quinta-feira, 15 de setembro de 2016

COMPANHIA PROTETORA (Série - Salmo 23)

“ Companhia protetora”

 “Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal nenhum, porque tu estás comigo; o teu bordão e o teu cajado me consolam”.


É importante que notemos o advérbio ainda com o qual se inicia esse versículo quatro do Salmo 23. É que nele o Rei Davi passa daquilo que vinha dizendo para aquilo que ele vai dizer. Nos versículos anteriores Davi afirma que Deus nos faz repousar em pastos verdejantes, nos leva para as águas de descanso, refrigera a nossa alma e nos guia pelas veredas da justiça por amor do seu nome. Agora ele afirma: Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte...” Nestas palavras Davi nos ensina que:

1. É possível passar por situações difíceis e até correr risco de morte, por mais que tenhamos Deus como nosso Pastor que nos sustenta e guia. Isso é possível!

São tolos aqueles que imaginam uma vida aqui, neste mundo de pecados e pecadores, neste ambiente onde o mal existe, livre de dores, conflitos, sofrimentos e até morte. Jó o grande servo de Deus experimentou a perda de todo o seu patrimônio, a morte de seus filhos, mas Deus disse a respeito dele: “...Porque ninguém há na terra semelhante a ele, homem íntegro e reto, temente a Deus e que se desvia do mal. Ele conserva a sua integridade,......”. (Jó 2.3) Nem o justo Jó, nem o próprio Cristo, filho de Deus, ainda que sem pecado, foram poupados de sofrer. Bem disse Agostinho, Bispo de Hipona: “Deus só teve um filho que não pecou, mas nenhum que não tenha sofrido”. Francisco Otaviano escreveu: “Quem passou pela vida em brancas nuvens. E em plácido repouso adormeceu. Quem não sentiu o fio da desgraça, quem passou pela vida e não sofreu. Foi espectro de homem, não foi homem. Só passou pela vida, não viveu”. Portanto, é bem possível que em nossa jornada, você e eu sejamos alcançados pela dor, pela tristeza, visitados pela tragédia.

A vida da poetisa e compositora Fanny Jane Crosby (1820-1915) é tão impressionante quanto à qualidade e quantidade de seus hinos. Ao todo são quase nove mil hinos que incentivam a mudança de vida de pecadores, encorajam cristãos e inspiram toda a humanidade até os dias de hoje. É difícil ficar passível diante da força das palavras do hino, cujo título original é: - À Deus Seja A  Glória. A beleza e o poder contidos nos versos desse hino surpreendem ainda mais por terem sido escritos por uma mulher que ficou cega com apenas seis semanas de vida. Sua vida foi a prova de que dificuldade alguma pode conter a unção de Deus, nem mesmo tirar o prazer de um dos servos. Em outro de seus mais famosos e belos cânticos, intitulado Segurança, ela escreveu: Vivo feliz,  pois sou de Jesus, e já desfruto o gozo da luz [...] Canta minha alma, canta ao Senhor, rende-lhe sempre ardente louvor. (Metodismo Vital – Internet).

É possível, mesmo tendo Deus como Pastor, viver uma dor aguda, andar pelo vale da sombra da morte. Isso é possível! Nossa vida não é apenas vivida em pastos verdejantes, nem descansamos sempre junto ás águas, mas também há momentos de infortúnio, de sofrimentos, de dores e abatimentos, de tristeza. A questão crucial não é como evitarmos esses momentos, pois muitos deles são inevitáveis, mas sim como reagir quando encaramos as vicissitudes desta vida aqui. É aqui que aprendemos com Davi que:

2. Para os momentos de sofrimentos e dores é preciso crer que o Bom Pastor não nos abandona.

 Davi afirma confiantemente: “...não temerei mal nenhum, porque tu estás comigo; o teu bordão e o teu cajado me consolam”.  Gosto muito das palavras que Deus disse a Josué quando esse era responsabilizado por dirigir Israel na conquista da Terra Prometida: em Josué 1:9: “Não to mandei eu? Sê forte e corajoso; não temas, nem te espantes, porque o SENHOR, teu Deus, é contigo por onde quer que andares”.  Deus nunca abandona seus filhos e mesmo quando estes erram e são, por isso, passíveis de disciplina, Deus demonstra estar perto corrigindo-os. Em Hebreus 12:6 lemos: “porque o Senhor corrige a quem ama e açoita a todo filho a quem recebe”. Por isso, o mesmo cajado que afugenta o lobo, açoita a ovelha que insiste em se afastar do rebanho. Isso tudo porque Deus, o Bom Pastor, está presente.

Se você está sofrendo porque pecou, errou, humilhe-se. 1 Pedro 5:6  diz: “Humilhai-vos, portanto, sob a poderosa mão de Deus, para que ele, em tempo oportuno, vos exalte,..”. Mas se você está sendo provado, como foi Jó, lembre-se de que Tiago disse que devemos perseverar nas provações e nos tornarmos, assim, em nada deficientes (Tiago 1.2-4). Mas se você está sofrendo por causa do seu testemunho Cristão (e muitos morreram por isso), lembre-se do que disse Jesus em João 16:33: “Estas coisas vos tenho dito para que tenhais paz em mim. No mundo, passais por aflições; mas tende bom ânimo; eu venci o mundo”.


Enfim, creia meu irmão e minha irmã que se pertencemos ao Rebanho de Deus, se somos ovelhas do seu Pastoreio, certamente iremos atravessar o vale da sombra da morte e do outro lado poderemos mais uma vez repousar em pastos verdejantes e descansar ouvindo o doce som das águas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJA BEM-VINDO E BOA LEITURA!

Fico feliz em que você visite o Blog Conteúdo. Faço parte dessa comunidade de gente que gosta de escrever e expor o que escreve sem nenhum receio de ser lido e contestado. Fique a vontade nessa minha sala de leitura. Espero, sinceramente, que meus escritos ajudem você de alguma maneira, mas principalmente do ponto de vista espiritual. Se você quiser me ajudar ore por mim e peça a Deus que me mantenha firme na fé cristã. Se você não é um cristão como eu, eu gostaria de conhecer você e falar para você sobre minha fé. É só ir na seção dos comentários e fazer contato.

Um abraço.


FAMÍLIA.....

FAMÍLIA.....
O MAIOR PATRIMÔNIO DE UM HOMEM É SUA FAMÍLIA

FILHOS

FILHOS
QUERIDOS