quinta-feira, 6 de outubro de 2016

UMA NOVA CRIATURA SEM FERRÃO

UMA NOVA CRIATURA SEM FERRÃO
(João 3.1-15)
“Qualquer um nasce uma vez pra morrer duas.
Só o cristão nasce duas vezes pra morrer uma”. Rev. Mauro Sergio Aiello

Conta-se que certo mestre estava caminhando com seus discípulos à beira de um rio enquanto lhes ensinava lições sobre a vida. De repente aquele mestre entrou nas águas do rio caudaloso e resgatou um escorpião que lutava para não se afogar. Enquanto saia da água o escorpião lhe ferrou a mão fazendo-o gritar de dor. Ato reflexo o mestre deixou o bichinho cair na água. De pronto voltou às águas para resgatar o escorpião e colocá-lo em segurança no chão, á beira do rio. Seus discípulos que a tudo assistiam lhe disseram: - Mestre, quanta ingratidão! Devias deixar tal verme morrer afogado. – Estimados discípulos, respondeu o mestre: o escorpião simplesmente agiu de acordo com sua natureza e eu de acordo com a minha.

Agimos de acordo com nossa natureza. Aquilo que somos, em essência, acaba por determinar aquilo que fazemos. Nossas atitudes são determinadas pela nossa natureza. Foi por isso que Jesus afirmou a Nicodemos: “Se alguém não nascer de novo (adquirir uma nova natureza) não pode entrar no reino de Deus”. João 3. Paulo em sua segunda carta enviada à Igreja de Corinto disse: “...mas se alguém está em Cristo, é nova criatura, as coisas velhas já se passaram, eis que tudo se fez novo”. II Cor. 5.17.

Quando somos feitos novas criaturas, recebemos de Deus coração regenerado, com novos sentimentos, novas emoções, novos projetos, novas intenções, e assim por diante. A isto chamamos também de conversão-regeneração. Ser convertido é ser nascido de novo. Então passamos a agir de acordo com essa nova natureza. Por isso mesmo é que passamos a ter prazer em estar com o povo de Deus, em buscá-lo na oração, em cantarmos hinos e cânticos espirituais, em ler a Bíblia e meditar nela. Todas estas coisas passam a fazer sentido para nós e temos prazer em praticá-las.

Uma das diferenças que distinguem o cristianismo das demais religiões está na doutrina da regeneração. Somente o Cristianismo ensina que é preciso que nasçamos de novo se quisermos ver e entrar no Reino de Deus. Somente o Cristianismo enfatiza que é preciso que sejamos regenerados para que possamos ter um relacionamento mais íntimo com Deus.

Quando uma pessoa é convertida ela não precisa necessariamente mudar de endereço, nem trocar de carro. Mas todas as pessoas hão de perceber que ela já não é mais aquela pessoa que fora um dia. Ela age de forma diferente, de acordo com sua nova natureza. Agora ela tem prazer nas coisas de Deus e tem alegria em estar com seus irmãos em Cristo.

Há uma história sobre Agostinho, Bispo de Hipona, na qual se afirma que depois de sua conversão, andava pela rua de uma determinada cidade quando foi reconhecido por uma mulher de vida fácil. Essa mulher começou a chamar:

- Agostinho, Agostinho. Mas o Bispo continuava sua caminhada como se não ouvisse ninguém lhe chamar. A mulher então o alcançou e segurando-o pelo braço disse.

- Agostinho, sou, eu, fulana de tal. Então o homem convertido, disse:

- Mas eu não sou mais “Agostinho”.  

O que Agostinho queria dizer com isso é que ele não era mais aquele homem que ela conhecera outrora. Ele havia nascido de novo, havia sido regenerado, era um outro Agostinho.

Quando uma pessoa é convertida ela torna-se amável, dócil, gentil, compassiva, amorosa, alegre, longânima, fiel, mansa. Podemos dizer assim: quando alguém é regenerado ela perde o “ferrão”.

Oremos em nossos corações para que Deus nos regenere e a cada dia nos molde á semelhança de seu Filho Jesus. Que assim como foi Jesus, sejamos todos nós que nos auto intitulamos cristãos. Que nossos pensamentos, palavras e atitudes possam ser mais santos e demonstrar que de fato nascemos de novo e que estamos em Cristo e Cristo está em nós, e que aquele ferrão foi removido definitivamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJA BEM-VINDO E BOA LEITURA!

Fico feliz em que você visite o Blog Conteúdo. Faço parte dessa comunidade de gente que gosta de escrever e expor o que escreve sem nenhum receio de ser lido e contestado. Fique a vontade nessa minha sala de leitura. Espero, sinceramente, que meus escritos ajudem você de alguma maneira, mas principalmente do ponto de vista espiritual. Se você quiser me ajudar ore por mim e peça a Deus que me mantenha firme na fé cristã. Se você não é um cristão como eu, eu gostaria de conhecer você e falar para você sobre minha fé. É só ir na seção dos comentários e fazer contato.

Um abraço.


FAMÍLIA.....

FAMÍLIA.....
O MAIOR PATRIMÔNIO DE UM HOMEM É SUA FAMÍLIA

FILHOS

FILHOS
QUERIDOS