segunda-feira, 3 de outubro de 2016

QUERES VER DEUS?


QUERES VER DEUS?
(Hebreus 12.14-17)

“...há tanto tempo estou convosco, e não me tens conhecido?
Quem me a mim o Pai;
como dizes tu: Mostra-nos o Pai? Jesus em João 14.9

Na verdade ninguém jamais viu a Deus, em toda a sua fulgurante e majestosa glória. Deus se faz ver, se revela de uma forma variada e incompleta. No Antigo Testamento temos aquilo que os teólogos chamam de teofanias, ou seja, manifestações de Deus (sarça ardendo, por exemplo). Isaías afirmou ter visto a Deus (Isaías 6.1). No Novo Testamento Jesus se apresentou afirmando: “...Quem me vê a mim vê ao Pai; como dizes tu: Mostra-nos o Pai?”.  Mas haverá um dia em que veremos Deus de uma forma mais ampla e gloriosa. Você quer vê-lo? Sobre essa questão bem afiançou o escritor da carta aos Hebreus. Aprendemos, com ele que, se queremos contemplar o Eterno e habitar seguro em sua glória? Então:

“Segui a paz com todos.....” exortação extraordinária essa do escritor aos Hebreus. O cristão não pode economizar esforços quando se trata de ter paz, quando a questão é a unidade, a comunhão. Paulo diz: “...esforçando-vos diligentemente por preservar a unidade do Espírito no vínculo da paz;..”. Ef. 4.3. Jesus, nas Bem-Aventuranças declara: “Bem-Aventurados os pacificadores porque serão chamados filhos de Deus”. Mateus 5.9. Um dos maiores exemplos bíblicos a esse respeito, foi Isaque. Este servo de Deus do passado abria poços e vinham os filisteus e os entulhavam. Os pastores de Gerar tiraram um outro poço que os servos de Isaque haviam aberto. (Gênesis 26.8-25). Isaque, entretanto, nunca reagia na mesma proporção. Seu coração não era vingativo. Ele era um homem de paz.

“Segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá a Deus”. A segunda condição aventada pelo escritor aos Hebreus é que sejamos Santificados. Santificação é o processo no qual o cristão, a cada dia que passa, se torna mais e mais parecido com Jesus Cristo, o Filho Amado de Deus. A Santificação exige que olhemos para trás, para aqueles dias nos quais vivíamos sem Deus. Paulo refere-se a estes dias na carta que escreve aos Efésios na passagem que vai de 4.17 a 5.1-14. Ali há uma lista, (que não é fechada) de coisas que fazíamos e que agora, andando em Espírito, como novas criaturas, não fazemos mais. É incompatível declarar-se um cristão e viver mentindo, irando-se de forma a agredir o próximo com palavras e atitudes, furtando ao invés de trabalhar, usando a boca como instrumento de maldição, sendo amargo, colérico, blasfemo, impudico, cobiçoso, motejador, idólatra, etc...

Paz & Santificação são indispensáveis. O escritor da carta aos Hebreus chega a afirmar que sem Santificação ninguém verá a Deus. É óbvio! Deus é Santo! É interessante também, aquilo que Jesus disse: “....os pacificadores, eles verão a Deus”.

Prezado leitor: seja um agente da paz. Ore em seu coração como fez Francisco no passado:

Senhor, fazei de mim um instrumento de vossa paz.
Onde houver o ódio que eu leve o amor,
onde houver ofensa que eu leve o perdão,
onde houver discórdia que eu leve a união,
onde houver dúvida que eu leve a fé,
onde houver erro que eu leve a verdade,
onde houver desespero que eu leve a esperança,
onde houver tristeza que eu leve a alegria,
onde houver trevas que eu leve a luz.
Ó Mestre: fazei que eu procure mais consolar do que ser consolado, compreender que ser compreendido,
amar que ser amado.
Porque é dando que se recebe.
Perdoando que se é perdoado.
É morrendo que se vive para a vida eterna!

Queres ver Deus? Queres contemplá-lo? Queres estar em sua presença? Então deves ser um agente da paz e alguém cuja preocupação principal é a Santificação. Que Deus nos ajude a sermos assim. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJA BEM-VINDO E BOA LEITURA!

Fico feliz em que você visite o Blog Conteúdo. Faço parte dessa comunidade de gente que gosta de escrever e expor o que escreve sem nenhum receio de ser lido e contestado. Fique a vontade nessa minha sala de leitura. Espero, sinceramente, que meus escritos ajudem você de alguma maneira, mas principalmente do ponto de vista espiritual. Se você quiser me ajudar ore por mim e peça a Deus que me mantenha firme na fé cristã. Se você não é um cristão como eu, eu gostaria de conhecer você e falar para você sobre minha fé. É só ir na seção dos comentários e fazer contato.

Um abraço.


FAMÍLIA.....

FAMÍLIA.....
O MAIOR PATRIMÔNIO DE UM HOMEM É SUA FAMÍLIA

FILHOS

FILHOS
QUERIDOS