sábado, 29 de outubro de 2016

A ATITUDE DA IGREJA.


(Romanos 12.1-2) 
“Que nosso corpo seja santo, separado para Deus e totalmente consagrado”.
Rev. Mauro Sergio Aiello
  
       Na epístola aos romanos Paulo expõe de forma magistral aquilo que Deus fez em prol dos seus escolhidos (eleitos) nos onze (11) primeiros capítulos. O apóstolo dos gentios discorre sobre a universalidade do pecado mostrando que, quando a questão é o pecado, não há distinção de raça, tribo ou nação; fala também da fé, da graça, da justificação, da eleição, da adoção. Tudo isso, e muito mais, você encontra nos onze primeiros capítulos de romanos.  A partir do capítulo 12 Paulo discorre sobre aspectos práticos da vida cristã como atos de retribuição a tudo que Deus havia feito por seus escolhidos. Então começa dizendo: “Rogo-vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus, que apresenteis o vosso corpo por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus”.(Romanos 12:1-2)

       Como resposta a tudo aquilo que Deus fez pelos eleitos, Paulo diz que devemos apresentar nosso corpo por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. Em outras palavras, Paulo afirma que nossa vida deve ser um sacrifício vivo (diferente dos sacrifícios mortos da antiga dispensação), santo (diferente dos sacrifícios impuros da antiga dispensação) e agradável (diferente dos sacrifícios sanguinolentos da antiga dispensação). Este é o verdadeiro culto que podemos oferecer a Deus. O culto verdadeiro não se restringe apenas ao momento em que nos reunimos no Templo em um horário limitado, mas é aquele no qual o cristão  vê o mundo inteiro como o Templo do Deus vivo.

       Há algo mais no texto de Romanos 12.1-2 para o qual chamo sua especial atenção. Paulo afirma que o cristão não deve amoldar-se a este século (mundo), mas deve ter uma atitude mental submetida ao Espírito Santo de tal forma que ele possa experimentar qual é a boa, verdadeira e perfeita vontade de Deus para a sua vida. Essa renovação (mudança de caráter) da nossa mente só é possível pela ação do Espírito Santo em nós (ainda que Paulo não diga isso aqui de forma explícita). Em outra passagem bíblica Paulo diz: “Ora, nós não temos recebido o espírito do mundo, e sim o Espírito que vem de Deus, para que conheçamos o que por Deus nos foi dado gratuitamente.” (1 Coríntios 2:12 RA) Há um adágio popular que diz: Mente sã, corpo são.

       Portanto, prezado leitor, devemos entender de forma clara qual deve ser a atitude da Igreja em relação a este mundo que nos rodeia. Somos nós que devemos influenciar o mundo e não o contrário. Essa influencia deve vir como conseqüência natural do fato de oferecermos o nosso corpos como instrumento por meio do qual Deus seja glorificado e honrado e isso só se torna possível a partir do momento em que nossa mente é renovada e submetida a ação do Espírito Santo expressa de forma clara na Palavra de Deus.

       A Igreja tem uma mensagem para o mundo. A Igreja deve ser a consciência do estado. A Igreja não deve ser pusilânime, indiferente. A igreja tem a responsabilidade de ser o sal que salga a terra e a luz que ilumina o mundo. D. A. Chaves disse certa vez: “A Igreja procura proclamar a fé cristã por meio da palavra e da ação, pois o cristianismo vem ao mundo como mensagem e movimento”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJA BEM-VINDO E BOA LEITURA!

Fico feliz em que você visite o Blog Conteúdo. Faço parte dessa comunidade de gente que gosta de escrever e expor o que escreve sem nenhum receio de ser lido e contestado. Fique a vontade nessa minha sala de leitura. Espero, sinceramente, que meus escritos ajudem você de alguma maneira, mas principalmente do ponto de vista espiritual. Se você quiser me ajudar ore por mim e peça a Deus que me mantenha firme na fé cristã. Se você não é um cristão como eu, eu gostaria de conhecer você e falar para você sobre minha fé. É só ir na seção dos comentários e fazer contato.

Um abraço.


FAMÍLIA.....

FAMÍLIA.....
O MAIOR PATRIMÔNIO DE UM HOMEM É SUA FAMÍLIA

FILHOS

FILHOS
QUERIDOS