segunda-feira, 26 de setembro de 2016

A INFORMÁTICA – UMA METÁFORA

A INFORMÁTICA – UMA METÁFORA

Um computador é, basicamente, composto de quatro partes, a saber: a CPU (Unidade de Processamento de Dados), um Monitor (onde podemos ver o que acontece dentro da CPU) o Teclado, onde as informações são digitadas e enviadas à CPU e o  “Mouse”, um instrumento que nos ajuda na hora de usarmos as Barras de Ferramentas e outros recursos que os Programas disponibilizam. Essa CPU tem como cérebro, o Processador onde as informações são processadas e guardadas em outra parte importante que é a HD (Hard Disk – Disco Rígido), o coração do Computador e que funciona como um armazém. 

No Disco Rígido há um programa básico gravado, chamado de SO (Sistema Operacional) do qual o mais conhecido e utilizado é o Windows (janela em inglês). Há também o Linux, e outros, mas com certeza o mais conhecido e utilizado é o Windows cuja última versão  é o Windows 10 (esse artigo é escrito em agosto de 2015).  Esse sistema é importante para que outros programas possam ser instalados na HD e o Computador (PC – Personal Computer), possa ser utilizado de acordo com a atividade de cada profissional. O bom funcionamento dos programas e do Computador depende do quanto é estável o seu Sistema Operacional, como já vimos em nosso caso, em sua maioria, o Windows. Se esse sistema estiver funcionando corretamente, todos os demais programas, com grande probabilidade, irão funcionar de igual modo.

Aqueles que criaram e desenvolveram o Computador Pessoal, não imaginaram, todavia (ou imaginaram), que alguém iria criar também, alguns programas que pudessem desestabilizar o Sistema Operacional, infeccionando-o e fazendo com que o computador deixasse de funcionar corretamente. Esses programas são chamados de vírus. Um vírus pode desestabilizar total ou parte do Sistema Operacional fazendo-o instável e dificultando o uso do Computador.

Permita-me usar o computador como metáfora. Nós somos como que computadores. Nós somos como que CPUs e o nosso coração é a HD. No coração de nossos primeiros pais, Adão e Eva, Deus instalou um Sistema Operacional. Sobre esse Sistema Operacional funcionam a Vontade, o Intelecto e as Emoções. Mas, (e a história tem essa adversativa tão constante), o Diabo, o Hacker das trevas, criou um pequeno programa, um vírus que desestabilizou todo esse Sistema. Esse vírus tem um nome; pecado. Assim o pecado configurado em nosso Sistema, dentro do nosso coração (HD), passou a afetar a nossa Vontade, nosso Intelecto e nossas Emoções. Fomos, para usar uma linguagem técnica teológica, totalmente contaminados (depravados). Não há, em nosso coração, sequer uma área que não tenha sido infectada por esse vírus. Se esse problema não for resolvido de forma completa, se o vírus não for combatido, haverá uma contaminação total e isso representará a falência, a morte. Um Sistema contaminado perde sua utilidade.

Mas, (eis a adversativa na história novamente), Deus desde a eternidade programou um antivírus, uma vacina contra esse vírus chamado pecado. Esse antivírus é seu próprio Filho, Jesus. Em Isaías 53.4-5 lemos: “Certamente, ele tomou sobre si as nossas enfermidades e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus e oprimido. Mas ele foi traspassado pelas nossas transgressões e moído pelas nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados”. O que o Profeta Isaías está dizendo é que Deus lançou esse vírus sobre seu próprio filho, fazendo-o enfermar, e reformatou o coração de todo aquele que crê em Jesus, de tal maneira que agora podemos funcionar de forma adequada e correta.

Deus fez isso porque nos ama. João registrou essas doces palavras de Jesus: “Porque Deus amou o mundo tanto, que deu o seu único Filho, para que todo aquele que nele crer não morra, mas tenha a vida eterna”. João 3.16

Como está o teu coração (tua HD), meu prezado computador, quero dizer meu prezado leitor? Você ainda está contaminado com esse vírus chamado pecado ou já foi lavado pelo sangue do Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo?

Ligue-se no maior de todos os provedores que é o próprio Deus e receba Jesus, o antivírus, que irá combater o vírus a que chamamos pecado e reformatar teu coração e fazer de você uma nova criatura que funcione corretamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJA BEM-VINDO E BOA LEITURA!

Fico feliz em que você visite o Blog Conteúdo. Faço parte dessa comunidade de gente que gosta de escrever e expor o que escreve sem nenhum receio de ser lido e contestado. Fique a vontade nessa minha sala de leitura. Espero, sinceramente, que meus escritos ajudem você de alguma maneira, mas principalmente do ponto de vista espiritual. Se você quiser me ajudar ore por mim e peça a Deus que me mantenha firme na fé cristã. Se você não é um cristão como eu, eu gostaria de conhecer você e falar para você sobre minha fé. É só ir na seção dos comentários e fazer contato.

Um abraço.


FAMÍLIA.....

FAMÍLIA.....
O MAIOR PATRIMÔNIO DE UM HOMEM É SUA FAMÍLIA

FILHOS

FILHOS
QUERIDOS