terça-feira, 13 de setembro de 2016

AGENTES DA CONTENDA


Em Provérbios lemos: “Da soberba só resulta a contenda, mas,com os que se aconselham se acha a sabedoria” (Prov. 13.10). O orgulhoso não precisa de conselhos, ele sabe tudo, conhece tudo, sua opinião é melhor do que a opinião das outras pessoas. Temos que admitir que é difícil conviver com uma pessoa desse tipo. Portanto, a contenda nasce no orgulho. Por isso são bem-aventurados os humildes!

A contenda também nasce da impaciência. “O homem iracundo suscita contendas, mas o longânimo apazigua a luta” (Prov. 15.18). É um tédio viver ao lado de uma pessoa sem paciência. Considere aqui o mau exemplo de Nabal (I Samuel 25), ou mesmo o de Saul (1 Sam. 15). Impaciência gera conflitos, contendas. Evite isso praticando a paciência. Sua contribuição será notada.

Mas há um outro agente da contenda. Trata-se do homem perverso, aquele que se alegra com sua perversidade, cujos olhos são altivos, tem prazer e contribui sempre com o cisma, com a dissolução. “O homem perverso espalha contendas, e o difamador separa os maiores amigos” (Prov. 16.28). Há um tipo de pessoa que só sente o pulsar do seu coração se estiver envolvido em algum tipo de contenda.

O Proverbista não economiza e declara ainda que: “Os lábios do insensato entram na contenda, e por açoites brada a sua boca”. Como é duro ouvir pessoas que são duras com os seus lábios, de onde nunca procedem palavras de paz e harmonia, mas que sempre incitam a contenda e a discórdia. Tiago já dizia que quem controla sua língua controla todo o seu corpo e que o contrário não é menos verdade (Tiago 3).

A cobiça é outra causadora da contenda. “O cobiçoso (invejoso mesmo) levanta contendas, mas o que confia no Senhor prosperará” (Prov. 28.25). A cobiça é a primeira expressão do invejoso. O invejoso não quer que o outro tenha. O invejoso sofre mais com a felicidade do outro do que com seu próprio infortúnio. Inveja é fonte inesgotável de contendas.

Orgulho, soberba, impaciência, perversidade, língua insensata e cobiça (inveja) são os vírus que nos acometem e que produzem a doença chamada contenda. Precisamos nos imunizar com a Palavra de Deus e buscar nela, com a ajuda do Espírtio Santo, a humildade, a longanimidade, a benignidade e bondade, a palavra que abençoa e o contentamento com aquilo que temos e somos, para podermos ter relacionamentos abençoados. Lembre-se prezado leitor das palavras de Jesus: “Bem-aventurados os pacificadores porque eles serão chamados filhos de Deus” (Mateus 5.9).

Analise, sob a iluminação do Espírito Santo, tua vida e procedimentos. Seja alguém que contribua com a harmonia, com a paz.  Agostinho, disse: “Muito mais do que simples ausência de guerra, a Paz define o estado do homem que vive em harmonia com Deus, consigo mesmo e com os outros”.  Não seja um agente da contenta porque a história nos ensina que basta uma pessoa para provocar uma crise, mas a preservação da paz requer o esforço de todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJA BEM-VINDO E BOA LEITURA!

Fico feliz em que você visite o Blog Conteúdo. Faço parte dessa comunidade de gente que gosta de escrever e expor o que escreve sem nenhum receio de ser lido e contestado. Fique a vontade nessa minha sala de leitura. Espero, sinceramente, que meus escritos ajudem você de alguma maneira, mas principalmente do ponto de vista espiritual. Se você quiser me ajudar ore por mim e peça a Deus que me mantenha firme na fé cristã. Se você não é um cristão como eu, eu gostaria de conhecer você e falar para você sobre minha fé. É só ir na seção dos comentários e fazer contato.

Um abraço.


FAMÍLIA.....

FAMÍLIA.....
O MAIOR PATRIMÔNIO DE UM HOMEM É SUA FAMÍLIA

FILHOS

FILHOS
QUERIDOS