quarta-feira, 19 de outubro de 2016

E O SEMEADOR SAIU A SEMEAR...

E O SEMEADOR SAIU A SEMEAR...
(Lucas 8.4-15)

“Semear a Palavra de Deus para colher vidas para Deus”.
Rev. Mauro Sergio Aiello

Jesus assentou-se para ensinar. Esse era o costume da época; o mestre se assentava e as pessoas o rodeavam. Então ele fazia seu discurso, suas considerações. Dali, de onde estava, é possível, podia-se ver alguém que, preocupado com a mesa, lançava sobre o solo as sementes. Possivelmente era o fim do verão. Era preciso semear para que as chuvas da próxima estação fertilizassem o solo e fizessem a semente germinar.

E o semeador saiu a semear. O sol sobre sua cabeça... as aves que espreitavam ao longe, esperando que algumas das sementes caíssem em local onde pudessem pegá-las. E o semeador sai a semear, pois o solo já está sulcado o suficiente para poder receber a semente. Mas, mesmo assim, algumas sementes caem em solo impróprio. Caem naquele chão onde há apenas uma fina camada de terra e, logo abaixo, a rocha; outras caem entre os espinheiros. Mas o semeador semeia, lança a semente. Quanto mais farta for a semeadura, mais abundante será a colheita, mais abençoada será a mesa. Mas a semente também cai em bom terreno.

Os olhos de Jesus estavam fitos naquele homem que semeava, e como um hábil mestre, Ele aproveita o ensejo para tirar daquela atividade tão corriqueira por aquelas bandas, lições que atravessaram os séculos e chegaram até nós. Essas lições devem nos ensinar, assim como Jesus ensinou com elas todos aqueles que o ouviam. Jesus mostrou que:

1. SEMPRE TEREMOS, A NOS ESPREITAR AS AVES FAMINTAS POR ALMAS.

Testemunhamos de Jesus e de sua tão grande salvação. Oramos pelas pessoas. O que ocorre então? Chegam aquelas aves e começam a dizer que ser crente é isso ou aquilo, que agora a pessoa não pode mais fazer isso ou aquilo. E essas aves são insistentes. Até que a pessoa sucumbe e, mal tendo começado, abandona. Mas o semeador continua a semear, mesmo com as aves a espreitá-lo. Então Jesus ensina que:

2. SEMPRE TEREMOS PESSOAS COMO CHÃO FOFO COM ROCHA POR BAIXO.

Elas começam tão bem, prometem muito. Mas são como o fogo na palha. Logo que começam, terminam. As raízes não se aprofundam. Por isso, quando as angústias chegam, elas sucumbem, fraquejam, e antes mesmo de nascerem, morrem. Mas o semeador continua a semear com abnegação.

Ao contemplar aquilo tudo Jesus ensina também que:

3. SEMPRE TEREMOS PESSOAS DIVIDIDAS ENTRE O TEMPORAL E O ETERNO.

Outras sementes caem entre os espinheiros. Elas germinam, crescem, mas os espinhos as afogam. Os espinhos são as paixões, as ambições deste mundo. Essas coisas impedem que alguém possa crescer. Muitos também são assim, trocam Deus pelo dinheiro, pelo “conforto”, pelo “lazer”.  Mas o semeador continua a semear. Por quê?

4. SEMPRE TEREMOS PESSOAS EM CUJO CORAÇÃO REALMENTE ACONTECE O MILAGRE.


O milagre da conversão. Homens e mulheres que, a exemplo de Zaqueu, daquele homem que encontrou o tesouro enterrado no campo e daquele outro que encontrou a pérola de inestimável valor, deixaram tudo porque, na verdade, em Cristo, encontraram a razão de ser da vida.  Pessoas que realmente entenderam que a vida só tem valor se a vivermos como discípulos de Cristo. Mas o semeador continuou a semear porque sabia com propriedade que, quanto maior fosse a semeadura, mais abundante seria a colheita. 

Semear é uma tarefa para todo cristão. Ninguém é excluído, todos devem estar engajados, se é que desejamos ter uma mesa farta na presença daquele que há de ceifar o campo, a saber, Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJA BEM-VINDO E BOA LEITURA!

Fico feliz em que você visite o Blog Conteúdo. Faço parte dessa comunidade de gente que gosta de escrever e expor o que escreve sem nenhum receio de ser lido e contestado. Fique a vontade nessa minha sala de leitura. Espero, sinceramente, que meus escritos ajudem você de alguma maneira, mas principalmente do ponto de vista espiritual. Se você quiser me ajudar ore por mim e peça a Deus que me mantenha firme na fé cristã. Se você não é um cristão como eu, eu gostaria de conhecer você e falar para você sobre minha fé. É só ir na seção dos comentários e fazer contato.

Um abraço.


FAMÍLIA.....

FAMÍLIA.....
O MAIOR PATRIMÔNIO DE UM HOMEM É SUA FAMÍLIA

FILHOS

FILHOS
QUERIDOS