sexta-feira, 14 de outubro de 2016

REFORMA DA IGREJA: RECONHECIMENTO E POSICIONAMENTO.

REFORMA DA IGREJA:  
RECONHECIMENTO E POSICIONAMENTO.

Quem lê o título deste capítulo pode pensar que estamos falando da reforma no edifício da Igreja, mas não é sobre esse tipo de reforma que estamos pensando enquanto escrevemos. Nossa mente está voltada para aquele episódio extraordinário ocorrido no século XVI, mais precisamente no ano 1517. Pensamos na figura notável do monge alemão, da ordem dos agostinianos, Martinho Lutero. Sem duvida nenhuma, tanto a época como o personagem, se tornaram marcos importantes na história da humanidade. A partir daquele episódio, a história do cristianismo teve uma nova página sendo escrita, sob uma nova ênfase.

Hoje somos, podemos assim dizer, herdeiros daquele movimento rico e de muito risco para todos aqueles que aderissem. Depois vieram vultos como João Calvino, Zwínglio, e outros. Todos deram sua parcela de contribuição para trazer a Igreja de Cristo, ao prumo das Escrituras Sagradas. Resgataram os valores da Sola Fidei, Sola Gracia, Sola Scripturae e o Sacerdócio Universal dos Crentes. Produziram literatura de qualidade teológica que continua a influenciar mentes e dirigir vidas até hoje, vide “Institutas da Religião Cristã”, produzida por João Calvino, o reformador francês radicado em Genebra.

Foram paladinos da verdade, homens de envergadura moral ímpar, cavalheiros de caráter e de carisma, personagens que mudaram o curso da história, homens para quem olhamos, e ficamos a pensar como imitá-los no contexto da sociedade e do cristianismo de hoje.

Não há dúvida de que vivemos em dias nos quais precisamos resgatar aqueles princípios pelos quais esses homens correram risco de morte. Eles aprenderam, e muitos “evangélicos de hoje”, precisam aprender que, Deus não se usa, é Ele quem soberanamente dispõe de nossas vidas como um Deus perfeito cheio de amor faz.

Foram eles que retomaram a verdade bíblica de que, o que mais importa para o cristão é ver a honra e a glória de Deus ser manifestada em sua vida, nos menores detalhes, pormenores aparentemente insignificantes, detalhes corriqueiros e manifestações de qualquer tipo. Foram eles que inspiraram a verdade de que o fim principal do homem é glorificar a Deus e gozá-lo para sempre. E veja que se quisermos ter gozo em Deus, precisamos, em primeiro lugar, glorificá-lo como fez Jesus o filho amado. (João 17)

Sinto que precisamos, hoje, reviver aqueles anseios, encarnar aquelas atitudes que fizeram daqueles dias, dias de avivamento, dias de reencontro, de arrependimento, de retomada de posição, de um posicionamento que mude o curso da história.

Só assim poderemos dar nossa contribuição para essa geração que está aí, desesperançada, sem rumo, sentindo de perto a morte, vazia de sentido, sem prumo e sem norte. Só reformando nossos postulados e fincando-os na Palavra de Deus e no Deus da Palavra, é que iremos, a exemplo daqueles notáveis personagens, impactar a sociedade ao nosso redor e transformar os valores morais e éticos em profunda decadência.

Olhemos para trás! Colhamos os exemplos e pratiquemos a verdade que não muda Sigamos os passos daqueles ícones e marcos de uma história dentro da história. Então mudaremos e reformaremos tudo o mais ao nosso redor. Hoje é tempo, vamos à luta, saiamos do nosso “conforto”, detrás das paredes da Igreja que é mais quartel de treinamento do que um gueto onde nos encolhemos com receio da batalha. Saiamos, enfim...somos mais que vencedores em Cristo Jesus!!!!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJA BEM-VINDO E BOA LEITURA!

Fico feliz em que você visite o Blog Conteúdo. Faço parte dessa comunidade de gente que gosta de escrever e expor o que escreve sem nenhum receio de ser lido e contestado. Fique a vontade nessa minha sala de leitura. Espero, sinceramente, que meus escritos ajudem você de alguma maneira, mas principalmente do ponto de vista espiritual. Se você quiser me ajudar ore por mim e peça a Deus que me mantenha firme na fé cristã. Se você não é um cristão como eu, eu gostaria de conhecer você e falar para você sobre minha fé. É só ir na seção dos comentários e fazer contato.

Um abraço.


FAMÍLIA.....

FAMÍLIA.....
O MAIOR PATRIMÔNIO DE UM HOMEM É SUA FAMÍLIA

FILHOS

FILHOS
QUERIDOS