você não é um cristão como eu, eu gostaria de conhecer você e falar para você sobre minha fé. É só ir na seção dos comentários e fazer contato.

Um abraço.


FAMÍLIA.....

FAMÍLIA.....
O MAIOR PATRIMÔNIO DE UM HOMEM É SUA FAMÍLIA

FILHOS

FILHOS
QUERIDOS