sexta-feira, 14 de outubro de 2016

QUEM É SOBERANO? DEUS OU O DIABO?

QUEM É SOBERANO? DEUS OU O DIABO?
(Salmo 115)

Quem é soberano? Deus ou o Diabo?  Um dos dois é soberano. A Bíblia nos ensina que Deus é soberano. Isaías 46.8-11 declara de uma forma estupenda: “Lembrai-vos disto, e tende bom ânimo; tomai-o a sério, ó prevaricadores. Lembrai-vos das cousas passadas da antiguidade; que eu sou Deus e não há outro, eu sou Deus, e não há outro semelhante a mim; que desde o princípio anuncio o que há de acontecer, e desde a antiguidade as cousas que ainda não sucederam; que digo: O meu conselho permanecerá de pé, farei toda a minha vontade; que chamo a ave de rapina desde o oriente, e de uma terra longínqua o homem do meu conselho. Eu o disse, eu também o cumprirei; tomei este propósito, também o executarei”.

O que ocorre é que alguns, para justificar seus atos danosos e equivocados, apelam para a seguinte expressão: Deus é Soberano! Um dia ouvi em uma Assembléia: - Irmãos, Deus é soberano, vamos nos aquietar. Infelizmente alguns confundem fatalismo com soberania. A Bíblia declara que Deus é soberano e, ao mesmo tempo, que o homem é responsável. Paulo nos instrui dizendo: “Aquele que sabe que deve fazer o bem e não faz, nisso está pecando”. É claro e óbvio que Deus não concordou com a atitude dos irmãos de José quando estes, além de desejar sua morte, venderam-no a uma caravana de Midianitas e mentiram ao pai dizendo que seu filho havia sido morto por um animal. Mas em Gênesis 45.4-15 José declara que Deus usou tudo aquilo para um propósito. Mas que não incorramos no trágico equívoco, próprio da mente em confusão e entenebrecida, de lançarmos sobre o Deus Santo, a culpa por nossos pecados e erros.

Há outro grupo interessante de pessoas, no meio evangélico, que afirma ser o Diabo o responsável por todo nossos erros e pecados. É óbvio que o Diabo criou um sistema no qual vivemos e sob o qual muitas vezes nos deixamos submeter. Mas dizer que o crente tem legiões de demônios é ir longe, e longe demais da Palavra de Deus.  Veja o que aconteceu a Eva no Jardim do Éden. Ela foi levada pelo Diabo a olhar para a árvore, e esta ao ver que era agradável aos olhos tomou e comeu. Ora, é sempre assim que acontece. O diabo tira o foco, e coloca em nossa retina aquelas coisas que vem de encontro com nossas necessidades e desejos. Mas não foi o Diabo que arrancou da árvore o fruto. Não foi ele que o levou aos lábios da mulher e do homem. Eles fizeram assim, de livre e espontânea vontade porque o “enganador” os induziu. O homem poderia dizer não.

Nós fazemos isso muitas vezes todos os dias. Quantas vezes olhamos para algo que desejaríamos possuir? Você anda em um Shopping e olha as vitrines. Deseja muitas coisas, mas não é por isso que você entra e vai comprando tudo ou mesmo entra e sai sem pagar, não e verdade? O Diabo é responsável? Sim, mas o homem também é. E principalmente o crente que tem a Palavra de Deus que o instrui e lhe manda ser forte e, vivendo pela fé, dizer não ao pecado. Tiago diz: “Ninguém ao ser tentado, diga: Sou tentado por Deus; porque Deus não pode ser tentado pelo mal, e ele mesmo a ninguém tenta. Ao contrário, cada um é tentado pela sua própria cobiça, quando esta o atrai e o seduz. Então a cobiça, depois de haver concebido, dá a luz o pecado; e o pecado, uma vez consumado gera a morte. Não vos enganeis, meus amados irmãos”. Ser tentado não é pecado. Pecado é cair na tentação.

Devemos ser equilibrados e sensatos. O crente tem contra si, três inimigos (Efésios 2.1-3) que são; a carne, o mundo e o diabo. E este, o diabo, não pode possuir o crente, apesar de poder influenciá-lo a tomar decisões e andar por caminhos de engano. Mas o Diabo não é soberano, em absoluto. Deus é soberano. E por mais que vejamos o mal aparentemente vencer, devemos dizer como Habacuque: “Ainda que a figueira não floreça, nem haja fruto na vide; o produto da oliveira minta, e os campos não produzam mantimento; as ovelhas sejam arrebatadas do aprisco, e nos currais não haja gado, todavia, eu me alegro no Senhor, exulto no Deus da minha salvação. O Senhor Deus é a minha fortaleza, e faz os meus pés como os da corça, e me faz andar altaneiramente”. Porque Deus é Soberano!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJA BEM-VINDO E BOA LEITURA!

Fico feliz em que você visite o Blog Conteúdo. Faço parte dessa comunidade de gente que gosta de escrever e expor o que escreve sem nenhum receio de ser lido e contestado. Fique a vontade nessa minha sala de leitura. Espero, sinceramente, que meus escritos ajudem você de alguma maneira, mas principalmente do ponto de vista espiritual. Se você quiser me ajudar ore por mim e peça a Deus que me mantenha firme na fé cristã. Se você não é um cristão como eu, eu gostaria de conhecer você e falar para você sobre minha fé. É só ir na seção dos comentários e fazer contato.

Um abraço.


FAMÍLIA.....

FAMÍLIA.....
O MAIOR PATRIMÔNIO DE UM HOMEM É SUA FAMÍLIA

FILHOS

FILHOS
QUERIDOS