sábado, 29 de outubro de 2016

A DUPLA RESPONSABILIDADE DA IGREJA CRISTÃ.

(Tito 2.11-12) 
“Evangelizar e Edificar. Edificar e Evangelizar.....sempre sem parar”.
Rev. Mauro Sergio Aiello

Você já ouviu falar em falsa antítese? Bem, se nunca ouviu quero lhe dizer que uma falsa antítese é um equívoco que acontece quando julgamos dois assuntos como absolutamente opostos. Um exemplo clássico a esse respeito é o conceito de que na antiga dispensação o povo de Deus vivia sob a dispensação da lei e que hoje vivemos sob a dispensação da graça de tal forma que uma anula a outra. De fato os santos do Antigo Testamento foram salvos pela graça assim como nós, mas nós também, assim como eles, temos muito a ver com a lei de Deus.

       Outro equívoco lamentável é imaginar que a única tarefa da Igreja é evangelizar o mundo, deixando de lado a questão da edificação, ou vice-versa. Cremos que a Igreja de Cristo deve observar esses dois ministérios com critério e profunda dedicação.  A Igreja tem dupla e simultânea responsabilidade, ou seja, devemos nos preocupar com os de dentro e também com os que são de fora.

       RESPONSABILIDADE COM OS DE DENTRO:

A Igreja deve procurar com zelo e disciplina, doutrinar, ensinar e edificar seus membros para poder fazer deles, crentes cujas vidas reflitam em seus menores detalhes a pessoa de Cristo Jesus o Redentor. Paulo escrevendo sua carta a Tito diz: “Porquanto a graça de Deus se manifestou salvadora a todos os homens, educando-nos para que, renegadas a impiedade e as paixões mundanas, vivamos, no presente século, sensata, justa e piedosamente”. (Tito 2:11-12).

Devemos nos lembrar igualmente, que a Igreja de Jerusalém (Atos 2.42-47) possuía um perfil interessante que era o ensino e a firmeza doutrinária. Portanto, é preciso que busquemos constante e ininterruptamente, o crescimento e a edificação espirituais que são possíveis somente quando nos apropriamos devidamente da Palavra de Deus.

       RESPONSABILIDADE COM OS DE FORA:

Não é a Igreja que salva, mas é ela que deve levar a mensagem de que Cristo veio ao mundo para salvar os pecadores. A Igreja adora a Deus de forma completa e plena somente quando cumpre com a Grande Comissão (Mateus 28.18-20). O campo é o mundo e a semente a ser semeada e a Palavra de Deus. Quanto mais semeamos, mas colhemos, é uma relação de causa e efeito perfeitamente aplicável.

       Seria de bom tom se pudéssemos olhar para trás e perguntar a nós mesmos o quanto crescemos no conhecimento da Palavra de Deus e no conhecimento de Deus, ao longo dos anos desde nossa conversão. Seria também igualmente útil se pudéssemos olhar para trás e ver quantas pessoas alcançamos para Cristo, durante esse tempo.

       Com toda certeza essas duas responsabilidades estarão presentes no ano que se aproxima – Edificação e Evangelização. Faça dessas palavras o tema de sua vida. Na primeira refinamos nosso caráter como cristãos e na segunda proclamamos as virtudes daquele que nos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz.

       Prezado leitor, diga a você mesmo: - Esforçar-me-ei para crescer mais espiritualmente de tal forma, que serei uma fonte a jorrar para a vida eterna.

Um comentário:

  1. A graça de Deus nos salva, pois não importa quanto na sua vida vc cumpriu a lei, nunca seremos justificados sem a graça de Deus, pois somos pecadores e sempre há pecado para nos condenar. Perfeito só Cristo. Mas a lei não é inutil, cumprimos a lei de Deus em honra e adoração a Ele.

    Ps.Pastor, tem umas datas erradas no texto.

    ResponderExcluir

SEJA BEM-VINDO E BOA LEITURA!

Fico feliz em que você visite o Blog Conteúdo. Faço parte dessa comunidade de gente que gosta de escrever e expor o que escreve sem nenhum receio de ser lido e contestado. Fique a vontade nessa minha sala de leitura. Espero, sinceramente, que meus escritos ajudem você de alguma maneira, mas principalmente do ponto de vista espiritual. Se você quiser me ajudar ore por mim e peça a Deus que me mantenha firme na fé cristã. Se você não é um cristão como eu, eu gostaria de conhecer você e falar para você sobre minha fé. É só ir na seção dos comentários e fazer contato.

Um abraço.


FAMÍLIA.....

FAMÍLIA.....
O MAIOR PATRIMÔNIO DE UM HOMEM É SUA FAMÍLIA

FILHOS

FILHOS
QUERIDOS