terça-feira, 27 de setembro de 2016

A LEI DO AMOR


Quanto a lei, temos pelo menos dois tipos: (1) A Lei de Deus. (2) A Lei dos Homens. A segunda está, e deve ser baseada na primeira simplesmente porque a Lei de Deus é perfeita.

A Lei existe para qualificar aquilo que pode ser considerado erro, equívoco, transgressão e, falando teologicamente, pecado. Se você diz que algo é pecado, transgressão, então você deve provar isso com a Bíblia na mão. Se você não conseguir tal comprovação, e insistir que algo é pecado, então você está legislando, você está criando uma lei. Então não é mais a Lei de Deus, e sim a Lei dos Homens.

A lei de Deus não salva absolutamente ninguém. E não salva ninguém porque ninguém é, com exceção de Jesus, capaz de cumprir a lei. A lei é instrumento de regulamentação daquilo que é certo e daquilo que é errado do ponto de vista divino e não humano. Ninguém é salvo pela lei, mas todos os eleitos foram salvos para cumprir a lei.

A Lei pode ser temporal e também eterna. Veja a questão da prática da Circuncisão e da Páscoa; ambas foram substituídas por outras práticas rituais, a saber: Batismo e Ceia. O Batismo e a Ceia também são temporais. Delas não teremos necessidade no Novo Céu e na Nova Terra. Mas há leis que são eternas. Adorar somente a Deus, por exemplo, é uma lei que deve ser cumprida sempre. Hoje somos tentados a cometermos o pecado da idolatria de maneira multiforme, mas no Novo Céu e Nova Terra todos irão, com prazer prestar adoração, única, exclusivamente, ao Trino Deus.

A maior de todas as Leis, é a Lei do Amor. A verdade sem amor é legalismo. Jesus curou no sábado nos ensinando isso. Se há uma lei que todos nós precisamos praticar essa lei é a ad legem caritatis ou seja, “a lei do amor”. A lei sem amor mata, mas a lei eivada de amor, salva. “Porque o juízo é sem misericórdia para aquele que não usou de misericórdia. A misericórdia triunfa sobre o juízo”. Tiago 2.13

            Precisamos aprender a amar, porque a medida do amor, como disse Agostinho, é amar sem medida. Contra o amor não há lei! Aprendamos com o próprio Deus, que ama tanto que é confundido com esse precioso atributo. Deus é amor!


Estátuas e cofres
E paredes pintadas
Ninguém sabe o que aconteceu
Ela se jogou da janela do quinto andar
Nada é fácil de entender

Dorme agora
É só o vento lá fora
Quero colo
Vou fugir de casa
Posso dormir aqui
Com vocês?
Estou com medo tive um pesadelo
Só vou voltar depois das três

Meu filho vai ter
Nome de santo
Quero o nome mais bonito

É preciso amar as pessoas
Como se não houvesse amanhã
Porque se você parar pra pensar
Na verdade não há

Me diz por que é que o céu é azul
Me explica a grande fúria do mundo
São meus filhos que tomam conta de mim

Eu moro com a minha mãe
Mas meu pai vem me visitar
Eu moro na rua, não tenho ninguém
Eu moro em qualquer lugar
Já morei em tanta casa que nem me lembro mais
Eu moro com meus pais

É preciso amar as pessoas
Como se não houvesse amanhã
Porque se você parar pra pensar
Na verdade não há

Sou uma gota d'água
Sou um grão de areia
Você me diz que seus pais não entendem
Mas você não entende seus pais
Você culpa seus pais por tudo
Isso é absurdo
São crianças como você
O que você vai ser
Quando você crescer

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJA BEM-VINDO E BOA LEITURA!

Fico feliz em que você visite o Blog Conteúdo. Faço parte dessa comunidade de gente que gosta de escrever e expor o que escreve sem nenhum receio de ser lido e contestado. Fique a vontade nessa minha sala de leitura. Espero, sinceramente, que meus escritos ajudem você de alguma maneira, mas principalmente do ponto de vista espiritual. Se você quiser me ajudar ore por mim e peça a Deus que me mantenha firme na fé cristã. Se você não é um cristão como eu, eu gostaria de conhecer você e falar para você sobre minha fé. É só ir na seção dos comentários e fazer contato.

Um abraço.


FAMÍLIA.....

FAMÍLIA.....
O MAIOR PATRIMÔNIO DE UM HOMEM É SUA FAMÍLIA

FILHOS

FILHOS
QUERIDOS