quarta-feira, 19 de outubro de 2016

GETSÊMANI - “A PRENSA DO ÓLEO”.

GETSÊMANI - “A PRENSA DO ÓLEO”.
(Mateus 26.36-46)

“Quem creu em nossa pregação? E a quem foi revelado o braço do SENHOR? Porque foi subindo como renovo perante ele e como raiz de uma terra seca; não tinha aparência nem formosura; olhamo-lo, mas nenhuma beleza havia que nos agradasse. Era desprezado e o mais rejeitado entre os homens; homem de dores e que sabe o que é padecer; e, como um de quem os homens escondem o rosto, era desprezado, e dele não fizemos caso. Certamente, ele tomou sobre si as nossas enfermidades e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus e oprimido. Mas ele foi traspassado pelas nossas transgressões e moído pelas nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados. Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo caminho, mas o SENHOR fez cair sobre ele a iniqüidade de nós todos. Ele foi oprimido e humilhado, mas não abriu a boca; como cordeiro foi levado ao matadouro; e, como ovelha muda perante os seus tosquiadores, ele não abriu a boca. Por juízo opressor foi arrebatado, e de sua linhagem, quem dela cogitou? Porquanto foi cortado da terra dos viventes; por causa da transgressão do meu povo, foi ele ferido. Designaram-lhe a sepultura com os perversos, mas com o rico esteve na sua morte, posto que nunca fez injustiça, nem dolo algum se achou em sua boca. Todavia, ao SENHOR agradou moê-lo, fazendo-o enfermar; quando der ele a sua alma como oferta pelo pecado, verá a sua posteridade e prolongará os seus dias; e a vontade do SENHOR prosperará nas suas mãos. Ele verá o fruto do penoso trabalho de sua alma e ficará satisfeito; o meu Servo, o Justo, com o seu conhecimento, justificará a muitos, porque as iniqüidades deles levará sobre si. Por isso, eu lhe darei muitos como a sua parte, e com os poderosos repartirá ele o despojo, porquanto derramou a sua alma na morte; foi contado com os transgressores; contudo, levou sobre si o pecado de muitos e pelos transgressores intercedeu.” (Isaías 53:1-12 RA)

O episódio ocorrido no Getsêmane e registrado pelos quatro evangelistas adquire contornos mais marcantes e um colorido mais forte em Lucas. É que neste relato (Lc 22.39-46) somos informados que Jesus: “...orava mais intensamente. E o seu suor tornou-se em grandes gotas de sangue, que corriam até o chão”. v.44

A antevisão de sua paixão (sofrimento) levava nosso Senhor Jesus a momentos de angústias indescritíveis. Jesus haveria de, no dia seguinte, sofrer a dor de um julgamento ilegal e injusto, o escárnio daquela turba que O trocaria por um criminoso, os açoites, a coroa de espinho, a cruz até o Gólgota e a cruenta experiência da crucificação. Jesus podia ver e ouvir, ali no Getsêmane, os pregos sendo encravados em suas mãos e pés. Sem nenhuma dúvida sentiria a ausência daqueles que lhe foram companhia por um período curto, mas rico de experiências: seus discípulos. Sentiria a dor do abandono.

Ali, no Jardim da Prensa de Óleo (Getsêmane), Jesus orou ao Pai, nos ensinando que sejam quais forem as circunstâncias, devemos sempre estar em oração na presença de Deus.

Ali no Jardim da Prensa de Óleo, Jesus orou ao Pai, nos ensinando, também que podemos ter nossos desejos e vontades, mas o desejo e a vontade de Deus é que importa sejam concretizados.

Ali no Jardim da Prensa de Óleo, aprendemos com Jesus que ser tentado não é pecado, mas cair na tentação é pecado. E para cairmos em tentação basta “dormirmos” enquanto deveríamos orar.

Meus irmãos, passemos pelo que passar nesta vida aqui, Jesus ensina que devemos orar, buscar a Deus em oração, de forma submissa. Para que o azeite seja extraído, é preciso que o fruto da oliveira seja espremido.  “E não somente isto, mas também nos gloriamos nas tribulações; sabendo que a tribulação produz a paciência e a paciência experiência, e a experiência a esperança e a esperança não traz confusão, porquanto o amor de Deus está derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado” (Rm 5.3-5). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJA BEM-VINDO E BOA LEITURA!

Fico feliz em que você visite o Blog Conteúdo. Faço parte dessa comunidade de gente que gosta de escrever e expor o que escreve sem nenhum receio de ser lido e contestado. Fique a vontade nessa minha sala de leitura. Espero, sinceramente, que meus escritos ajudem você de alguma maneira, mas principalmente do ponto de vista espiritual. Se você quiser me ajudar ore por mim e peça a Deus que me mantenha firme na fé cristã. Se você não é um cristão como eu, eu gostaria de conhecer você e falar para você sobre minha fé. É só ir na seção dos comentários e fazer contato.

Um abraço.


FAMÍLIA.....

FAMÍLIA.....
O MAIOR PATRIMÔNIO DE UM HOMEM É SUA FAMÍLIA

FILHOS

FILHOS
QUERIDOS