sábado, 29 de outubro de 2016

UMA IGREJA UNA


(Efésios 4.1-6)
“Nas coisas essenciais – unidade; nas coisas não essenciais – liberdade; em todas as coisas – caridade”.
Sto Agostinho

Por que separado se escreve todo junto e todo junto se escreve separado? Do artigo do Jornal Batista de 15 a 21.07.2002 destaco o seguinte: A união entre os jogadores brasileiros e destes com a comissão técnica, durante a Copa do Mundo/2002 que nos deu o pentacampeonato, foi tão grande que chegou ao ponto de ser considerada à de uma família, a "família Scollari". E, sem dúvida, essa união foi um dos fatores decisivos à grande conquista.

A unidade é importantíssima se quisermos realmente obter sucesso e alcançarmos vitória em nossos empreendimentos como Igreja verdadeiramente cristã. Além da Pregação e Exposição correta das Sagradas Escrituras e a celebração dos Sacramentos como convém, a Igreja de Cristo, precisa observar alguns princípios estruturais importantes e a Unidade é um destes princípios. Deus não nos chama à uniformidade, mas sim á unidade. Isso implica em que devemos ser unidos apesar das diferenças.

Paulo no texto de Efésios 4.1-6 fala sobre a Unidade da Igreja de Cristo e no trecho que vai do versículo 4-6, o apóstolo dos gentios afirma:

1. Há somente um corpo porque há um só Espírito.

É o Espírito Santo que aplica no coração do eleito, a salvação que conduz á santificação. Além disse, o Espírito Santo labora juntamente com cada um de nós em prol da unidade. Assim se há dissoluções entre nós, divisões por causa de dons, comidas, dias, usos e costumes, etc...então tudo isso corre por conta de nossa humanidade e não de nossa espiritualidade. O Espírito Santo une, solidifica e harmoniza.

       2. Há somente uma esperança, uma fé e um batismo porque há um só Senhor.

É um equívoco referir-se a Jesus somente como nosso Salvador. Ele não será nosso Salvador se não for igualmente Senhor de nossas vidas. O senhorio de Cristo, a submissão à sua vontade é a mais indubitável prova de nossa esperança e da imorredoura e robusta fé. Quando deixamos de nos submeter ao senhorio de Cristo, enfraquecemos, agimos titubiantemente, de forma claudicante. Assumirmos o senhorio de Cristo é um fator que contribui com a Unidade.

       3. Há somente uma família porque há somente um Deus e Pai de todos,

Este forte apelo de Paulo em prol da Unidade da Igreja nos mostra o quão importante é sermos unidos. Paulo diz que devemos nos esforçar diligentemente na preservação da unidade do Espírito porque esse é o vínculo da paz entre os irmãos. Aliás, no capítulo 2.11-22 dessa mesma carta, Paulo mostra que para Deus não há mais distinção entre judeu e gentio tendo em vista que a parede (referindo-se a parede que separava o pátio dos gentios e o recinto próprio dos judeus) que os separava havia sido derrubada por Jesus.

Portanto, não devemos construir muros que nos separem, mas pontes que nos unam.  Lá Fontaine disse: “Toda força é fraca se não é unida”.

   Descendo em um tobogã de água, alguém perguntou: - Quem sabe onde este tubo vai dar?” A pessoa ao seu lado disse: - “Não tenho a mínima ideia.” Eu ri-me da sua aparente ignorância, mas então reparei que eu também não sabia onde terminava. Não fez qualquer diferença, apesar de tudo. Era um dia pai-e-filha e nós estávamos a divertir-nos. Não importava onde fossemos; era o fato de estarmos juntos que mais importava (Texto anônimo retirado na Internet).

   Nós os cristãos sabemos para onde estamos indo e sabemos que devemos fazê-lo juntos, lado a lado um do outro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJA BEM-VINDO E BOA LEITURA!

Fico feliz em que você visite o Blog Conteúdo. Faço parte dessa comunidade de gente que gosta de escrever e expor o que escreve sem nenhum receio de ser lido e contestado. Fique a vontade nessa minha sala de leitura. Espero, sinceramente, que meus escritos ajudem você de alguma maneira, mas principalmente do ponto de vista espiritual. Se você quiser me ajudar ore por mim e peça a Deus que me mantenha firme na fé cristã. Se você não é um cristão como eu, eu gostaria de conhecer você e falar para você sobre minha fé. É só ir na seção dos comentários e fazer contato.

Um abraço.


FAMÍLIA.....

FAMÍLIA.....
O MAIOR PATRIMÔNIO DE UM HOMEM É SUA FAMÍLIA

FILHOS

FILHOS
QUERIDOS