quinta-feira, 13 de outubro de 2016

NOS DESERTOS DA VIDA.

NOS DESERTOS DA VIDA
 (Salmo 63)

“O cristão nunca está só. Deus está nele e com ele,
ainda que esteja na caverna ou no deserto”.
Rev. Mauro Sergio Aiello

Uma hora temos Davi fugindo de Saul. Esconde-se em uma caverna. A esse respeito, Robinson Monteiro disse certa vez:

"Cavernas não são o lugar ideal para levantar o moral.

Escura. Molhada. Fria. Mal cheirosa...
Uma caverna se torna ainda pior quando você está sozinho.
Mas no fundo daquela caverna, Davi,
enquanto rimava cada nota com uma lágrima,
tornou-se o maior encorajador de corações quebrantados
que este mundo jamais conheceu".


Já neste Salmo 23, Davi está no deserto. Não se sabe ao certo as razões pelas quais o rei Davi se encontrava ao escrever este Salmo 63. Supõem alguns, que o rei havia fugido de seu palácio em Jerusalém por causa de seu filho Absalão que tentava tomar-lhe o trono. Fugiu para o deserto.

       Independente de determinarmos com precisão a circunstancia, o que sabemos, pela leitura e conteúdo do Salmo, é que Davi atravessava mais um entre tantos períodos de crise, de conflito. Os últimos três versículos nos falam de risco de morte. 

Davi era um homem experiente em crises. Experimenta a denúncia de seu adultério, enfrenta filhos e esposas; uma família com muitos problemas. Quer construir o templo, mas Deus o proíbe de fazê-lo. Suas mãos estão sujas de sangue, e a acusação.

Davi, sabemos, está no deserto vivendo mais um duro momento de crise e de perseguição
        
Aqui Davi não está na caverna, mas sim no deserto. Todavia, certamente estava vivenciando mais um período de crise. É interessante como ele reage.

Em primeiro lugar ele busca a Deus, desejando-O de toda alma e corpo. Todo seu ser anseia pelo Deus forte. “Buscar-me-eis e me achareis, quando me buscares de todo coração” (Jeremias 29.13). Em segundo lugar vemos que Davi louva a Deus. “...os meus lábios te louvam (verso.3b); ..assim cumpre-me bendizer-te enquanto eu viver...(verso.4a)....a minha boca te louva (verso. 5b)...O rei porém, se alegra em Deus,...(verso. 11a). Estas não são palavras de murmuração, de lamento, mas de louvor e adoração.  Mas  Davi, em crise, se afirma confiante. É isso que depreendemos da leitura dos últimos três versículos. Buscar a Deus, Louvar a Deus e Confiar em Deus. Foi isso que Davi, em crise, fez.

Esta atitude, dentre tantas outras, nos convencem de que Davi era mesmo um homem segundo o coração de Deus. Demonstrar equilíbrio, sensatez, sobriedade em momentos de crise é sinônimo de sabedoria.

Todos nós atravessamos momentos de crises. Cada um de nós tem experimentado um certo número de crises existenciais, conflitos nos relacionamentos, depressões, aflições. Estes são nossos desertos, chão árido, sol que queima e traz-nos uma sensação de inutilidade, são nossas cavernas de Adulão onde nos escondemos acuados pelas circunstâncias.. É aí que devemos buscar Deus, ousar louvá-lo, confiar em seus atos de providência. Nunca estamos sós...Deus está sempre presente e a tudo assiste com singular interesse. No tempo certo, assim como Jesus que veio na quarta vigília da noite, Ele nos assistirá.

Finalizamos essa Pastoral com as doces palavras desse rei de crises..

“Confia no Senhor e faze o bem; habita na terra e alimenta-te da verdade. Agrada-te do Senhor e ele satisfará os desejos do teu coração. Entrega teu caminho ao senhor; confia nele e o mais ele fará”. (Salmo 37.3-5)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJA BEM-VINDO E BOA LEITURA!

Fico feliz em que você visite o Blog Conteúdo. Faço parte dessa comunidade de gente que gosta de escrever e expor o que escreve sem nenhum receio de ser lido e contestado. Fique a vontade nessa minha sala de leitura. Espero, sinceramente, que meus escritos ajudem você de alguma maneira, mas principalmente do ponto de vista espiritual. Se você quiser me ajudar ore por mim e peça a Deus que me mantenha firme na fé cristã. Se você não é um cristão como eu, eu gostaria de conhecer você e falar para você sobre minha fé. É só ir na seção dos comentários e fazer contato.

Um abraço.


FAMÍLIA.....

FAMÍLIA.....
O MAIOR PATRIMÔNIO DE UM HOMEM É SUA FAMÍLIA

FILHOS

FILHOS
QUERIDOS