quinta-feira, 15 de setembro de 2016

O TESOURO

O TESOURO
“O que você considera importante nessa vida? É nisso que está o teu coração”. Maurão

Jesus falou sobre o coração de uma forma singular, como ninguém mais. Ele disse que onde estiver nosso tesouro, aí estará nosso coração, por exemplo. Então nesse caso, resta-nos saber qual é o nosso tesouro porque, onde ele estiver, aí estará o nosso coração. Seria algo terrível, se descobríssemos que nosso tesouro, na verdade não passa de quinquilharias, não é verdade? Sim, terrível, porque isso implica em que nosso coração repousa em coisas banais ao invés de estar em coisas que realmente valem a pena.

Já tenho muitas voltas pelo quarteirão da vida. E nessa minha jornada, tenho me deparado com situações nas quais eu mesmo me pergunto: Será que vale a pena? Será que todo esse meu esforço, essa minha dedicação, esse meu empenho, estão sendo gastos em coisas que são realmente valorosas, ou estou andando em círculo, tentando preencher um vazio existencial que todos nós um dia possuímos?

A Bíblia está repleta de gente que tentou preencher esse vazio. Zaqueu, Maria Madalena, a Mulher Samaritana, O Jovem Rico, os dois discípulos a caminho de Emaús, o Apóstolo Paulo, Judas Iscariotes, por exemplo. Todos, de uma ou de outra forma, buscaram preencher o vazio existencial com bem materiais, com religião ou em coleções de relacionamentos amorosos. Estes foram seus tesouros e nessas coisas eles colocaram seu coração. Mas eis que cada um deles se viu diante de uma realidade que surpreende a cada um de nós, ou seja, quando colocamos nosso coração em quinquilharias, a frustração se torna cruel realidade.

Não tenho nada contra a intelectualidade, mas se alguém pensa que ela é tesouro e por isso põe nela o seu coração, haverá de se deparar com uma profunda tristeza e depressão psicológicas, quando descobrir que ainda falta alguma coisa. Quando o coração está no tesouro errado, a alma denuncia, dá uma grita, declara no silêncio da consciência, e somente os humildes podem pegar o caminho de volta.

Se alguém é tolo o suficiente para se enganar, imaginando que a proeminência, a fama, o reconhecimento e a glória humana, são tesouros, e para alcançar isso investe tudo que é e tem, irá se deparar com a tristeza, ao ver que, quando as luzes se apagam, a audiência se retira, o que resta é a frustração e a solidão ainda que estejamos rodeados de muita gente. Elvis Presley não suportou tamanha agonia e insatisfação.

Jesus disse: “..de que adiantará ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma?”. (Mateus 16.26). Nada há nesse mundo, que possa ser nosso tesouro, nossa alegria e prazer, com a maravilhosa exceção de Cristo Jesus. Ele é o Lírio dos Vales, a Estrela da Manhã, Nossa Esperança e Nossa Alegria, Nosso Tesouro onde nosso coração deve repousar. Bem disse Agostinho, Bispo de Hipona: “...nos criastes para Vós, e o nosso coração vive inquieto, enquanto não repousa em Vós”. (Confissões)

Devemos fazer uma avaliação sincera: Qual é o nosso tesouro? Nosso emprego? Nossa família? Nossos bens? Nosso progresso intelectual? Nosso status quo? Sim, devemos fazer essa avaliação, porque onde estiver nosso tesouro aí estará nosso coração.

O coração realmente convertido sente prazer em Deus, porque Deus é o seu tesouro, seu bem maior. Lembre-se da parábola daquele homem que encontrou um tesouro no campo. Ele vendeu tudo o que tinha para poder comprar aquele campo onde estava o tesouro.

Prezado leitor, abandone qualquer outra intenção; se Cristo não for seu tesouro, você perdeu seu coração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJA BEM-VINDO E BOA LEITURA!

Fico feliz em que você visite o Blog Conteúdo. Faço parte dessa comunidade de gente que gosta de escrever e expor o que escreve sem nenhum receio de ser lido e contestado. Fique a vontade nessa minha sala de leitura. Espero, sinceramente, que meus escritos ajudem você de alguma maneira, mas principalmente do ponto de vista espiritual. Se você quiser me ajudar ore por mim e peça a Deus que me mantenha firme na fé cristã. Se você não é um cristão como eu, eu gostaria de conhecer você e falar para você sobre minha fé. É só ir na seção dos comentários e fazer contato.

Um abraço.


FAMÍLIA.....

FAMÍLIA.....
O MAIOR PATRIMÔNIO DE UM HOMEM É SUA FAMÍLIA

FILHOS

FILHOS
QUERIDOS