terça-feira, 18 de outubro de 2016

ANDANDO SOB A LUZ DO DIA

ANDANDO SOB A LUZ DO DIA
(1João 1.5-10)

“Disse Deus: Haja luz e ouve luz....que ela brilhe constate e ininterruptamente no rosto do cristão”.
Rev. Mauro Sergio Aiello

“Ora, a mensagem que, da parte dele, temos ouvido e vos anunciamos é esta: que Deus é luz, e não há nele treva nenhuma. Se dissermos que mantemos comunhão com ele e andarmos nas trevas, mentimos e não praticamos a verdade. Se, porém, andarmos na luz, como ele está na luz, mantemos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado. Se dissermos que não temos pecado nenhum, a nós mesmos nos enganamos, e a verdade não está em nós. Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça. Se dissermos que não temos cometido pecado, fazemo-lo mentiroso, e a sua palavra não está em nós.”

Disse Deus: Haja luz; e houve luz.
E viu Deus que a luz era boa; e fez separação entre a luz e as trevas.  Gn 1.3-4

O povo que jazia em trevas viu grande luz, e aos que viviam na região e sombra da morte resplandeceu-lhes a luz.  Mateus 4.16

Vós sois a luz do mundo. Não se pode esconder a cidade edificada sobre um monte. Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus. Mateus 5.14,16

O QUE É LUZ?

          Tecnicamente falando: Luz é a radiação eletromagnética, capaz de provocar sensação visual num observador normal. Transporta uma energia chamada energia radiante, que é capaz de sensibilizar as células de nossa retina e provocar a sensação de visão.

Em 1879, Thomas Alva Edison obteve êxito ao projetar uma lâmpada elétrica - uma forma barata e de pequenas dimensões de se utilizar a eletricidade para produzir luz. Antes do seu trabalho, a luz a gás era usada nas residências e nas ruas da cidade. Representavam um risco de incêndio e também continham venenos perigosos.

          Não podemos deixar de admitir a importância da luz para cada um de nós. Às vezes eu fico imaginando como deve ser a existência de alguém que está privado de ver as belezas que Deus criou. Como deve ser difícil uma existência sem a acuidade visual.

          Uma das especialidades de Jesus era devolver a visão aos cegos.

A vida sem Jesus é uma vida de trevas, de ignorância, de engano, de alegria passageira e efêmera, uma existência cheia de ilusões. O apóstolo Paulo, antes de sua conversão, era um homem admirável por sua religiosidade e zelo. Na carta aos irmãos de Filipos, falando sobre sua existência sem Cristo, ele se expressou nos seguintes termos: “Bem que eu poderia confiar também na carne. Se qualquer outro pensa que pode confiar na carne, eu ainda mais: circuncidado ao oitavo dia, da linhagem de Israel, da tribo de Benjamim, hebreu de hebreus; quanto à lei, fariseu, quanto ao zelo, perseguidor da igreja; quanto à justiça que há na lei, irrepreensível. Mas o que, para mim, era lucro, isto considerei perda por causa de Cristo”. (Filipenses 3:4-7)

Há uma grande diferença entre aquela existência antes de Jesus ter chegado em nossas vidas e a vida em Jesus. Ao escrever aos Coríntios, Paulo procura mostrar que “..., se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas.” (2 Coríntios 5:17) É claro que as coisas antigas aqui, são aquelas que ofendem a santidade de Deus, coisas que Deus reprova. O apóstolo dos gentios deixa claro que todo homem ou mulher que afirma ter nascido de novo deve viver uma vida de compromisso com a santificação, evitando os pecados tão facilmente praticados outrora.

Essa nova vida precisa ser vivida potencialmente, pois ela se constituirá em um testemunho eficaz ao mundo a respeito do nosso Senhor e Salvador Jesus. Lembre-se que a lâmpada não fala, ela brilha. Assim deve ser o cristão, uma luz brilhando, ofuscando as trevas e mostrando aos outros qual o Caminho que conduz até Deus (João 14.6). O Cristão é a Luz do Mundo, e isso quem disse foi o próprio Senhor Jesus. Essa declaração tem a ver com nosso estilo de vida, com nossos valores em sua plenitude (crente de domingo é uma contradição). Gosto muito de uma ilustração escrita por Marilyn McAuley, que li no livro Histórias Para o Coração, e transcrevo aqui:

“Quando era moço, o acendedor de lampiões levava uma vida difícil, instável. Alguns anos depois de ele se tornar um cristão, um ex-amigo passou a ridicularizá-lo por seu novo estilo de vida. O acendedor de lampiões lhe disse, certo dia:

- Existe apenas uma explicação que eu posso dar: quando sigo pela rua apagando os lampiões, olho para trás e vejo tudo escuro.  É assim que eu era antes de conhecer Cristo. Porém, quando continuo a seguir pela rua, os lampiões adiante de mim iluminam o meu caminho. É assim a vida com Cristo.

O ex-amigo perguntou: - E depois que você apaga todos os lampiões?

O acendedor de lampiões respondeu: - O dia já está clareando.”

Amado irmão, temos o compromisso de brilhar porque devemos refletir a luz de Cristo em nossas vidas. O cristão não anda em trevas, mas anda na luz como em pleno dia. Ele vê tudo, pois anda na luz, e a escuridão das paixões e da ignorância faz parte de um tempo que se foi e do qual ele não sente saudades. O cristão olha e vê, aquilo que o ímpio não pode ver porque está cego, anda em trevas. E não se esqueça, prezado leitor: “Quanto mais luminosa e pura é a luz derramada sobre nós pela grandeza de Deus, tanto mais nitidamente vemos nossa pequenez e nosso nada.” João Tauler.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJA BEM-VINDO E BOA LEITURA!

Fico feliz em que você visite o Blog Conteúdo. Faço parte dessa comunidade de gente que gosta de escrever e expor o que escreve sem nenhum receio de ser lido e contestado. Fique a vontade nessa minha sala de leitura. Espero, sinceramente, que meus escritos ajudem você de alguma maneira, mas principalmente do ponto de vista espiritual. Se você quiser me ajudar ore por mim e peça a Deus que me mantenha firme na fé cristã. Se você não é um cristão como eu, eu gostaria de conhecer você e falar para você sobre minha fé. É só ir na seção dos comentários e fazer contato.

Um abraço.


FAMÍLIA.....

FAMÍLIA.....
O MAIOR PATRIMÔNIO DE UM HOMEM É SUA FAMÍLIA

FILHOS

FILHOS
QUERIDOS