sexta-feira, 28 de outubro de 2016

TRÍPLICE VERDADE SOBRE O CRISTÃO.


(Efésios 2.1-10)
“Quem éramos antes de Cristo, quem somos com Cristo e o que somos em Cristo, faz uma grande diferença”.
Rev. Mauro Sergio Aiello

Neste texto da carta de Paulo à Igreja em Éfeso o apóstolo mostra, de forma clara e sem rodeios, como era nossa vida sem Cristo, o que é nossa vida em Cristo e com Cristo. Esta é uma análise e um diagnóstico que nos mostra o que éramos antes de Cristo se revelar a nós como o Messias, Senhor e Salvador e o que acontece com todo aquele que é impactado por seu amor, misericórdia e fé. Vejamos isso da seguinte maneira:

1º) SEM CRISTO ESTÁVAMOS MORTOS ESPIRITUALMENTE

O pecado trouxe a morte em três níveis, a saber: a morte física, a morte espiritual (falta de comunhão com Ele) e a morte eterna. O homem fora de Cristo está, para Deus, morto espiritualmente, porque seu prazer está em satisfazer os desejos da carne, do mundo e do diabo. Na verdade, ele está subjugado e escravizado por esses três inimigos. Sua vontade e decisões são determinadas pelos valores que a carne, o mundo e o diabo impõem a ele. Que situação tão indigna, miserável e deplorável! E é assim que Paulo fala do homem sem Cristo, sem Deus. Todavia, Paulo nos encanta ao expor que:

2º) COM CRISTO RECEBEMOS VIDA (ESTÁVAMOS MORTOS)

Paulo inicia sua exposição no capítulo dois dizendo: Ele vos deu vida...”. Repete esta declaração no versículo cinco ao dizer: “..e estando nós mortos em nossos delitos, nos deu vida juntamente com Cristo...”.  Aqui vemos o segundo nível da existência do Cristão; ele recebeu vida.  É verdade que o homem anda, come, dorme, trabalha, faz projetos, mas, sem Cristo, nenhuma dessas coisas é experimentada em uma dimensão na qual só o Cristão verdadeiro conhece. Sem Cristo, o homem, “apesar de vivo, está morto”. Está vivo para ele mesmo, para o mundo que o rodeia com todos os seus valores, todavia está espiritualmente morto. Porém, a declaração que Paulo faz nesse texto é maravilhosa, ele diz: “Ele vos deu vida juntamente com Cristo”.  É interessante notar as palavras de Jesus em João 10.10b: Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância”. E tudo isto é feito e determinado por seu amor e misericórdia. Agora, em Cristo somos perdoados e feitos novas criaturas, e então:

3º) EM CRISTO PRODUZIMOS BOAS OBRAS

Todas as nossas manifestações de compaixão neste mundo têm valor apenas em nível humano. Nossas boas obras só terão valor para Deus e serão contabilizadas por Ele, quando as praticarmos com os corações purificados pela fé genuína. Qualquer obra, por mais notável que seja, se for realizada por um coração que ainda não foi alcançado pela graça de Cristo, tem valor apenas transitório, e não eterno, e é contabilizado apenas pelos homens e não por Deus. Paulo diz que “...fomos criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas”. Sem temos passado por este processo de regeneração (quando fomos, em Cristo, gerados de novo) nossas boas obras serão contabilizadas por nós, apenas, pois para Deus nós estaremos espiritualmente mortos. Não é que não sejam obras boas, é que Deus, delas simplesmente, não faz caso.

Estávamos mortos (espiritualmente) e se partíssemos nessa condição, estaríamos fadados a passar a eternidade totalmente alienados de Deus. Mas Cristo nos deu vida. Paulo diz, escrevendo aos Romanos: “Agora, pois, já nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus.” (Romanos 8:1)

Vivamos, então, santa e irrepreensivelmente para a glória de Deus. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJA BEM-VINDO E BOA LEITURA!

Fico feliz em que você visite o Blog Conteúdo. Faço parte dessa comunidade de gente que gosta de escrever e expor o que escreve sem nenhum receio de ser lido e contestado. Fique a vontade nessa minha sala de leitura. Espero, sinceramente, que meus escritos ajudem você de alguma maneira, mas principalmente do ponto de vista espiritual. Se você quiser me ajudar ore por mim e peça a Deus que me mantenha firme na fé cristã. Se você não é um cristão como eu, eu gostaria de conhecer você e falar para você sobre minha fé. É só ir na seção dos comentários e fazer contato.

Um abraço.


FAMÍLIA.....

FAMÍLIA.....
O MAIOR PATRIMÔNIO DE UM HOMEM É SUA FAMÍLIA

FILHOS

FILHOS
QUERIDOS