sábado, 15 de outubro de 2016

CALMA...ESPERE UM POUCO!

CALMA...ESPERE UM POUCO!
(Tiago 2.13)

“Somos apressados em julgar os outros e
muito lerdos em julgar a nós mesmos”.
Rev. Mauro Sergio Aiello.

“Eram quatro: O garimpeiro, a esposa, o filhinho e o cão. Depois ficaram três: A jovem esposa não suportou o clima e morreu. O trabalho não podia parar. O homem ia trabalhar e o cão fiel ficava em casa tomando conta do bebê. O lugar era solitário. Nenhum vizinho num raio de centenas de quilômetros. Os lobos, em alcatéia, perambulavam por ali. Mas o cão – um pastor-alemão de pedigree apurado – era de toda confiança.

Uma tarde, carabina no ombro, voltava o garimpeiro de uma caçada. Ao aproximar-se da casa, o cão latindo, lhe saiu ao encontro. Estava todo sujo de sangue. O homem raciocinou rápido: o belo cachorro, atacado de hidrofobia, matara o bebê e agora tentava mordê-lo. Não pensou duas vezes: fez pontaria e colocou a bala entre os dois olhos do valente animal. Este deu um salto, um uivo e caiu morto. Num pulo o nosso garimpeiro estava dentro de casa e o quadro que viu o consolou e entristeceu: no berço, dormindo tranqüilo, o filhinho, sem um arranhão sequer, no chão, morto, com sinais patentes do fiel pastor-alemão, enorme lobo.

O julgamento apressado estará sempre sujeito a falhas irreparáveis”.  Rev. Amantino Adorno Vassão em seu livro Cintilações, pág. 14.

Julgar uma causa seja ela qualquer, exige que saibamos trabalhar com a paciência. Julgamentos precipitados podem nos levar a tomar decisões erradas e depois iremos ouvir: “É ficou pior o remendo do que o rasgo”.

Julgar uma causa seja ela qualquer, exige que ouçamos todos os lados e não apenas uma versão dos fatos. Isso pode nos levar pelos campos da parcialidade. Tiago escrevendo sua epístola, diz que a sabedoria do alto é, entre outras verdades, imparcial. (Tg 3.17)

Julgar uma causa, seja ela qualquer, exige que sejamos sempre misericordiosos. O mesmo Tiago diz: Porque o juízo será sem misericórdia para aquele que não usou de misericórdia. A misericórdia triunfa sobre o juízo”. (Tg 2.13)  Isto reflete o pensamento e o ensinamento de Cristo no Sermão do Monte quando afirmou: “Não julgueis, para que não sejais julgados. Pois com o critério com que julgardes, sereis julgados; e com a medida com que tiveres medido vos medirão também”. (Mateus 7.1,2) É óbvio que aqui Jesus não está dizendo simplesmente que não devemos julgar. Há momentos e questões que devem ser avaliadas e corrigidas. O que Jesus está dizendo aqui é que devemos sempre usar o método correto na hora de julgarmos.

Por fim: Julgar uma causa seja ela qualquer, deve nos fazer lembrar que somos todos iguais diante de Deus. Por isso Paulo disse: “Aquele, pois, que pensa estar em pé, veja que não caia”.(I Cor.10:12)

Que Deus nos livre de julgarmos aos nossos irmãos com pressa, pois a pressa é inimiga da perfeição. Que Deus nos livre de sermos rápidos em nossos julgamentos, pois podemos, ao invés de promover a justiça, promover a vingança. Que Deus nos livre de julgarmos com rigidez e sem misericórdia, pois, em o fazendo, estendemos a mão que sufoca ao invés de estendê-la para erguer o irmão que caiu.

Que Deus nos livre de sermos apressados e precipitados ao julgarmos pessoas e eventos. Que nessa hora sejamos equilibrados, calmos, pacientes, amorosos, indulgentes e misericordiosos. Era isso que gostaríamos que fizessem conosco se fossemos nós os julgados. Pense nisso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJA BEM-VINDO E BOA LEITURA!

Fico feliz em que você visite o Blog Conteúdo. Faço parte dessa comunidade de gente que gosta de escrever e expor o que escreve sem nenhum receio de ser lido e contestado. Fique a vontade nessa minha sala de leitura. Espero, sinceramente, que meus escritos ajudem você de alguma maneira, mas principalmente do ponto de vista espiritual. Se você quiser me ajudar ore por mim e peça a Deus que me mantenha firme na fé cristã. Se você não é um cristão como eu, eu gostaria de conhecer você e falar para você sobre minha fé. É só ir na seção dos comentários e fazer contato.

Um abraço.


FAMÍLIA.....

FAMÍLIA.....
O MAIOR PATRIMÔNIO DE UM HOMEM É SUA FAMÍLIA

FILHOS

FILHOS
QUERIDOS