sexta-feira, 28 de outubro de 2016

TEMPO E MATURIDADE


(Filipenses 2.12)
“Ontem se foi; amanhã pode não vir; o que nós temos é o agora”.
Plutarco

Não sei se você já se deu conta, ou não, mas o tempo voa. O tempo voa, o ano passa com uma velocidade impressionante. A vida cheia de responsabilidades e atividades multíplices nos faz viver sem saborear cada dia como um presente de Deus, de tal forma que acabamos sendo atropelados pelo tempo.

Eu, particularmente, me sinto frustrado quando olho para o tempo que passou e constato, em um ato contábil e avaliativo, que não acrescentei muita coisa no campo intelectual, social e espiritual. Talvez você pense que estou sendo duro demais e que esse tipo de avaliação não tem sentido. Eu respondo que devemos nos preocupar com isso, sim, pois a vida é por demais dinâmica. Veja só:

É impossível conversar com os filhos, por exemplo, ou mesmo compreendê-los, se não buscarmos nos atualizar intelectualmente. Quando eu era adolescente nem imaginava ter um computador como aqueles que existem hoje. Internet, nem pensar!  Hoje nossos filhos não se comunicam mais só via correio ou telefone; você sabe o que é ICQ? Pois é no ICQ, nos Chats (salas de bate papo da Internet) que nossos filhos batem papo, conversam, flertam, etc.... Todos precisamos tirar do tempo aquilo que o tempo tem para nos dar. Amadurecer intelectualmente é importante para que saibamos interagir com o tempo.

É impossível viver sem expandir nosso rol de amizades. É bom saber manter as velhas amizades, aprofundá-las, solidificá-las. Mas precisamos nos abrir para outras pessoas, precisamos aumentar nosso rol social de forma que, a cada dia que passa, vivamos a aventura de conhecer novas pessoas e adicioná-las à nossa lista telefônica. O fato de fazer novas amizades não implica em que abandonemos os velhos amigos, absolutamente!

É impossível viver sem crescer espiritualmente. Um crente que não cresce espiritualmente é como um biscoito de polvilho, ou seja, cresce, mas não tem consistência. Um crente assim, imaturo, acaba problematizando as situações e os momentos mais simples da vida. Um crente que não amadurece espiritualmente é sempre titubeante no seu testemunho pessoal, está sempre vazio de razões para adorar e louvar a Deus, anda sempre com a carranca de quem vê a vida pelos óculos das dificuldades, da desesperança, da revolta, do conflito. O crente tem que crescer espiritualmente e esta é uma verdade insofismável. Paulo escreveu: “...esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para as que adiante de mim estão, prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo JesusFilipenses 3.13b,14.

Precisamos parar, em um tempo em que não temos tempo para parar, e fazer um inventário e contabilizarmos o quanto amadurecemos, intelectual, social e espiritualmente. O tempo e a maturidade devem ser aliados. Se assim não for, vivemos, e nem sabemos disso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJA BEM-VINDO E BOA LEITURA!

Fico feliz em que você visite o Blog Conteúdo. Faço parte dessa comunidade de gente que gosta de escrever e expor o que escreve sem nenhum receio de ser lido e contestado. Fique a vontade nessa minha sala de leitura. Espero, sinceramente, que meus escritos ajudem você de alguma maneira, mas principalmente do ponto de vista espiritual. Se você quiser me ajudar ore por mim e peça a Deus que me mantenha firme na fé cristã. Se você não é um cristão como eu, eu gostaria de conhecer você e falar para você sobre minha fé. É só ir na seção dos comentários e fazer contato.

Um abraço.


FAMÍLIA.....

FAMÍLIA.....
O MAIOR PATRIMÔNIO DE UM HOMEM É SUA FAMÍLIA

FILHOS

FILHOS
QUERIDOS