quarta-feira, 26 de outubro de 2016

ONTEM – HOJE E SE HOUVER AMANHÃ.


Hoje/Trago em meu corpo as marcas do meu tempo/Meu desespero, a vida num momento/A fossa, a fome, a flor, o fim do mundo/Hoje/Trago no olhar imagens distorcidas/Cores, viagens, mãos desconhecidas/Trazem a lua, a rua às minhas mãos/...é um pedaço da bonita música de Taiguara, falecido em 1996 quando tinha apenas 52 anos de idade.

Alguém já disse como singular sabedoria: Ontem faz parte do passado. O passado passou, e não nos pertence mais. As únicas coisas que trazemos do passado são as marcas que ele nos deixou. Jesus carrega as marcas dos cravos com os quais ele foi encravado na cruz onde morreu em nosso lugar. Aquelas marcas deviam estar em nós, mas Ele as tem porque nos amou de uma forma imensurável. Mas mesmo assim eu e você temos em nós as marcas do passado. Talvez o melhor seria nos arrependermos dos equívocos do passado, ao olhar para as cicatrizes. Mas o passado passou, ele já não nos pertence.

Agora temos diante de nós a expectativa do futuro. Há um horizonte à nossa frente, um caminho a ser percorrido. Mas, por incrível que isso possa parecer, o horizonte pode apenas ser uma miragem e nunca se tornar uma realidade, algo concreto. No último domingo (23.10.2016), estava eu assistindo alguns programas de esporte e vi lá o Carlos Alberto Torres o grande capitão da seleção de futebol tricampeã mundial no México. Bem vestido, falante, bem humorado! Mas no outro dia, enquanto fazia palavras cruzadas, aquilo que era horizonte se tornou crepúsculo. Como diria Fiori Giglioti: “Fecham-se as cortinas e termina o espetáculo”...e o "“velho capita” como os outros amigos de futebol se referiam a ele, enfartou. Morreu o capitão do tri. O futuro não nos pertence. O futuro é uma possibilidade. Tolos são os que se imaginam intocáveis, que se deitam pensando que, por seu mérito, poderá atravessar ileso a ponte que nos conduz ao amanhã, ao futuro. Não quero ser mórbido, mas repito: o orgulho não pode garantir que vivamos no futuro.

O que temos de certo é o hoje, o presente. O passado se foi, o futuro é uma possibilidade e a única certeza que temos é a respeito do hoje. O hoje é um presente. Aliás, para quem tem fé, é um presente de Deus. Por isso querido leitor, viva bem hoje, o presente. Por isso lembre-se do que diz a Bíblia: “Ao homem pertencem os planos do coração, mas do Senhor vem a resposta da língua”. (Pv 16.1).

Vivamos, portanto, o hoje com sabedoria. Ele se tornará passado no futuro e então, por ele, teremos mais que agradecer do que lamentar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJA BEM-VINDO E BOA LEITURA!

Fico feliz em que você visite o Blog Conteúdo. Faço parte dessa comunidade de gente que gosta de escrever e expor o que escreve sem nenhum receio de ser lido e contestado. Fique a vontade nessa minha sala de leitura. Espero, sinceramente, que meus escritos ajudem você de alguma maneira, mas principalmente do ponto de vista espiritual. Se você quiser me ajudar ore por mim e peça a Deus que me mantenha firme na fé cristã. Se você não é um cristão como eu, eu gostaria de conhecer você e falar para você sobre minha fé. É só ir na seção dos comentários e fazer contato.

Um abraço.


FAMÍLIA.....

FAMÍLIA.....
O MAIOR PATRIMÔNIO DE UM HOMEM É SUA FAMÍLIA

FILHOS

FILHOS
QUERIDOS