quarta-feira, 26 de outubro de 2016

“CRISTÃOS EPICUREUS”


O epicurismo foi uma filosofia criada pelo filósofo Epicuro 300/AC. A filosofia por ele apregoada, continha o ensinamento de que nosso objetivo precípuo deve ser obter para a vida, através dos sentidos, o máximo possível de satisfação afastando toda e qualquer forma de sofrimento. Extremamente materialista, ensinava que o bem supremo é o prazer. Demonstravam pouco interesse por política e pela sociedade, e tinham como palavra de ordem "viva o agora". Paulo escreveu que se nossa vida se resume a esse plano material apenas: “então comamos e bebamos porque amanhã morreremos”. (Rom. 15.32) Esse era o princípio epicurista.

Tenho encontrado cristãos que, sem se perceber, praticam o epicurismo. Tudo que fazem, e promovem, têm como objetivo primordial, o prazer. Eles não admitem nenhum rasgo de sofrimento. Qualquer compromisso que exija deles um pouco de sacrifício, dedicação e esforço na busca do desenvolvimento espiritual, é de pronto rejeitado.

Os “cristãos epicureus”, por exemplo, gostam de música porque ela mexe com as emoções. A música aguça os sentidos. Não estou dizendo aqui que não devemos ter música em nossos cultos. O que estou dizendo é que a música deve ser um instrumento que limpe o chão do coração para que a Palavra de Deus seja pregada e essa semente possa produzir frutos.

Os “cristãos epicureus” gostam de atividades sociais. Também não sou contra as atividades sociais. Elas são importantes na medida em que promovem um aprofundamento nos relacionamentos. Mas, e isso é muito importante, o cristão deve, igualmente, frequentar atividades de cunho espiritual. Se você tem ânimo desmedido por participar de uma viagem, de um acampamento, mas não é aluno assíduo e pontual da EBD e nem frequenta como se deve o Culto Vespertino, as Reuniões de Oração, Vigílias, e outras atividades cujo objetivo primordial é o refino espiritual e o desenvolvimento de nossa Santidade, então o encontro social se equipara a qualquer evento social secular.

Os “cristãos epicureus” são secularistas. Vivem para o século presente, mas Paulo disse: “..não vos amoldeis a este século, pelo contrário, sejam transformados pela renovação da vossa mente para que experimentais a boa, agradável e perfeita vontade de Deus”.  

Leitor(a): Deleite-se em Deus como Maria expressou: “Minha alma engrandece ao Senhor, e o meu espírito se alegra em Deus, meu salvador” (Lucas 1.47,47) ou o Salmista quando disse: “Como de banha e de gordura  farta-se a minha alma; e, com júbilo nos lábios a minha boca te louva” (Salmo 63.5).        

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJA BEM-VINDO E BOA LEITURA!

Fico feliz em que você visite o Blog Conteúdo. Faço parte dessa comunidade de gente que gosta de escrever e expor o que escreve sem nenhum receio de ser lido e contestado. Fique a vontade nessa minha sala de leitura. Espero, sinceramente, que meus escritos ajudem você de alguma maneira, mas principalmente do ponto de vista espiritual. Se você quiser me ajudar ore por mim e peça a Deus que me mantenha firme na fé cristã. Se você não é um cristão como eu, eu gostaria de conhecer você e falar para você sobre minha fé. É só ir na seção dos comentários e fazer contato.

Um abraço.


FAMÍLIA.....

FAMÍLIA.....
O MAIOR PATRIMÔNIO DE UM HOMEM É SUA FAMÍLIA

FILHOS

FILHOS
QUERIDOS