quinta-feira, 13 de outubro de 2016

EVANGELISMO...UM ESTILO DE VIDA

EVANGELISMO...UM ESTILO DE VIDA
(Mateus 28.18-20)
“O evangelismo é apenas um mendigo contando
ao outro onde encontrar o pão”.
Daniel T. Niles

Já de alguns anos para cá, tenho me convencido do quanto nós os cristãos estamos longe de uma atividade evangelizadora realmente eficiente. Olhamos ao nosso redor e vemos muita fumaça, mas pouco fogo, muita agitação, mas pouca evangelização.

Temos lido alguns livros nos quais encontramos fórmulas e mais fórmulas para fazer essa ou aquela Igreja crescer. O último que li foi – UMA IGREJA COM PROPÓSITOS de Rick Waren. É o relato sobre o nascimento, crescimento e atualidade de uma das maiores Igrejas Batistas dos Estados Unidos, que tem aproximadamente 10000 membros. Você já imaginou uma Igreja com dez mil membros?  É gente que não acaba mais. Quantos Pastores não deve ter uma Igreja assim para cuidar de todo o rebanho?

O livro é muito bom, mas......não há nada ali de inusitado. Uma leitura e análise de Atos 2.42-47: 4.32-25 seria muito mais esclarecedora, sem dúvida.

O equívoco que cometemos muito facilmente é imaginarmos que evangelismo é uma atividade com uma agenda específica. Por isso tem sido muito comum ouvirmos falar de Campanha Evangelística, Culto Evangelístico, Estratégia de Evangelização. Não que eu particularmente ache que isso tudo está errado. Não, eu não penso assim. Penso e entendo que essas atividades são utilíssimas, todavia, para mim, evangelismo é uma questão de estilo de vida.

Quando vivemos os princípios contidos nos evangelhos, na Bíblia Sagrada; quando buscamos viver a dimensão de sermos sal da terra e luz do mundo; quando fazemos dos nossos relacionamentos e de nossa agenda, realmente relacionamentos e agendas onde Deus é verdadeiramente adorado e servido, então estamos evangelizando as pessoas ao nosso redor.

Essa é a melhor e mais infalível forma de evangelização; com nossa vida, nosso testemunho pessoal, no trabalho, em casa, com os parentes, amigos, vizinhos e mesmo dentro da Igreja.

Recordo-me das palavras de Gandhi quando, condenando o cristianismo apenas retórico e teórico dos ingleses neo-imperialistas, disse: - Quero o vosso Cristo, mas não o vosso cristianismo. Em outra oportunidade, Gandhi disse: - Vocês pregam o Sermão do Monte, mas não vivem. Eu tento ensiná-lo, vivendo-o”.

É lamentável que muitos de nós nutre no peito uma agenda evangelística personalística, ou seja, queremos aquelas atividades nas quais nossos dotes pessoais, denominacionais, adquiram destaque. Daí, transformamos a atividade evangelizadora em marchas daqui e dali, cultos com a banda tal, com o cantor fulano de tal, e assim por diante.

Evangelizar é um estilo de vida quando, amamos a Deus e ao nosso próximo, sem os muros do preconceito e discriminação ao nosso redor. Evangelizamos quando lemos a Bíblia e oramos diariamente. Evangelizamos quando nos esforçamos por preservar a unidade da Igreja local.  Evangelizamos quando amamos nossos pais e os respeitamos, honradamente. Evangelizamos quando nosso relacionamento conjugal é puro aos olhos de Deus. Evangelizamos quando fazemos do cristianismo um estilo de vida onde as pessoas ao olharem para nós vejam Jesus, ao nos ouvirem, ouçam Jesus. Não que outras atividades não tenham valor, elas têm, mas se negligenciarmos esses princípios acima, certamente deixaremos muito a desejar em nossa ação evangelizadora. Façamos, portanto, essas, sem negligenciar aquelas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJA BEM-VINDO E BOA LEITURA!

Fico feliz em que você visite o Blog Conteúdo. Faço parte dessa comunidade de gente que gosta de escrever e expor o que escreve sem nenhum receio de ser lido e contestado. Fique a vontade nessa minha sala de leitura. Espero, sinceramente, que meus escritos ajudem você de alguma maneira, mas principalmente do ponto de vista espiritual. Se você quiser me ajudar ore por mim e peça a Deus que me mantenha firme na fé cristã. Se você não é um cristão como eu, eu gostaria de conhecer você e falar para você sobre minha fé. É só ir na seção dos comentários e fazer contato.

Um abraço.


FAMÍLIA.....

FAMÍLIA.....
O MAIOR PATRIMÔNIO DE UM HOMEM É SUA FAMÍLIA

FILHOS

FILHOS
QUERIDOS