domingo, 16 de outubro de 2016

A COMEÇAR EM MIM...

A COMEÇAR EM MIM...
(Lucas 10.25-37)

“Na Parábola do Bom Samaritano Jesus nos ensina que não devemos perguntar: - Quem é meu próximo? A pergunta a ser feita é: - De quem eu serei próximo? Bem, a resposta é mesmo óbvia – Todos”.
Rev. Mauro Sergio Aiello.

Não sei quantos já assistiram ao instrutivo filme intitulado “Patch Adams”, que conta a história real de um estudante de medicina que inaugurou um novo jeito de tratar os pacientes. Na verdade, Patch Adams simplesmente demonstrava se importar com seu paciente. Para ele, seu paciente não era mais um nome na prancheta onde se registra o nome do doente e os procedimentos médicos adotados. O paciente, na ótica de Patch Adams, era um ser humano que atravessava um momento melindroso de dor e, em muitos casos, de isolamento.

Outro nome de destaque na medicina é William Osler. Seu livro – Princípios e Prática da Medicina – influenciou médicos por um período de 40 anos em todos os países de língua inglesa. John C. Maxwell escreveu em seu livro (As 21 Indispensáveis Qualidades de Um Líder – pág. 98) – aquilo que Osler certa vez disse aos seus alunos:

“Existe um forte sentimento entre as pessoas – vejam nos jornais – de que nós, médicos, nos dedicamos exclusivamente à ciência; de que nos importamos mais com a doença e seus aspectos científicos do que com os indivíduos... Insisto em que vocês, ao praticarem a medicina se importem com os pacientes especialmente como indivíduos... Como lidamos com a pobre humanidade sofredora, vemos o ser humano sem máscara, exposto em toda a sua fragilidade e fraqueza. É preciso que vocês mantenham o coração doce e terno ou então terão um desprezo grande demais por seus semelhantes”.

          Somente quando olhamos para os outros como nossos semelhantes, pessoas dignas de nossa atenção, carinho e amizade, é que podemos ter um bom relacionamento com elas. Se você se relacionar bem com as pessoas, elas se relacionarão bem com você.  Mas isso tem que começar em você! Queremos deixar aqui alguns princípios que consideramos importantes quanto a esta questão.


1.             Veja no outro, o ser humano que você é.

          Entenda que ele também, como você, possui limitações, necessidades, carências, e precisa de compreensão. Quando você critica leviana e apressadamente uma pessoa, você está atraindo juízo sobre si mesmo. Lembre-se do enunciado bíblico que diz: “Aquele, pois, que pensa estar em pé veja que não caia”. I Cor. 10.12.

2.             Esteja disposto a dar mais do que receber.

          Interessar-se pelas pessoas pensando naquilo que você pode receber de volta é egoísmo. Interesse-se pelo que as pessoas são, não pelo que elas têm. Não use as pessoas como se elas fossem coisas. As pessoas são indivíduos, seres humanos que carecem de atenção e respeito. Como é que você se sente quando percebe que estão te usando? Você fará mais amigos em duas semanas demonstrando interesse pelas pessoas, do que faria em dois anos tentando fazer com que as pessoas se interessassem por você.

3.             Um relacionamento é como uma casa que construímos.

          Não se começa uma casa pelo telhado. Nosso relacionamento vai se tornando melhor à medida que vamos conhecendo o outro e nos dando a conhecer. Não se fundamenta um relacionamento com as pessoas, baseado naquilo que ouvimos falar sobre elas, mas sim em nosso empirismo, em nossa experiência de convívio. Quantas vezes somos levados a concluir que estávamos errados em não nos relacionarmos com algumas pessoas só porque demos ouvido ao que outros diziam a respeito delas, e depois constatamos, por experiência própria, que não era bem assim?

          O romancista francês Honoré de Balzac era um profundo observador da natureza humana. Ele procurou captar um quadro completo da civilização moderna em sua obra A Comédia Humana. Certa vez observou: “Não há empecilho maior ao bom relacionamento com os outros, do que estar de mal consigo mesmo”. 


          Mente sã, corpo são, relacionamentos em dia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJA BEM-VINDO E BOA LEITURA!

Fico feliz em que você visite o Blog Conteúdo. Faço parte dessa comunidade de gente que gosta de escrever e expor o que escreve sem nenhum receio de ser lido e contestado. Fique a vontade nessa minha sala de leitura. Espero, sinceramente, que meus escritos ajudem você de alguma maneira, mas principalmente do ponto de vista espiritual. Se você quiser me ajudar ore por mim e peça a Deus que me mantenha firme na fé cristã. Se você não é um cristão como eu, eu gostaria de conhecer você e falar para você sobre minha fé. É só ir na seção dos comentários e fazer contato.

Um abraço.


FAMÍLIA.....

FAMÍLIA.....
O MAIOR PATRIMÔNIO DE UM HOMEM É SUA FAMÍLIA

FILHOS

FILHOS
QUERIDOS