quarta-feira, 5 de outubro de 2016

HUMILDE E FELIZ, SIM SENHOR!


HUMILDE E FELIZ, SIM SENHOR!

(Mateus 5.3)
“Eu sou semelhante a uma vasilha furada;
preciso estar sempre debaixo da torneira”.
Dwight L. Moody

Você já deve ter ouvido expressões como estas: - Fulano é uma pessoa tão humilde; mora em uma casa tão simples. Beltrano é tão humilde, não tem nem o colegial completo.

Chamo sua atenção para o uso que se faz aqui do termo humilde, que nesse caso é um qualificativo. Qualifica-se uma pessoa como sendo humilde por ela morar em uma casa simples ou por ter parcos recursos intelectuais. Por humilde, nestas expressões, queremos dizer que uma pessoa nessas condições é uma pessoa simples. Mas quando Jesus afirma - Bem-aventurados os humildes de coração porque deles é o reino dos céus – que uso estaria fazendo desse adjetivo – humilde? Estaria Ele querendo dizer que as pessoas que são simples são felizes? Queria Ele dizer que uma pessoa que tem poucos recursos econômicos ou poucos recursos intelectuais é feliz? É óbvio que não! Vejamos o que Jesus queria dizer ao afirmar que os humildes são aqueles que verdadeiramente são felizes e quais as implicações disso.

Em primeiro lugar, Jesus diz aqui que a pessoa bem-aventurada, feliz, afortunada, é aquela que é humilde de coração. Portanto, não se trata de uma condição econômica ou intelectual, mas sim uma disposição de coração. Uma pessoa pode não ter muitos recursos econômicos e intelectuais, mas pode ser orgulhosa, assim como uma pessoa que possua muitos destes recursos, ser humilde.

A segunda observação que devemos fazer é que uma pessoa realmente humilde é aquela que sabe, conhece, qual é sua condição diante de um Deus Majestoso, Soberano, Glorioso, Santo, Independente. Humilde é todo aquele homem ou aquela mulher que foram levados pelo Espírito Santo a olhar para Deus, todo aquele a quem Deus se revelou. Estes puderam perceber o quão pequenos, o quão frágeis e dependentes são, tanto de Deus quanto uns dos outros. Calvino em suas Institutas da Religião Cristão, no Livro I em seu Capítulo I, falando em Como O Conhecimento de Deus e de Nós Mesmos Se Relacionam, diz: Quase toda a suma de nossa sabedoria, que deveras se deve ter por verdadeira e sólida sabedoria, consiste em dois pontos – no conhecimento que o homem deve ter de Deus, e no conhecimento que deve ter de si mesmo. Humilde é, portanto, todo aquele que contemplou a grandeza, santidade, majestade, eternidade de Deus e acabou por diagnosticar sua pequenez, pecado, simplicidade e transitoriedade. Assim fica melhor, é mais fácil relacionar-se com Deus, com o próximo e consigo mesmo; livre de todo orgulho, jactância, soberba. Andar com Deus exige que sejamos verdadeiramente humildes.

Finalmente, Jesus faz uma declaração interessantíssima sobre esse bem-aventurado; Jesus diz que dele é o reino dos céus. Perceba que na maioria das bem-aventuranças, a benção é uma promessa que contempla o futuro, mas, no caso dessa primeira bem-aventurança a benção é imediata, ou seja, quem é humilde é proprietário e pertence ao reino dos céus. O humilde consegue viver e ver verdades e significados espirituais que a maioria das pessoas não vêm. Aquele que é humilde contempla as coisas sob a perspectiva correta, tem discernimento dos fatos e acontecimentos, porque ele os vê na mesma perspectiva pela qual Deus os vê. Clamemos de joelhos, todos os dias, para que Deus nos faça assim, pessoas verdadeiramente humildes e, portanto, bem-aventuradas (felizes).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJA BEM-VINDO E BOA LEITURA!

Fico feliz em que você visite o Blog Conteúdo. Faço parte dessa comunidade de gente que gosta de escrever e expor o que escreve sem nenhum receio de ser lido e contestado. Fique a vontade nessa minha sala de leitura. Espero, sinceramente, que meus escritos ajudem você de alguma maneira, mas principalmente do ponto de vista espiritual. Se você quiser me ajudar ore por mim e peça a Deus que me mantenha firme na fé cristã. Se você não é um cristão como eu, eu gostaria de conhecer você e falar para você sobre minha fé. É só ir na seção dos comentários e fazer contato.

Um abraço.


FAMÍLIA.....

FAMÍLIA.....
O MAIOR PATRIMÔNIO DE UM HOMEM É SUA FAMÍLIA

FILHOS

FILHOS
QUERIDOS