terça-feira, 18 de outubro de 2016

CUIDADO BOQUINHA O QUE FALA...

CUIDADO BOQUINHA O QUE FALA...   
(Tiago 4.11-12)

“Que você nunca tenha que dizer que não falou quando tua consciência diz o contrário”.
Rev. Mauro Sergio Aiello

Você que foi criado desde criança na Igreja, deve estar se lembrado deste cântico:

Cuidado boquinha, o que fala,
Cuidado boquinha o que fala,
Jesus está olhando pra você.
Cuidado boquinha o que fala

       Tiago, em sua carta às Igrejas de seus dias, diz isto de uma forma mais grave: “Irmãos, não faleis mal, uns dos outros.”(Tiago 4.11a). Há muitos conflitos e contendas que se estabelecem no seio da Igreja Cristã por causa de “fofocas” e “calúnias”.

       O termo grego usado por Tiago para essa expressão “faleis mal” é Katalelein, e significa “dar depoimento depreciativo de”,  “difamar a alguém”,  sem que a pessoa de quem se dá o depoimento ou que é difamada não esteja presente para defender-se.

       Tiago é contundente contra este tipo de conduta anti-cristã. Ele mostra de forma bem clara que aquele que assim age está:

       1º) INFRINGINDO A LEI RÉGIA.

       A lei régia é definida por Tiago no cap. 2, versículo 8: “Amarás o teu próximo como a ti mesmo,..”. Para Tiago, quem fala mal do irmão dá demonstrações claras de que não ama, e se alguém não ama o irmão a quem vê, como pode amar a Deus a quem não vê. E se não ama ao irmão, então está nas trevas, ainda que pensa estar andando na luz ( I João 4.20 e 2.9 ).

       A Bíblia é clara quando condena a fofoca. Leia os seguintes textos: Êxodo 20.16; Salmo 50.20; 101.5.

       Quem fala mal do irmão, infringe a lei, e quem assim age coloca-se sobre a lei. Nosso lugar não é aí. Nossa melhor geografia é ficar sob a lei, debaixo da lei.
       Irmãos, não falemos mal de nosso irmão, isto é pecado. Mas quem fala mal do irmão comete outro grave erro:

       2º) USURPANDO O LUGAR DO DIVINO LEGISLADOR, QUE É DEUS.

       Só há um que pode ficar sobre a Lei. É o Supremo Legislador e Juiz. Nosso Deus.

       Quando julgamos o nosso irmão, e falamos mal dele, nos colocamos, como já vimos, sobre a lei. Mas este lugar pertence somente e unicamente a Deus.

       Leia com atenção Mateus 7.1-5. Veja que nesse texto o Senhor Jesus condena a todos aqueles que têm prazer em elaborar todo tipo de julgamento contra seu irmão sem perceber que também tem lá suas limitações. Tem uma trave no olho e fica falando do argueiro que está no olho do outro.

       Tiago pergunta: Quem você pensa que é para ficar aí julgando seu próximo? 

       Somente o Deus que pode salvar e fazer perecer é quem tem o direito de fato de pronunciar julgamento ou qualquer tipo de conceituação sobre quem quer que seja.

       A você e a mim, cabe andarmos por caminhos da reconciliação, do bom trato, sem falar mal de quem quer que seja.

       Escolha sempre as virtudes nas pessoas; refira-se a elas, e sem dúvida nenhuma você será um agente da paz ( Mateus 5.9 )

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJA BEM-VINDO E BOA LEITURA!

Fico feliz em que você visite o Blog Conteúdo. Faço parte dessa comunidade de gente que gosta de escrever e expor o que escreve sem nenhum receio de ser lido e contestado. Fique a vontade nessa minha sala de leitura. Espero, sinceramente, que meus escritos ajudem você de alguma maneira, mas principalmente do ponto de vista espiritual. Se você quiser me ajudar ore por mim e peça a Deus que me mantenha firme na fé cristã. Se você não é um cristão como eu, eu gostaria de conhecer você e falar para você sobre minha fé. É só ir na seção dos comentários e fazer contato.

Um abraço.


FAMÍLIA.....

FAMÍLIA.....
O MAIOR PATRIMÔNIO DE UM HOMEM É SUA FAMÍLIA

FILHOS

FILHOS
QUERIDOS