segunda-feira, 31 de outubro de 2016

O JOVEM O VELHO E O OBSOLETO

(Eclesiastes 12; Salmo 92.12-15) 
“Mesmo que você estiver no caminho certo, será atropelado se apenas ficar sentado lá”
Will Rogers (1879-1935)

Existem homens que lutam um dia e são bons. Existem homens que lutam um ano e são melhores. Existem homens que lutam muitos anos e são muito bons. Porém, existem os que lutam toda a vida. Estes são imprescindíveis.
Bertold Brecht
Nem tudo que é velho é obsoleto. Por exemplo, o Antigo Testamento, é velho, mas não é obsoleto. Obsoleto é a qualidade de tudo aquilo que já não tem mais serventia, ou não serve mais. Mas nem tudo que é velho é obsoleto. O Ford Bigode é obsoleto, mas a velha Ferrari, não.

Os hinos do Hinário são velhos, mas não são absolutamente, obsoletos. Neles encontramos as letras e as melodias que embasaram o cristianismo de nossos pais, avós, e até bisavós, mas são atualíssimos se levarmos em conta que encontramos neles a arte, a história, as emoções e a teologia que alicerçaram o cristianismo do qual somos herdeiros. É tolice pensar que não há mais lugar para canções tão belas, como por exemplo, Tu És Fiel, Culto À Trindade, Trindade Santíssima, A Mensagem Real, Comunhão Divina. Ou você não gosta de Jesus A Alegria Dos Homens, ou o cantadíssimo e lindo Aleluia de Handel? Veja, velho é uma coisa, obsoleto é outra.

O que eu gostaria de dizer a você é que há, infelizmente, muitos jovens obsoletos e por incrível que possa parecer há muitos velhos que, apesar das limitações próprias da idade que enfraquece o físico e limita, (Eclesiastes 12.1-8), são bênçãos inolvidáveis, são fontes de inspiração, são exemplos de ânimo, coragem e perseverança. O Salmista fala de gente assim: “O justo florescerá como a palmeira, crescerá como o cedro no Líbano. Plantados na Casa do SENHOR, florescerão nos átrios do nosso Deus. Na velhice darão ainda frutos, serão cheios de seiva e de verdor, para anunciar que o SENHOR é reto. Ele é a minha rocha, e nele não há injustiça.” (Salmos 92:12-15)

Só se torna obsoleto aquele ou aquilo que não se atualiza. Só se torna obsoleto aquele ou aquilo que, por inércia, por falta de uso, por preguiça, por amar mais o presente século, deixa de produzir. Uma ferramenta nova, sem uso, pode enferrujar. Outro dia aprendi que se uma bomba de sucção não for ligada de vez em quando, ela pode deixar de funcionar quando for preciso.

Mario Quintana escreveu um poema maravilhoso que nos ensina que devemos aproveitar o tempo para realizar, para concretizar sonhos em doses realidades, pois o tempo é implacável, não volta, não retrocede.

A vida são deveres que nós trouxemos pra fazer em casa.
Quando se vê já são seis horas!
Quando se vê, já é sexta-feira...
Quando se vê, já terminou o ano...
Quando se vê, passaram-se 50 anos!
Agora, é tarde demais
para ser reprovado...
Se me fosse dada, um dia,
outra oportunidade,
eu nem olhava o relógio.
Seguiria sempre em frente
e iria jogando, pelo caminho,
a casca dourada inútil das horas...
Dessa forma eu digo, não deixe
de fazer algo que gosta devido
a falta de tempo, a única falta
que terá, será desse tempo que
infelizmente não voltará mais.

Não importa quantos anos você tem, o que importa é o quanto você é obsoleto ou não. Contabilize os frutos, faça uma análise, conte aí! Jesus certa feita disse: Não fostes vós que me escolhestes a mim; pelo contrário, eu vos escolhi a vós outros e vos designei para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome, ele vo-lo conceda.” (João 15:16)  Fomos escolhidos não para enferrujar, mas para brilhar. Fomos chamados para trabalhar, para colocarmos a mão no arado e não olhar para trás como fizeram os israelitas que caminhavam para a Terra Prometida, mas olhavam sempre para trás e desejavam comer os pepinos e os bolos de carne do Egito, sem se importar com o alto preço que isso havia custado.

“Viva a sua vida e esqueça a sua idade”, disse com sobriedade, Frank Bering. Não importa quantos anos temos, mas o quanto somos úteis. Envelheça, mas não seja obsoleto! Jovem mova-se, aja, prossiga. “É melhor que você aja e passe a sentir alguma coisa, em vez de ficar parado esperando sentir algo para então agir”. Jerome Bruner.

Vamos lá, deixe-se usar! Somente o usado se torna experiente!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJA BEM-VINDO E BOA LEITURA!

Fico feliz em que você visite o Blog Conteúdo. Faço parte dessa comunidade de gente que gosta de escrever e expor o que escreve sem nenhum receio de ser lido e contestado. Fique a vontade nessa minha sala de leitura. Espero, sinceramente, que meus escritos ajudem você de alguma maneira, mas principalmente do ponto de vista espiritual. Se você quiser me ajudar ore por mim e peça a Deus que me mantenha firme na fé cristã. Se você não é um cristão como eu, eu gostaria de conhecer você e falar para você sobre minha fé. É só ir na seção dos comentários e fazer contato.

Um abraço.


FAMÍLIA.....

FAMÍLIA.....
O MAIOR PATRIMÔNIO DE UM HOMEM É SUA FAMÍLIA

FILHOS

FILHOS
QUERIDOS