quarta-feira, 26 de outubro de 2016

QUANTOS QUILOS VOCÊ PESA?

“Ainda bem que a alma não pesa”.
Rev. Mauro Sergio Aiello

Quantos quilos você pesa? Mas que pergunta mais indiscreta! E, afinal de contas por que é que você quer saber quantos quilos eu peso? Será que você não tem coisas mais importantes para se preocupar? 
      
Você tem razão. Quanto você pesa é algo que só diz respeito a você mesmo. Com exceção dos mais magrinhos, aqueles que estão acima do peso evitam falar sobre essas coisas. Mas essa questão, que é título deste nosso artigo, não tem diretamente nada a ver com sua massa, ou melhor, com seu peso físico. O que queremos saber, mesmo, é quanto é que você pesa espiritualmente. Deixe que ilustremos a questão com uma história escrita por Burris Jenkins no livro “Ilustração Para Todas as Horas”, editado pela Juerp – RJ, na p. 59:

“O Pastor de uma Catedral, que tinha um elevado número de membros, visitou certa vez uma pequena Igreja. Ocupando uma rústica cadeira no tablado do púlpito, ao lado do Pastor da Igreja local, e enquanto o organista tocava o prelúdio, perguntou-lhe: - Quantos membros o irmão tem arrolado nesta congregação?
Cerca de uma centena – foi a resposta obtida.
- Não concebo como pode cumprir a sua tarefa com esse número irrisório de crentes – acrescentou friamente o Pastor visitante.
O Pastor da humilde comunidade retrucou então:
- Meu caro, é que em nossa Igreja não calculamos o número de membros existentes, mas os pesamos!”.

Se, por um lado, a massa física pode ser avaliada pelo simples uso de uma balança, já a massa, o peso espiritual, é algo mais difícil de ser avaliado, não é verdade? Mas há algumas coisas que indicam o quanto estamos pesando espiritualmente. Vejamos, e façamos uma auto-avaliação:

Você é aluno assíduo da Escola Bíblica Dominical?

Você tem atuado de forma eficiente no seu Departamento?

Você é dizimista fiel?

Você participa dos cultos Vespertinos ou Noturnos de sua Igreja com regularidade ou fica indo de Igreja em Igreja, como quem está tentando encontrar um grupo que se “adapte” a você?

Você tem testemunhado de Jesus, ou pensa que isso é obrigação dos outros membros, porque você não tem tido “tempo” e coisas semelhantes?

Você tem falado com seus irmãos em Salmos ou sua conversa se resume em apontar “defeitos” em sua Igreja, como se você tivesse suficiente experiência para resolvê-los?

Você lê a Bíblia com regularidade?

Você se relaciona bem com os membros de sua Igreja ou vive às turras?

Você ora pela liderança de sua Igreja ou gosta de ficar pelos cantos “espiritualmente” falando deste ou daquele irmão?

Nessa nossa relativa experiência como membro de Igreja e Pastor, temos visto Igrejas crescerem de forma assustadora. Temos visto pessoas correndo atrás de cultos onde o espetacular está sempre à disposição. E parece que quem procura encontra.  E temos também sido testemunhas de vidas totalmente afetadas pela frustração, vivendo de momentos de extremado emocionalismo, sem base bíblica.

Temos visto pessoas que pensam estar robustas espiritualmente, mas que na verdade estão vivendo um processo de inchaço, que mais denota doença do que saúde.

Temos presenciado pessoas que se assemelham aos israelitas dos dias do profeta Elias. Eles, em grande número, correram atrás de Baal, mas a verdade estava em Jeová, apesar de que a minoria não se apercebia disso. Desses poucos havia um “louco” chamado Elias.

O quanto pesamos espiritualmente é definido pelo testemunho que damos, tanto lá fora, no mundo, quanto no nosso convívio com nossos irmãos em Cristo Jesus na lida da vida cristã. E nessa questão, quanto mais pesados nós formos melhores, pois isso é sinal de saúde, de frutos e de uma vida verdadeiramente cristã, sem máscaras, ou maquiagem. Quantos quilos pesamos cada um de nós?  Espiritualmente, é claro.

Um comentário:

  1. Ficamos mais pessados espiritualmente quanto mais nos alimentamos espiritualmente de Cristo e da palavra sagrada.

    ResponderExcluir

SEJA BEM-VINDO E BOA LEITURA!

Fico feliz em que você visite o Blog Conteúdo. Faço parte dessa comunidade de gente que gosta de escrever e expor o que escreve sem nenhum receio de ser lido e contestado. Fique a vontade nessa minha sala de leitura. Espero, sinceramente, que meus escritos ajudem você de alguma maneira, mas principalmente do ponto de vista espiritual. Se você quiser me ajudar ore por mim e peça a Deus que me mantenha firme na fé cristã. Se você não é um cristão como eu, eu gostaria de conhecer você e falar para você sobre minha fé. É só ir na seção dos comentários e fazer contato.

Um abraço.


FAMÍLIA.....

FAMÍLIA.....
O MAIOR PATRIMÔNIO DE UM HOMEM É SUA FAMÍLIA

FILHOS

FILHOS
QUERIDOS