domingo, 16 de outubro de 2016

A EXCELÊNCIA!

A EXCELÊNCIA
(Hebreus 12.1-3)

“Para sermos excelentes é preciso seguir o exemplo do mais excelente de todos os homens: Jesus”.
Rev. Mauro Sergio Aiello

            Estamos bem próximos do final de mais um ano. Lemos nas Escrituras Sagradas que Deus é eterno, ou seja, Ele está acima de qualquer ideia sobre o tempo. Tempo é uma coisa humana. Você e eu contamos o tempo por uma série de razões. Uma delas é por que podemos parar para avaliar aquilo que aconteceu no tempo que passou e o que podemos fazer com as experiências colhidas, no tempo que temos pela frente, de tal forma, que possamos ser excelentes.

          Creio sinceramente que, tanto você quanto eu, desejamos a excelência naquilo que desejamos fazer. A questão não é ser o melhor, mas sim ser excelente. Nem todos conseguem ser os melhores, mas todos podem e devem ser excelentes. Nas Olimpíadas, por exemplo, nem todos os competidores conseguem a medalha de ouro, mas todos devem procurar a excelência na competição. Eu me lembro daquela cena extraordinária numa dessas Olimpíadas em que uma competidora chegou por último, se arrastando e tendo que ser amparada pelos fiscais ao ultrapassar a linha final. Foi mais aplaudida que a vencedora. Por quê? Simplesmente porque foi uma excelente competidora.

          Para que possamos ser excelentes é preciso que tenhamos um objetivo, um alvo, um horizonte. Quem sai sem saber para onde ir, já está perdido mesmo antes de sair. Quais são os seus objetivos para o próximo, ou próximos anos? Quem não tem objetivos vive ao sabor do vento, assim como um barco sem leme. Você precisa ter objetivos e planejar cada atitude, fazer um roteiro, adotar um método que o ajude a chegar lá. Jesus tinha um objetivo: dar sua vida preciosa em prol dos eleitos de Deus Pai. Ele sabia disso e não se esquivou de sua parte na obra redentora mesmo sabendo das dores e sofrimentos pelos quais haveria de passar (Mateus 16.21)

          Para que possamos ser excelentes é preciso que sejamos humildes. O orgulho é uma porta fechada pela qual o conhecimento não pode passar. O orgulhoso pensa que já sabe tudo e por isso nunca está disposto a aprender algo mais. Não podemos ser excelentes se não formos humildes. A humildade faz parte da excelência. Jesus foi excelente e demonstrou de forma clara e inequívoca que era humilde. Quem obtém uma grande vitória e não é humilde, na verdade não foi nada excelente porque a maior de todas as vitórias é a superação do próprio eu. Paulo escrevendo aos Romanos se expressa assim: Porque, pela graça que me foi dada, digo a cada um de vós que não pense de si mesmo além do que convém; antes, pense com moderação, segundo a medida da fé que Deus repartiu a cada um”.( Romanos 12.3)

          Para que possamos ser excelentes é preciso que sejamos disciplinados. Um dia ouvi um sermão pregado pelo Pastor Ricardo Gondim, no qual ele contou uma sua experiência quando praticava natação. Disse ele que nas últimas braçadas é que ocorre o sprint final, é quando o competidor dá tudo de si em busca da vitória. Durante um treino, quando ele tinha que dar o sprint final, pensou em desistir. Seu treinador então disse: - Pare. É isso mesmo que os medíocres fazem.

A excelência exige disciplina, firmeza de propósito, sacrifício, abnegação. Refiro-me, novamente, àquela competidora da Olimpíada. Ela estava desidratada, com distensão muscular em uma das pernas, a maioria das outras competidoras já a havia ultrapassado, mas ninguém foi notado e aplaudido como ela que, mesmo diante dessas circunstâncias, continuou e ultrapassou a linha de chegada. Jesus foi disciplinado. Ao lermos os evangelhos observamos que cada passo era dado com critério e sempre visando um propósito.

          Quais sãos seus objetivos para os próximos 365 dias que se aproximam? Sente-se, busque a Deus em oração, peça a Ele que o oriente neste sentido. Analise cada área de sua vida (familiar, profissional, religiosa, lazer, etc...). Cada uma delas precisa ser desenvolvida e em cada uma delas você precisa buscar a excelência.


          Que o PRÓXIMO ano seja um ano excelente para você, meu caro leitor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJA BEM-VINDO E BOA LEITURA!

Fico feliz em que você visite o Blog Conteúdo. Faço parte dessa comunidade de gente que gosta de escrever e expor o que escreve sem nenhum receio de ser lido e contestado. Fique a vontade nessa minha sala de leitura. Espero, sinceramente, que meus escritos ajudem você de alguma maneira, mas principalmente do ponto de vista espiritual. Se você quiser me ajudar ore por mim e peça a Deus que me mantenha firme na fé cristã. Se você não é um cristão como eu, eu gostaria de conhecer você e falar para você sobre minha fé. É só ir na seção dos comentários e fazer contato.

Um abraço.


FAMÍLIA.....

FAMÍLIA.....
O MAIOR PATRIMÔNIO DE UM HOMEM É SUA FAMÍLIA

FILHOS

FILHOS
QUERIDOS