quinta-feira, 15 de setembro de 2016

CONDUÇÃO SEGURA PELO CAMINHO DA JUSTIÇA (Série Salmo 23)

“Condução segura pelo caminho da justiça”

 “Guia-me pelas veredas da justiça por amor do seu nome”.

O Deus Eterno oferece repouso, descanso e refrigério. Quem nEle crê e vive sob essa verdade, encontra a paz que cada um de nós almeja. Mas é preciso crer nisso e viver assim. O salmista declara: “Ele (Deus) me faz repousar em pastos verdejantes. Leva-me para junto das águas de descanso, refrigera-me a alma”. O nosso Deus é um Deus Provedor, Sustentador. Ele supre as nossas necessidades mais básicas, assim como alimenta os passarinhos e veste os lírios do campo.

Mas o salmista diz que o Bom Pastor que é Deus é também o nosso Guia. E Ele nos guia pelas veredas da justiça, por causa do seu nome (que é santo). Assim, nestas palavras aprendemos que nunca estamos sozinhos, pelo contrário, temos um Deus que dirige os nossos passos. Com estas palavras aprendemos que:

1.     É O SENHOR QUEM GUIA.: Ele vai à nossa frente (aquele que quiser vir após mim, disse Jesus). Devemos abandonar toda postura de auto-suficiência e crer naquilo que Davi disse, ou seja: Deus é quem nos sustenta, mantém, proporciona o refrigério que a alma humana tanto deseja encontrar. Em Provérbios 14:12 “Há caminho que ao homem parece direito, mas ao cabo dá em caminhos de morte”. Não precisamos nos desesperas, mas sim descansar no Senhor, crer que dirige os nossos passos a cada dia. Em Isaías 48:17 lemos: “Assim diz o SENHOR, o teu Redentor, o Santo de Israel: Eu sou o SENHOR, o teu Deus, que te ensina o que é útil e te guia pelo caminho em que deves andar”.

2.     O CAMINHO PELO QUAL DEUS NOS LEVA, É ESTREITO: Uma vereda é um caminho estreito. Mas precisamos entender que a Porta e o Caminho que nos conduzem à vida são apertados e estreitos, e por outro lado a porta e o caminho largos são aqueles que nos distanciam de Deus e quanto mais longe de Deus, mais trevas, mais ignorância, mais inferno. São essas coisas que geram a depressão espiritual, a insônia, o medo, a gastrite nervosa, a hipertensão essencial. Se por um lado o caminho é estreito, por outro lado ele é saudável, seguro, porque Deus está à nossa frente nos conduzindo. Isso é maravilhoso!

3.     O CAMINHO ESTREITO É UM CAMINHO DE JUSTIÇA: O Salmista faz uma declaração de indubitável valor moral. Ele diz que esse pastor que é Deus, o guia pelas veredas da justiça (retidão).  Portanto, para Davi, Deus não é apenas aquele que supre as suas necessidades básicas, mas é também aquele que o faz ir pelo melhor caminho, ou seja, é aquele que mostra como devemos pensar, sentir, e viver de uma forma moralmente reta. A paz na alma depende, também, dos caminhos por onde andamos. Em outras palavras quem anda por caminhos que agradam a Deus, encontra a tranqüilidade que a alma tanto deseja. Por isso mesmo Davi escreveu: “Bem-aventurados os que trilham caminhos retos, e andam na lei do Senhor”. (Salmo 119.1) Há um clássico exemplo bíblico que nos ajuda a compreender isso. Trata-se do profeta Jonas. Deus o comissionou para ir  pregar em Nínive, capital da Assíria. Jonas entretanto desobedeceu e ao invés de ir para Nínive, tomou um barco para Társis. Jonas dormia, deprimido, no porão daquele navio, enquanto o mesmo era açoitado por uma tempestade. Nem a tempestade foi suficiente para acordar Jonas de sua depressão. Assim acontece com gente que prefere confiar em seus próprios recursos e anda pelos caminhos do orgulho, da soberba, ou seja, acumulam tantas frustrações e infortúnios que acabam por se tornar prisioneiros das doenças psíquicas.

4.     DEUS NOS GUIA PELOS CAMINHOS DA JUSTIÇA POR AMOR DO SEU NOME: O nome de Deus é santo. Por isso, por amor ao seu santo nome, Deus nos guia pelos caminhos da santidade. Para podermos ter comunhão com um Deus Santo e desfrutarmos das bênçãos que Ele tem para nós, é preciso que nos santifiquemos. A cura de muitas enfermidades no corpo advém de uma postura psicológica correta. Sentimentos de culpa por causa do pecado, desobediência a Deus, impenitência quanto a perdoar aqueles que nos ofendem, tantas outras atitudes reprovadas por Deus, só nos causam enfermidades. Mais uma vez podemos ouvir em Provérbios 16:17 “O caminho dos retos é desviar-se do mal; o que guarda o seu caminho preserva a sua alma”.

O caminho da saúde mental passa pelo compromisso inadiável de uma vida santificada. É verdade que este caminho é estreito. Como vimos trata-se de uma vereda. Deus é o nosso Guia e Protetor. Quando cremos nisso e passamos a viver por isso, deixamos de lado temores e tremores. Prezados irmãos: só poderemos gozar saúde de verdade quando passarmos a crer e viver na dependência de Deus, pois é ele quem nos guia. Parece que foi esse tipo de atitude que fez de José um vencedor, parece que foi esse tipo de atitude que fez de Davi um vitorioso em todas as suas batalhas.

Cristãos, não nos esqueçamos que Israel ficou prostrado no deserto por quarenta anos por causa de sua incredulidade, mas mesmo assim Deus os conduziu, os guiou até a Terra Prometida, suprindo todas as suas necessidades. Tenha certeza de que ele fará isso com cada um de seus eleitos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJA BEM-VINDO E BOA LEITURA!

Fico feliz em que você visite o Blog Conteúdo. Faço parte dessa comunidade de gente que gosta de escrever e expor o que escreve sem nenhum receio de ser lido e contestado. Fique a vontade nessa minha sala de leitura. Espero, sinceramente, que meus escritos ajudem você de alguma maneira, mas principalmente do ponto de vista espiritual. Se você quiser me ajudar ore por mim e peça a Deus que me mantenha firme na fé cristã. Se você não é um cristão como eu, eu gostaria de conhecer você e falar para você sobre minha fé. É só ir na seção dos comentários e fazer contato.

Um abraço.


FAMÍLIA.....

FAMÍLIA.....
O MAIOR PATRIMÔNIO DE UM HOMEM É SUA FAMÍLIA

FILHOS

FILHOS
QUERIDOS