sexta-feira, 28 de outubro de 2016

TEM GENTE AO SEU LADO MEU IRMÃO!!!!!! (Texto sobre solidariedade)


(Atos 2.42-47)
 “O cristão nunca é um solitário, mas um solidário”.
Rev. Mauro Sergio Aiello

   Quero começar essa meditação fazendo uma afirmação que poderá muito bem soar como uma tese a ser provada: “Quanto mais longe de Deus, mais longe do próximo também”.

    Não sei se você já se deu conta de que vivemos sempre em meio a muita gente. Acotovelamo-nos em todos os lugares; nas ruas, nos bancos, nas escolas, nos supermercados, etc...

Disputamos com gana cada pedacinho, cada lugar nas filas, seja do açougue, do banco, da condução que nos levará ao nosso destino. Cada lugar é disputado e basta chegarmos um pouquinho atrasados e já não encontramos aquela melhor localização no auditório. Para estacionar o carro é um sufoco só; acabamos tendo que pagar uma exorbitância nos estacionamentos ou na malfadada zona azul, que de azul só tem o nome. Dentro dos coletivos (ônibus, trens, metrô, etc...) vivemos a experiência da falecida sardinha em lata. Viajamos longos percursos espremendo e sendo espremidos.

   Entretanto, não sei se você já se notou que apesar de vivermos assim tão próximos uns dos outros, nunca estivemos tão longe. É isto mesmo!!  Parece paradoxal, mas não é; trata-se de pura e dura realidade. Até mesmo dentro da Igreja, nos encontramos, nos olhamos, mas parece que nossa “comunhão” não vai além disso. Evitamos qualquer envolvimento, qualquer tipo de compromisso de uma amizade mais participativa, mais solidária.

  Olhamos o mundo ao nosso redor, ouvimos e vemos os noticiários dos órgãos responsáveis pela informação e nos horrorizamos com as cenas de crianças sendo mortas à luz do dia em guerras sem sentido. Somos informados da violência que está dominando todos os segmentos de nossa sociedade, e nos sentimos impotentes. Em nosso ser surge uma voz que questiona: Por que tanta indiferença?  Por que tanta individualidade se o homem é um ser social? 

   Sem dúvida nenhuma a resposta pode ser esta: Quanto mais o homem se distancia de Deus, mais distante se torna do seu próximo, mais indiferente à dor do seu semelhante, mais alheio, mais frio. Jesus mesmo declarou em Mateus 24.12, quando descrevia as características dos tempos próximos do fim, que: “....por se multiplicar a iniquidade, o amor se esfriará de quase todos”. 
      
  Quanto mais iníquo, quanto mais incrédulo for o homem, mais distante de Deus; e quanto mais distante de Deus, mais bruto se torna, mais indiferente, mais competitivo.
      
O que é que vemos por aí? Ora, encontramos as pessoas totalmente alienadas de Deus, vivendo a filosofia dos epicureus, os quais declaravam: “comamos e bebamos, que amanhã morreremos” (1Co. 15.32)

  Nós, os filhos de Deus, precisamos estar atentos para que não incorramos no mesmo erro, no mesmo engano. Precisamos, a cada dia que passa, nos aproximar de Deus, vivendo um compromisso sério de vida santificada.

  Gosto da ilustração que fala a respeito de certa pessoa que chegou a determinado lugar e encontrou pessoas famintas ao redor de um grande caldeirão contendo uma suculenta e nutritiva sopa. Essas pessoas estavam magérrimas e ele observou que elas não comiam simplesmente porque o cabo da colher era muito grande para que elas a levassem à boca. Muito bem; ele saiu dali decepcionado e triste. Andando um pouco mais ele encontrou outro grupo de pessoas ao redor de um caldeirão igual ao anterior contendo o mesmo tipo de sopa. As pessoas eram gordas e bem nutridas, apesar das colheres serem idênticas às do outro grupo de pessoas. A diferença estava em que nesse caso, sem poderem levar suas próprias colheres à boca, cada um servia ao outro e assim todos comiam. Fazer o bem, faz bem.

  Olhe aí bem do seu lado agora!  Veja!  Tem gente aí, meu irmão!  Você não está sozinho! Dê um sorriso, faça um cumprimento! Inicie um novo relacionamento. Procure ser útil em suas conversas e em suas atitudes. Isto é compatível com a fé cristã. Paulo aproveitava cada oportunidade para conversar, para falar sobre aquilo que Deus faz na vida daqueles que criem na pessoa e obra de Jesus Cristo. Onde Paulo passava, transformava “desertos em mananciais” (Salmo 84. 4-7). 

Eu e você precisamos, urgentemente, participar desta cruzada. De certa forma estaremos contribuindo para a construção de uma sociedade mais solidária, mais tranquila.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJA BEM-VINDO E BOA LEITURA!

Fico feliz em que você visite o Blog Conteúdo. Faço parte dessa comunidade de gente que gosta de escrever e expor o que escreve sem nenhum receio de ser lido e contestado. Fique a vontade nessa minha sala de leitura. Espero, sinceramente, que meus escritos ajudem você de alguma maneira, mas principalmente do ponto de vista espiritual. Se você quiser me ajudar ore por mim e peça a Deus que me mantenha firme na fé cristã. Se você não é um cristão como eu, eu gostaria de conhecer você e falar para você sobre minha fé. É só ir na seção dos comentários e fazer contato.

Um abraço.


FAMÍLIA.....

FAMÍLIA.....
O MAIOR PATRIMÔNIO DE UM HOMEM É SUA FAMÍLIA

FILHOS

FILHOS
QUERIDOS