quinta-feira, 20 de outubro de 2016

JOSÉ DO EGITO, QUE NÃO ERA DO EGITO.

JOSÉ DO EGITO, QUE NÃO ERA DO EGITO.

(Gênesis 39-45)

“José nos ensina como transformar maldições em bênçãos”.
Rev. Mauro Sergio Aiello

José do Egito é considerado como um dos maiores personagens da Bíblia. Creio que todo pai cristão gostaria que sua filha se casasse com alguém com o caráter de José. E certamente toda moça que se enamorasse e se casasse com um moço assim como ele faria um excelente casamento. Gostaria de destacar algumas das virtudes no caráter deste personagem bíblico que todos nós, homens cristãos, deveríamos cultivar.

1.º) JOSÉ ERA UM BOM FILHO E UM BOM IRMÃO.
       Ao lermos toda a história desse notável personagem da Bíblia, notamos claramente que ele era um bom filho, que sabia acatar ordens, e um irmão que não agia com violência nem com espírito de vingança. Normalmente, um bom filho acaba se constituindo em um bom marido. Filhos que respeitam seus pais e seus irmãos serão, com raríssimas exceções, bons maridos e bons pais.

2.º) JOSÉ SABIA SE COLOCAR EM SEU LUGAR.
É isso que notamos ao ver como José agiu na casa de Potifar, e na prisão onde cumpria sentença injusta. Na casa de Potifar, apesar de ter muitas oportunidades, soube se colocar em seu honroso lugar de mordomo e, lá na prisão, gozava da confiança do carcereiro-mor.

3.º) TUDO AQUILO QUE JOSÉ FAZIA, PROSPERAVA.
Tanto na casa de Potifar, quanto na prisão, e também na condição de Governador do Egito, José foi uma grande bênção. Onde colocava sua mão, Deus abençoava.

4.º) JOSÉ ERA UM EXEMPLO DE MANSIDÃO.
Quem de nós, que estivesse no lugar de José, não teria gritado, esbravejado, reivindicado, murmurado, lamentado? Mas não é isso que vemos na vida de José. Não podemos afirmar que ele era resignado. Em seu reencontro com seus irmãos, quando se dá a reconhecer, José faz uma notável declaração:  “....não vos entristeçais, nem vos irriteis contra vós mesmos por me haverdes vendido para aqui; porque para conservação da vida, Deus me enviou adiante de vós ”  (Gênesis 45.5)

5.º) JOSÉ TINHA VISÃO TEOLÓGICA DOS FATOS. 
É o que se depreende da leitura da passagem que se encontra em Gênesis 45.1-15. Para ele, os fatos eram realizações do Deus de toda providência no sentido de manter a história em seu curso.

6.º) JOSÉ POSSUÍA A FÉ QUE TRANSFORMA MALDIÇÕES EM BÊNÇÃOS.
Ser vendido como escravo pelos próprios irmãos, ser feito prisioneiro injustamente por um depoimento falso da mulher de Potifar, ser esquecido pelo copeiro do rei são situações que poderiam levar qualquer um de nós ao desespero e inconformismo. Todavia, José teve fé suficiente para manter-se firme e ver suas situações constrangedoras se transformarem em vitórias. De escravo a governador do Egito, da humilhação à exaltação. Quem tem fé espera pacientemente e Deus lhe dá a vitória. É só uma questão de tempo.

7.º) JOSÉ  ERA FIRME EM SEU TESTEMUNHO MESMO DIANTE DE UMA CULTURA HOSTIL...
O Egito era a maior potência daqueles dias. Tinha muitos deuses. Todavia percebe-se claramente que José manteve-se firme em seu testemunho. Sua postura foi firme e nunca titubeante. O Deus que seus pais lhe fizeram conhecer continuou sendo seu Deus, mesmo em meio a uma cultura tão diferente e nociva.

Sua influência e seu testemunho foram tão positivos que José passou para a história como José do Egito, mas na verdade seu coração estava na terra de seus pais, na doce Canaã. Para lá seu corpo foi levado e lá foi sepultado quando os israelitas deixaram a escravidão.

Da mesma forma, eu e você, meu prezado leitor, somos chamados para, à semelhança de José, testemunhar e influenciar este mundo no qual estamos e do qual não somos, pois nossa pátria é a Canaã celestial.

José nunca foi do Egito mas podemos afirmar com segurança, que o Egito foi de José.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJA BEM-VINDO E BOA LEITURA!

Fico feliz em que você visite o Blog Conteúdo. Faço parte dessa comunidade de gente que gosta de escrever e expor o que escreve sem nenhum receio de ser lido e contestado. Fique a vontade nessa minha sala de leitura. Espero, sinceramente, que meus escritos ajudem você de alguma maneira, mas principalmente do ponto de vista espiritual. Se você quiser me ajudar ore por mim e peça a Deus que me mantenha firme na fé cristã. Se você não é um cristão como eu, eu gostaria de conhecer você e falar para você sobre minha fé. É só ir na seção dos comentários e fazer contato.

Um abraço.


FAMÍLIA.....

FAMÍLIA.....
O MAIOR PATRIMÔNIO DE UM HOMEM É SUA FAMÍLIA

FILHOS

FILHOS
QUERIDOS