quarta-feira, 19 de outubro de 2016

ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL

ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL
(2 Timóteo 2.15)

“Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra.”
 Paulo em 2 Timóteo 3:16-17

       Minhas considerações têm como objetivo apelar para sua consciência quanto a nossa responsabilidade a respeito dessa instituição que chamamos de Escola Bíblica Dominical.

       Em primeiro lugar chamo a atenção dos pais. Eu sei que cada um de nós se preocupa com o futuro dos filhos. Todos nós nutrimos no peito aquele desejo de que nossos filhos se formem e se habilitem para poder disputar, em condições, um espaço no mercado de trabalho. Não há nada, absolutamente nada de errado com isso. Mas é preciso que saibamos que o “o temor do Senhor é o princípio do saber, mas os loucos desprezam a sabedoria e o ensino”(Provérbios 1.7).  Pais cristãos devem ser alunos assíduos e pontuais na Escola Bíblica Dominical, dando assim, a seus filhos, um bom exemplo, fazendo com que eles procedam de igual modo.

       Em segundo lugar apelo aos irmãos que já estão na jornada da vida cristã há um bom tempo e por isso imaginam saber o suficiente sobre Deus. Na verdade, por maior que seja essa jornada, ainda estamos longe de um conhecimento que nos habilite a desprezar a Escola Bíblica Dominical. A Bíblia é a revelação especial de Deus e é nela que aprendemos mais sobre Ele a cada dia. Esse aprofundamento neste conhecimento é necessário para que desenvolvamos nossa intimidade com Deus e O sirvamos mais e melhor. Nestes anos de Igreja tenho conhecido muita gente que apesar do longo tempo de membresia ainda conhece muito pouco sobre Deus. Os anos se passaram, mas não houve aprofundamento. É preciso que busquemos este conhecimento e aprofundamento frequentando a Escola Bíblica Dominical.

       Em terceiro lugar me dirijo aos professores. Ensinar a respeito de Deus, falar sobre a vontade de Deus, exige que nos santifiquemos, que busquemos nos atualizar, melhorar nossos conhecimentos da Palavra de Deus e na Palavra de Deus. Nada frustra mais um aluno do que ter um professor superficial, que lê a revista (quando se faz uso desse recurso) dando demonstrações de despreparo, que não demonstra afetividade por seus alunos, que não ora por eles, que falta sem justos motivos, que não se identifica com o contexto dos seus educandos. Podemos ter salas boas do ponto de vista didático, ter todos os recursos áudio-visuais, boa estrutura para avaliação e pesquisa, bom projeto pedagógico, mas se os educadores não estiverem prontos a pagar o preço, o processo pedagógico/cristão se frustrou.

       Pais: matriculem seus filhos na Escola Bíblica Dominical. Sejam vocês mesmos alunos assíduos e pontuais. Um exemplo ensina mais que um belo discurso. Incentivem seus filhos a aprenderem a respeito de Deus estudando sua Palavra na Escola Bíblica Dominical

Membros de Igreja: zelemos em prol de uma Escola Bíblica Dominical abençoada e abençoadora. Sejamos igualmente responsáveis, vençamos o sono e a preguiça. O saber e o conhecimento exigem disciplina e sacrifício.

Professores: lembrem-se de sua responsabilidade nas palavras de Tiago quando afirmou “... não vos torneis muitos de vós, mestres, sabendo que havemos de receber maior juízo” (Tiago 3.1).  Há uma grande diferença entre saber coisas sobre Deus e conhecê-lo intima e pessoalmente. O que importa é conhecê-lo na intimidade. É importante aliar zelo com conhecimento. Lembre-se que um grande privilégio traz consigo os deveres e as responsabilidades correspondentes.

Cada um de nós deve contribuir para que tenhamos uma Escola Bíblica Dominical abençoada. Isso faz parte da boa tradição evangélica brasileira. Nós mesmos e nossas famílias iremos receber os benefícios advindos de uma atitude de zelo, respeito, consideração e responsabilidade com esta agência tão necessária em nossas vidas.

Um comentário:

  1. Meus irmãos, eu mesmo estou convencido de que vocês estão cheios de bondade e plenamente instruídos, sendo capazes de aconselhar-se uns aos outros.
    Romanos 15:14
    Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração.
    Hebreus 4:12

    ResponderExcluir

SEJA BEM-VINDO E BOA LEITURA!

Fico feliz em que você visite o Blog Conteúdo. Faço parte dessa comunidade de gente que gosta de escrever e expor o que escreve sem nenhum receio de ser lido e contestado. Fique a vontade nessa minha sala de leitura. Espero, sinceramente, que meus escritos ajudem você de alguma maneira, mas principalmente do ponto de vista espiritual. Se você quiser me ajudar ore por mim e peça a Deus que me mantenha firme na fé cristã. Se você não é um cristão como eu, eu gostaria de conhecer você e falar para você sobre minha fé. É só ir na seção dos comentários e fazer contato.

Um abraço.


FAMÍLIA.....

FAMÍLIA.....
O MAIOR PATRIMÔNIO DE UM HOMEM É SUA FAMÍLIA

FILHOS

FILHOS
QUERIDOS