sábado, 1 de outubro de 2016

SUPERFICIALIDADE & SUCESSO

SUPERFICIALIDADE & SUCESSO
(Salmo 1)

“O dicionário é o único lugar onde a palavra sucesso
vem antes de trabalho”.
Cirus K. Kurtis





Superficialidade é a característica daquele ou daquilo que é superficial. Superficial é o adjetivo que qualifica tudo aquilo ou todo aquele que é pouco sólido, pouco profundo, pouco sério. É assim que eu caracterizo o pensamento moderno: superficial.

Recordo-me que quando dava aula na FAI, para uma classe de alunos que haviam ficado em dependência em Psicologia Geral I e II do curso de Pedagogia muitos deles, na verdade a maioria, estava mais preocupada em tirar a nota para ser aprovado do que aprender alguma coisa na disciplina. Minha primeira tarefa, portanto, era mostrar-lhes que o conhecimento, ainda que básico de Psicologia como ciência, seria útil para eles no seu desempenho como docentes. Depois que eu lhes mostrei que a afetividade e a empatia são atitudes indispensáveis para uma boa performance no ensino, e que a Psicologia nos ajuda a avaliar os comportamentos e a tratarmos as pessoas em sua própria realidade, os alunos se mostraram mais interessados e mais participativos na sala de aula. Mostrava-lhes, também, que todo aquele que se aprimorasse e se aprofundasse com seriedade, iria se destacar como profissional mais gabaritado e para esse, não faltaria mercado de trabalho.

Da mesma maneira fico preocupado com crentes que não vêem necessidade em se aprofundar no estudo das escrituras. Ficam no superficial, naquilo que fica na superfície, e pensam que seria um desgaste inútil dos neurônios, aprofundar-se em temas mais sérios.

Assim é que, em uma classe de alunos de um Instituto Bíblico, onde sua maioria era composta por Diáconos e Presbíteros, e gente com muito tempo de estrada na vida eclesiástica, no primeiro dia de aula, fiz um Teste de Conhecimentos Gerais da Bíblia e a média foi 2,5. Preocupante, não?

Eu sei que todos nós desejamos ter sucesso em nossos empreendimentos. Mas para isso é preciso que sejamos mais profundos e não superficiais.

Gosto muito do texto de Josué 1.1-9 porque há um versículo ali que é definidor no que concerne ao sucesso pessoal que tanto almejamos: “Não cesses de falar deste Livro da Lei; antes medita nele dia e noite, para que tenhas o cuidado de fazer segundo tudo quanto nele está escrito: então farás prosperar o teu caminho e serás bem-sucedido”. Você vê algum traço de superficialidade nessa exortação de Deus a Josué? Não, absolutamente! “Medita de dia e de noite”, não pode ser entendido como superficial. E a exortação é meditar para poder praticar o que é certo e, então, ser bem sucedido. Veja o homem Bem-Aventurado e de sucesso do Salmo 1. Ele prefere meditar na Lei de Deus, dia e noite, a dar ouvidos aos ímpios, não comungar com os pecadores e nem fazer parte da turba de escarnecedores. Tudo quanto ele faz, dá certo, é sucesso, abençoa os outros, une as pessoas, atrai outros a si, como faz o imã. Esse é mesmo um carismático!

O grande Henry Ford disse certa vez: “Antes de tudo mais, preparar-se é o segredo do sucesso”.  Você não pode querer subir as escadas do sucesso sem superar os degraus do sacrifício. O que é fácil, raramente é excelente.

A superficialidade não tem nada a ver com sucesso. São, na verdade incompatíveis. Normalmente o indivíduo superficial se torna, crítico, irônico, deprimido ao ver o sucesso dos outros, invejoso, amargurado. Lute contra isso, caro leitor. Seja profundo, interessado, perscrutador. Vá fundo, não se acomode. Lute contra suas deficiências; não desanime. Seja transparente consigo mesmo. E saiba, de forma conclusiva que “nenhum homem pode, na verdade, dizer que teve êxito na vida, a menos que haja escrito na parte superior do diário de sua vida: ‘Entrada para Deus’”. (Robert L. Stevemson)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJA BEM-VINDO E BOA LEITURA!

Fico feliz em que você visite o Blog Conteúdo. Faço parte dessa comunidade de gente que gosta de escrever e expor o que escreve sem nenhum receio de ser lido e contestado. Fique a vontade nessa minha sala de leitura. Espero, sinceramente, que meus escritos ajudem você de alguma maneira, mas principalmente do ponto de vista espiritual. Se você quiser me ajudar ore por mim e peça a Deus que me mantenha firme na fé cristã. Se você não é um cristão como eu, eu gostaria de conhecer você e falar para você sobre minha fé. É só ir na seção dos comentários e fazer contato.

Um abraço.


FAMÍLIA.....

FAMÍLIA.....
O MAIOR PATRIMÔNIO DE UM HOMEM É SUA FAMÍLIA

FILHOS

FILHOS
QUERIDOS