quarta-feira, 19 de outubro de 2016

ESPERAR EM DEUS


ESPERAR EM DEUS
(Salmo 27.14)

“Esperar em Deus é mesmo uma atitude de confiança e conforto. Ele é o Bom Pastor que supre as necessidades que verdadeiramente temos”.
Rev. Mauro Sergio Aiello

Ninguém gosta de esperar. E na vida toda nós passamos por experiências nas quais temos que esperar por algo ou por alguém. Esperamos o ônibus, o trem, o metrô, a namorada ou namorado, os filhos nascerem, a aquisição da casa própria, as férias tão desejadas, etc. Se dependesse de nós, todas as coisas aconteceriam em um piscar d’olhos. Entretanto, não é assim, nós temos que esperar. Alguém parodiou o seguinte ditado popular que diz: “Quem espera sempre alcança”, que ficou dessa maneira: “Quem espera, sempre cansa”.

A vida cristã nos apresenta muitos desafios, e esperar em Deus é um dos quais precisamos encarar, mesmo porque nossa vida cristã deve ser uma vida na dependência de Deus. O povo de Israel teve que esperar aproximadamente 430 anos para ser libertado do cativeiro egípcio. E teve que esperar em Deus em outras ocasiões nas quais foram desterrados. 

Quero apresentar neste artigo, prezado (a) leitor (a), algumas razões porque devemos aprender a esperar em Deus.

1.  PORQUE DEUS TEM UM PLANO E ESSE PLANO NÃO SERÁ FRUSTRADO.

Abraão e Sara receberam de Deus a informação de que seriam pais. Já eram idosos e isso, por si só, já representava um desafio à fé. A situação se agravou ainda mais com o passar do tempo. Então Sara tentou dar uma “ajudazinha” a Deus e fez com que Abraão tivesse um filho com Hagar, sua empregada egípcia. Mas Deus não precisa de nossa “ajudazinha”. Seu plano é perfeito e não há nada que possamos fazer (sem sua permissão). O resultado dessa atitude de Sara se mostra danoso até hoje no entrevero entre árabes e judeus.

2. PORQUE NO PLANO DE DEUS TUDO TEM SEU TEMPO PRÓPRIO PARA ACONTECER.

Eu gosto daquele texto de Eclesiastes 3, no qual Salomão fala sobre o tempo. Tudo tem seu tempo próprio, diz Ele ali. Não adianta tentar antecipar fatos ou eventos, os quais Deus reservou para que acontecessem em outro momento (Atos 1.7). A experiência de Saul nesse sentido foi fatal. Deus, através de Samuel, havia instruído Saul para que aguardasse sua chegada e então poderiam sacrificar. Mas Saul, tentou dar uma “ajudazinha” a Deus e a Samuel, e sacrificou ele mesmo. Acabou perdendo o reinado (1 Samuel 13.8-15). Deus tem o tempo certo para que a história aconteça. Ele enviou seu Filho na plenitude dos tempos, como dize a Escritura Sagrada (Gálatas 4.4).

3. PORQUE ESPERAR EM DEUS É UM ATO DE FÉ E O JUSTO VIVERÁ PELA FÉ.

Como disse no início dessa pastoral, nós não gostamos de esperar. Se dependesse de cada um de nós, todas as coisas aconteceriam de forma imediata. Mas não é assim. Esperar em Deus implica em ter fé em Seus recursos, em crer que Seu plano é perfeito. Esperar em Deus implica em saber que Deus poderá fazer ou não, dependendo de sua vontade que é pura e santa para seus eleitos. Sara demonstrou fé? É obvio que não! E o resultado foi terrível, pois o filho de Hagar representou um tormento (e é até hoje) para Isaque e sua descendência.

Há momentos em que nos sentimos totalmente fragilizados. Momentos nos quais pensamos que os problemas da vida irão nos sufocar (leia Habacuque, por exemplo). Há momentos em que olhamos para os lados e não encontramos nada e nem ninguém que possa nos socorrer. Nessa hora, o melhor que temos a fazer é orar e entregar tudo nas mãos do Senhor e humildemente aguardar por sua ação. E certamente ele virá e agirá, assim como Cristo foi ao encontro de seus discípulos na quarta vigília da noite, quando o mar estava encapelado e as ondas os faziam crer que iriam naufragar. Parecia tarde demais, era já manhã, a noite havia sido de luta contra as ondas. Então vem Jesus, andando sobre as ondas, acalma o mar e os corações.

Como precisamos aprender essa lição.. esperar em Deus. “Por que estás abatida, ó minha alma? E por que te perturbas dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei, a ele, meu auxílio e Deus meu”.  (Salmo 42.11)

Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJA BEM-VINDO E BOA LEITURA!

Fico feliz em que você visite o Blog Conteúdo. Faço parte dessa comunidade de gente que gosta de escrever e expor o que escreve sem nenhum receio de ser lido e contestado. Fique a vontade nessa minha sala de leitura. Espero, sinceramente, que meus escritos ajudem você de alguma maneira, mas principalmente do ponto de vista espiritual. Se você quiser me ajudar ore por mim e peça a Deus que me mantenha firme na fé cristã. Se você não é um cristão como eu, eu gostaria de conhecer você e falar para você sobre minha fé. É só ir na seção dos comentários e fazer contato.

Um abraço.


FAMÍLIA.....

FAMÍLIA.....
O MAIOR PATRIMÔNIO DE UM HOMEM É SUA FAMÍLIA

FILHOS

FILHOS
QUERIDOS