terça-feira, 18 de outubro de 2016

A LUTA CONTRA A CONSCIÊNCIA

A LUTA CONTRA A CONSCIÊNCIA
(Oséias 6.3 – Isaías 1.3)

“Não adianta se esconder. Deus criou uma coisa a que chamamos consciência e ela sempre nos encontra.”
Rev. Mauro Sergio Aiello

De todas as batalhas que o ser humano pode travar, sem dúvida nenhuma, a mais difícil é aquela empreendida contra a consciência. Saber o que é certo e preferir aquilo que é errado é uma tragédia por si só (Romanos 7). A situação se agrava ainda mais quando pensamos nas conseqüências desses atos errados.

Paulo afirma em Romanos 1.18-27 que o homem tinha, desde o princípio, o conhecimento de Deus. Nesse texto, mais especificamente no versículo 21, Paulo diz: “...porquanto, tendo o conhecimento de Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças; se tornaram nulos em seus próprios raciocínios, obscurecendo-se-lhes o coração insensato.” Ter o conhecimento de Deus, e negligenciá-lo é emburrecer, embrutecer, é preferir as trevas ao invés da luz, é deixar de raciocinar com lógica e bom senso.

Conhecer Deus e fazer de conta que Ele não existe, é a mais dura batalha que podemos empreender contra nossa consciência. Adquirir conhecimento na área das ciências humanas, exatas e naturais é algo que proporciona a todos nós, queridos leitores, um certo nível de prazer, bem-estar, comodidade. Todavia, o mais importante conhecimento que devemos considerar e desenvolver, certamente é o conhecimento de Deus. Aliás, permita-me colocar dessa maneira: “O conhecimento de Deus é a base, o fundamento de todos os demais níveis de conhecimento, e é aquele que dá sentido e razão a qualquer conquista na área do saber”. Quanto mais sabemos de Deus, mais sentido e valor terão todos os demais conhecimentos auferidos nessa vida aqui. Sem esse conhecimento, vivemos como que correndo atrás do vento, como que querendo lutar e derrotar nossa própria sombra. Sem o conhecimento de Deus, nossa vida fica sem sentido, vazia, sem graça.

John Locke, filósofo e cientista, afirmou que o homem nasce como uma tábula rasa, o que equivale dizer em outras palavras que o homem nasce sem nenhum tipo de conhecimento. Entretanto, isso não é verdade. A consciência de que existe um Deus é inata no homem. Ele sabe e sente que isso é verdade. Ele observa todas as coisas ao seu redor e sua consciência apela ao seu coração procurando mostrar-lhe que há um ser que criou todas essas coisas e as fez perfeitas. Lutar contra isso é tolice.

Lutar contra a consciência é a mais cansativa e ingloriosa batalha que o ser humano pode empreender. O Proverbista coloca essa verdade de uma forma, no mínimo, interessante: Ele diz: “O temor de Deus é o princípio do saber, mas os loucos desprezam a sabedoria e o ensino” (Provérbios 1.7). Por que será que o ser humano continua a lutar contra sua consciência? Por que será que o ser humano prefere crer em si mesmo e em suas descobertas?

Ah! Prezado leitor(a): que bom se pudéssemos afirmar com toda convicção e certeza de alma aquilo que disse Jô, ao declarar: “Bem sei que tudo podes e que nenhum de teus planos pode ser frustrado. Eu te conhecia só de ouvir falar, mas agora os meus olhos te vêem. Por isso, me abomino e me arrependo no pó e na cinza” (Jó 42.2,5).

 Portanto; “Conheçamos e prossigamos em conhecer a Deus....” (Oseias 6.3 ) e façamos de nossa consciência um ambiente onde Deus é glorificado e seu nome honrado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJA BEM-VINDO E BOA LEITURA!

Fico feliz em que você visite o Blog Conteúdo. Faço parte dessa comunidade de gente que gosta de escrever e expor o que escreve sem nenhum receio de ser lido e contestado. Fique a vontade nessa minha sala de leitura. Espero, sinceramente, que meus escritos ajudem você de alguma maneira, mas principalmente do ponto de vista espiritual. Se você quiser me ajudar ore por mim e peça a Deus que me mantenha firme na fé cristã. Se você não é um cristão como eu, eu gostaria de conhecer você e falar para você sobre minha fé. É só ir na seção dos comentários e fazer contato.

Um abraço.


FAMÍLIA.....

FAMÍLIA.....
O MAIOR PATRIMÔNIO DE UM HOMEM É SUA FAMÍLIA

FILHOS

FILHOS
QUERIDOS