quinta-feira, 17 de novembro de 2016

CORAÇÃO & MOTIVAÇÃO.


(Jeremias 17.10) 
“Temos um traidor dentro de nós e seu nome é coração”
Rev. Mauro Sergio Aiello

Motivação pode ser definida como uma espécie de energia psicológica ou tensão que põe em movimento o organismo humano, determinando um dado comportamento. Quando agimos ou reagimos, temos por trás da ação ou reação, uma motivação.

Quando Pedro negou Jesus, reagindo à acusação de que ele era um dos seus discípulos a motivação foi o medo de que ele também fosse feito prisioneiro e sofresse a mesma punição que o mestre Jesus sofreu.

Quando Davi pecou adulterando com Bate-Seba, mentindo e assassinando a Urias, marido dela, ele agiu assim motivado pelo desejo de possuir uma mulher que não era sua e encobrir o erro que cometeu. E o interessante é que estamos falando de alguém de quem se disse ter sido um homem segundo o coração de Deus.

O que devemos sempre perguntar a nós mesmo, antes de agir, ou reagir é: Por que eu estou fazendo isso? O que está por trás dessa minha atitude? Qual é a razão de ser dessa minha ação?

Responder a estas perguntas antes de agir ou reagir, é fundamental para que tenhamos atitudes verdadeiras e sinceras que objetivem o melhor em todos os sentidos. Sobre isso é fundamental que pensemos em nosso coração mais do que sendo uma bomba que envia sangue para a manutenção do organismo. Pascal ao falar sobre o coração na sentença: "O coração tem razões que a própria razão desconhece", não se refere exatamente aos sentimentos, mas sim a um tipo peculiar de inteligência. É no coração que conhecemos Deus e o fazemos a motivação maior de nossa vida e existência. É no coração que reside o temor do Senhor que é o princípio da sabedoria.

O que há no coração de um jovem que atira matando e ceifando uma vida preciosa por questões tão banais? O que há no coração de um governante ao decretar a invasão de uma outra nação mutilando a muitos, destruindo famílias sem conta? Com certeza podemos responder que não há Deus ali e se Deus não está no coração humano, todas as motivações destes corações são colocadas sob suspeita. Jesus disse em Mateus 15:19: “Porque do coração procedem maus desígnios, homicídios, adultérios, prostituição, furtos, falsos testemunhos, blasfêmias”. Mas é do coração, também, que procedem coisas boas e abençoadoras, se o coração for bom. Tudo depende de como nosso coração é!

Deus diz por boca do profeta Jeremias: “Eu, o SENHOR, esquadrinho o coração, eu provo os pensamentos; e isto para dar a cada um segundo o seu proceder, segundo o fruto das suas ações”.  Jeremias 17:10

Prezado leitor: cuide do teu coração física e espiritualmente falando. Não coloque nele aquilo que irá deformar e transformar suas ações e reações em coisas reprováveis, pelo contrário, alimente-o com a Palavra de Deus e tenha motivações dignas como a do salmista ao se expressar: Guardo no coração as tuas palavras, para não pecar contra ti”. Salmos 119:11. Stanley Jones disse: “Num coração dividido jamais o Senhor habitará. Ele o quer todo para si”. Spurgeon afirmou: “Permite que teu coração se converta em um vale profundo, e Deus fará com que a chuva desça sobre ele até que transborde”.     

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJA BEM-VINDO E BOA LEITURA!

Fico feliz em que você visite o Blog Conteúdo. Faço parte dessa comunidade de gente que gosta de escrever e expor o que escreve sem nenhum receio de ser lido e contestado. Fique a vontade nessa minha sala de leitura. Espero, sinceramente, que meus escritos ajudem você de alguma maneira, mas principalmente do ponto de vista espiritual. Se você quiser me ajudar ore por mim e peça a Deus que me mantenha firme na fé cristã. Se você não é um cristão como eu, eu gostaria de conhecer você e falar para você sobre minha fé. É só ir na seção dos comentários e fazer contato.

Um abraço.


FAMÍLIA.....

FAMÍLIA.....
O MAIOR PATRIMÔNIO DE UM HOMEM É SUA FAMÍLIA

FILHOS

FILHOS
QUERIDOS