sexta-feira, 14 de outubro de 2016

O TEMPORAL O ETERNO E A IGREJA

O TEMPORAL O ETERNO E A IGREJA
“Por que o amor do dinheiro é a raiz de todos os males; e alguns nessa cobiça, se desviaram da fé, e a si mesmos se atormentaram em muitas dores.” I Tm 6.10

“Hei, você aí, me dá um dinheiro aí, me da um dinheiro, aí...”, era o trecho inicial de uma modinha de carnaval.  “Não possuo nem prata nem ouro, mas o que tenho, isso te dou:...”, foi o que disse Pedro àquele coxo de nascença na porta Formosa do Templo (Atos 3).

Vivemos em dias de extremo materialismo. Não há quem não tenha se chocado com o seqüestro da filha e invasão da residência do Sr. Sênior Abravanel, mais conhecido por Silvio Santos, numa terra de tantos Santos. Questionamos quais as razões que levaram aqueles jovens a praticarem aquele delito. No dia em que, supostamente, um dos sequestradores matou dois investigadores, ele foi filmado fazendo comprar no Shopping como se nada houvesse acontecido.

O que é que leva um adolescente a empunhar uma arma e, sair das sombras nos faróis das ruas e matar para roubar um carro, uma bolsa? Qual é o argumento que o autoriza a privar a sociedade de um chefe de família, de uma mãe, de um filho querido que vai, mas não volta da escola porque foi alvejado de forma tão brutal no caminho para casa, por causa de um tênis importado, uma jaqueta, um celular, uma motocicleta e coisas quetais?

Essas questões não são de fácil resposta. Os sociólogos, os políticos, diriam que a má distribuição de renda, o desemprego, as injustiças sociais, os desníveis entre as classes, são fatores responsáveis por toda essa desordem, violência e caos que aí estão. Os educadores apontariam incontinentes para a questão da educação. Discursariam eles, afirmando que é preciso educar o povo e equipar a todos para poderem competir com igualdade no mercado de trabalho. Mas vemos as mesmas coisas em países bem mais desenvolvidos que o nosso, salvaguardando as devidas proporções, é óbvio.

Não quero ser simplista. Admito que a leitura feita pelos sociólogos, políticos, educadores, historiadores, psicólogos, da situação na qual a sociedade humana em geral se encontra, é uma boa leitura. Mas nenhum deles conseguiu ainda, propor soluções para toda essa problemática. Repito, querido leitor, que não desejo ser simplista, mas sim Bíblico na abordagem de toda essa situação.

Creio eu que vivemos em um mundo por demais materialista. Mais vale o que o indivíduo tem do que o que ele é. Infelizmente a opinião de uma pessoa só tem valor se ela for “rica”, “famosa”, etc...  A sociedade admira as pessoas ricas e abastadas. Uma leitura atenta do Salmo 73 irá mostrar essa triste realidade.

É óbvio que uma melhor distribuição de rendas, isonomia social, boa educação, um sistema de saúde saudável, são itens que não devem ser desprezados. Mas como ter essas coisas se não houver o temor de Deus no coração dos responsáveis? Bem disse o Salmista: “Diz o insensato em seu coração: Não há Deus. Corrompem-se e praticam abominação; já não há quem faça o bem.” Sl 14.1. Como ter tudo isso se a nação não se voltar para o único e verdadeiro Deus? “Feliz a nação cujo Deus é o Senhor...” Sl 33.12. O real problema do homem está na sua essência. Ele é o que é e por isso faz o que faz. Somente Deus pode mudar essencialmente um homem.

A Igreja de Cristo, inserida nesse contexto, deveria oferecer-se como exemplo no temor de Deus e na sua submissão ao Senhorio de Cristo. 

A Igreja de Cristo deve ser uma sociedade modelo, padrão, a ser seguido por todos. Sua postura, deveria ser denunciadora e influenciadora, assim como o sal e a luz influenciam a terra e as trevas. Ela é a responsável por trazer a este mundo, os valores eternos encontrados no eterno Deus. Valores que sobrepujam a temporalidade tão característica do mundo materialista em que vivemos. A Igreja tem o dever de mostrar que Jacó tinha razão quando desejou as bênçãos da primogenitura enquanto Esaú se deixou levar pelo clamor de um estomago temporal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJA BEM-VINDO E BOA LEITURA!

Fico feliz em que você visite o Blog Conteúdo. Faço parte dessa comunidade de gente que gosta de escrever e expor o que escreve sem nenhum receio de ser lido e contestado. Fique a vontade nessa minha sala de leitura. Espero, sinceramente, que meus escritos ajudem você de alguma maneira, mas principalmente do ponto de vista espiritual. Se você quiser me ajudar ore por mim e peça a Deus que me mantenha firme na fé cristã. Se você não é um cristão como eu, eu gostaria de conhecer você e falar para você sobre minha fé. É só ir na seção dos comentários e fazer contato.

Um abraço.


FAMÍLIA.....

FAMÍLIA.....
O MAIOR PATRIMÔNIO DE UM HOMEM É SUA FAMÍLIA

FILHOS

FILHOS
QUERIDOS