terça-feira, 18 de outubro de 2016

CONFLITOS E CONTENDAS.

CONFLITOS E CONTENDAS.

(Filipenses 2.11-18)

“Certamente todos nós sabemos como os conflitos começam. O que não sabemos é como eles acabam”.
Rev. Mauro Sergio Aiello

De onde procedem as guerras e contendas que há entre vós?  Esta é a pergunta que Tiago faz no versículo primeiro do quarto capítulo de sua epístola. A resposta ele mesmo vai dar em seguida.

       No versículo quatro, Tiago mostra aos seus leitores que a origem dos conflitos e das contendas (das brigas, intrigas) que certamente existiam na Igreja de seus dias era, sem nenhuma dúvida, o mundanismo.

       O mundanismo é uma postura totalmente antagônica aos verdadeiros postulados do cristianismo, que incitam o cristão a buscar e pensar nas coisas lá do alto (Cl 3.1), ao invés de viver em uma dimensão terrena, horizontalizada. O mundanismo apela para as paixões da carne. Por isso mesmo, Tiago fala dos “prazeres que militam em nossa carne” (Cf v.1b).

       Todos os crentes que se deixam levar pelos apelos deste mundo e se deixam seduzir, acabam por enfraquecer espiritualmente, transformando-se em crentes materialistas, secularistas, consumistas. Crentes voltados para o seu dia-a-dia e vivendo filosoficamente na perspectiva dos epicureus que asseveravam: “comamos e bebamos, que amanhã morreremos” (1Cor. 15.32).

       Quando Tiago fala da amizade com o mundo, ele não está dizendo que não podemos mais admirar a beleza de uma flor, ou contemplar com emoção o fio de prata de um curso de água que desce pela encosta verde da montanha. Tiago usa o termo Kosmos  aqui, para se referir aos valores éticos que se contrapõem aos princípios contidos na Palavra de Deus e que foram encarnados de forma plena por Cristo. 

       Tiago também nos mostra que o crente que se deixa seduzir pelo mundo perde a dimensão da intercessão pessoal (a oração). Um crente assim, portanto, não ora e quando o faz, pede para esbanjar em seus prazeres (Tiago 4.3b)

       Os conflitos, assim sendo, se instalam, e é preciso que alguma coisa seja feita urgentemente. Tiago nos mostra o que o cristão verdadeiro deve fazer:

·      Sujeitar-se a Deus e resistir ao Diabo.
·      Aproximar-se de Deus
·      Contristar-se profundamente por causa de seu pecado.
·      Humilhar-se na presença de Deus, para que Deus mesmo o exalte.

Eliminemos, irmãos, a contenda e o conflito, e promovamos a unidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJA BEM-VINDO E BOA LEITURA!

Fico feliz em que você visite o Blog Conteúdo. Faço parte dessa comunidade de gente que gosta de escrever e expor o que escreve sem nenhum receio de ser lido e contestado. Fique a vontade nessa minha sala de leitura. Espero, sinceramente, que meus escritos ajudem você de alguma maneira, mas principalmente do ponto de vista espiritual. Se você quiser me ajudar ore por mim e peça a Deus que me mantenha firme na fé cristã. Se você não é um cristão como eu, eu gostaria de conhecer você e falar para você sobre minha fé. É só ir na seção dos comentários e fazer contato.

Um abraço.


FAMÍLIA.....

FAMÍLIA.....
O MAIOR PATRIMÔNIO DE UM HOMEM É SUA FAMÍLIA

FILHOS

FILHOS
QUERIDOS